GP Portugal F1: Mercedes a favor do congelamento dos motores

Por a 25 Outubro 2020 11:00

A notícia da saída da Honda da F1 apanhou de surpresa a Red Bull, que agora vê como única solução para se manter no Grande Circo, comprar os direitos da unidade motriz Honda e trabalhar com ela “em casa”. Mas tal só faria sentido com o congelamento dos motores, uma ideia que a Mercedes pode vir a apoiar.

A Red Bull não tem muitas opções para o futuro a curto prazo. A Mercedes e Ferrari recusaram a ideia de fornecer a equipa austríaca e a Renault também não terá grande vontade de vender motores à Red Bull (nem esta de os receber da Renault). Assim a única solução seria pagar à Honda para ficar com unidade motriz nipónica. Mas a Red Bull não tem a capacidade de desenvolver o motor como fazem a Mercedes, Ferrari e Renault. Este cenário só seria viável se os regulamentos dos motores ficassem congelados, impedindo mais desenvolvimentos substanciais das unidades motrizes.

“Quanto mais olhamos, realmente só há uma opção que faz sentido”, disse Horner à Sky Sports neste fim de semana. “E isso seria tentar chegar a um acordo com a Honda onde poderíamos assumir os direitos para o motor Honda, mas é claro que isso dependeria dos regulamentos. Só faria sentido para um fornecedor independente de motores, se houvesse um congelamento”, admitiu. “Seria impossível financiar o tipo de gasto de desenvolvimento que ocorre atualmente com estes motores.”

Toto Wolff, chefe da Mercedes admitiu apoiar esta medida, se tal garantir a permanência da Red Bull na competição:

“Acho que a Fórmula 1 está bem, com três fornecedores de motores”, disse ele. “Eu entendo perfeitamente de onde vem a Red Bull. Eles não querem voltar ao status de cliente. Eles querem ser uma equipa oficial e têm a capacidade de ajustar e otimizar o motor, e talvez haja algumas coisas a chegar por parte da Honda que dão confiança para o futuro. Acho que devemos fazer de tudo para dar essa oportunidade à Red Bull.”

Referindo-se aos comentários de Horner e Marko, ele disse: “Eu entendo que eles não querem entrar em uma guerra de gastos no desenvolvimento de motores. É uma proposta sensata. Eu gostaria de apoiá-la. Acho que a Red Bull é uma marca muito importante para a Fórmula 1 e devemos fazer tudo para manter as duas equipas na Fórmula 1.”

Questionado se achava que a Red Bull poderia ter um motivo oculto para tentar o congelamento, como conter a oposição, ele disse: “Acho que na Fórmula 1, todos procuram conseguir o melhor negócio, o melhor acordo financeiro e o melhor acordo de desempenho. Esta é a posição atual e posso viver com qualquer uma delas. Posso viver com eles sendo equipa cliente ou ajudar a financiar o programa de desenvolvimento da Honda ou fazer isso por conta própria”, acrescentou. “Eu estou bem com qualquer decisão.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
3 anos atrás

À primeira vista, são declarações surpreendentes, eu não estava à espera de tal condescendência, mas olhando para o lado do interesse da F1, é uma decisão sensata, de alguém para quem a F1 é importante. Se a manutenção destas duas equipas depende disso, terá de ser. A F1 não se pode dar ao luxo de perder duas equipas. A propósito da Red Bull, que diferença entre a atitude dos seus responsáveis e de Gunter Steiner! Gostei muito da entrevista que ele deu à Eleven, melhorou muito a opinião que tinha dele. Quando perguntado sobre se pensaria deixar os motores Ferrari,… Ler mais »

gtman
gtman
3 anos atrás

A ideia do congelamento agrada sem dúvida ao proprietário do melhor motor. Não gastar e continuar a dominar.
Mas a ideia de congelamento não me parece dentro do espírito duma competição cuja imagem é alicerçada numa guerra tecnológica.

jgleal1
jgleal1
3 anos atrás

Aqui aplica-se para os dois a famosa frase – o que vocês querem sei eu. Para o Horner, que andou a arranjar anti-corpos com a Renault e ao que parece com a Ferrari, sendo o mais activo reclamante das UP italianas, agora não tem solução visto que a Mercedes também lhe deu “sopa”. Quem espalha ventos colhe tempestades. Para o Toto, era o melhor que lhe podia acontecer, com a UP mais potente e competente, seria um seguir de ciclo de superioridade da Mercedes. Tem que haver possibilidade de as outras equipas poderem tentar bater o os seus adversários com… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado