GP Miami F1, O Destaque: Oscar Piastri

Por a 5 Maio 2025 15:55

Quatro vitórias em 2025 (seis no total), 16 pontos de vantagem para Lando Norris, 32 pontos de vantagem para Max Verstappen, o segundo classificado. Oscar Piastri foi novamente o Destaque da corrida com uma exibição impressionante.

Arrancou de quarto, depressa chegou ao segundo e proporcionou uma bela luta com Verstappen, que levou a melhor. Nos confrontos com o campeão da Red Bull, Piastri não treme, não permite abusos ao adversário e tem conseguido levar a melhor. Depois de passar Verstappen, “tirou bilhete” e foi à sua vida. Não quis mais conversa com ninguém, e a calma que aparenta em cada momento foi o tema para a sua segunda metade da corrida. Lando Norris ainda tentou chegar-se ao primeiro lugar, mas Piastri tinha a operação controlada. Zak Brown disse que estavamos pretes a entrar na “era Lando Norris”. Talvez antes disso (ou até em vez de), teremos a “era Oscar Piastri” que mostra todos os atributos dos grandes campeões. Não tem a velocidade pura de Lando Norris, mas em corrida já está um furo acima e começa agora a cimentar o seu lugar no topo da classificação.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

15 comentários

  1. Canam

    5 Maio, 2025 at 16:50

    É o grande favirito do mundial.Com um carro que parece não gastar os pneus a vantagem técnica está toda do lado dele.Para já. O Lando Norris poderá estar numa espiral de secundarização.
    Dos outros, o Vestappen não pode fazer milagres, os AMGs estão bem mas não chegam ao nivel dos Mclaren ,os Williams são para já a grande revelação e os Ferrari a grande desilusão.

  2. Scirocco

    5 Maio, 2025 at 17:11

    Claramente uma confirmação. Na verdade ainda falta o confronto directo com o Lando para se aquilatar da validade de cada um e “last but not least” como é que a McLaren vai gerir os dois pilotos em luta direta.

  3. Pity

    5 Maio, 2025 at 19:06

    Vamos fazer um exercício de imaginação. Que se diria hoje do Piastri, se ele tivesse ficado na Alpine?
    Provavelmente, dir-se-ia que ele não era lá essas coisas… Mas teve a sorte de ter um bom manager e da McLaren lhe poder dar uma vaga, o que lhe permitiu desabrochar e chegar ao ponto a que chegou.

    • Daniel Sousa

      5 Maio, 2025 at 23:12

      Permita-me completar. Era fácil para a Mclaren coloca-lo como segundo piloto e abafar possíveis problemas, mas para já, tiveram a sorte e a mestria de tratar os pilotos como igual, e com isso ganhar muito. Dois pilotos de topo, tudo a fluir naturalmente, um deles melhor que o outro, mas até ao momento os dois bem dispostos. tudo na perfeição até ao momento.

      • Pity

        5 Maio, 2025 at 23:19

        Sim, mas o DNA da McLaren é não ter primeiro e segundo piloto, o que acho bem.

        • jo baue

          6 Maio, 2025 at 11:36

          É uma opinião, e não está sozinha.
          Outra é que esse pretenso DNA da McL é uma ‘ ganda’ treta. Até o piloto que faleceu ontem é um exemo que serve como prova concludente.

          • Pity

            6 Maio, 2025 at 12:04

            Lauda / Prost, Prost /Senna, Alonso / Hamilton (até determinada altura), Hamilton / Button, Hakkinen / Coulthard… É suficiente?
            Não sei o que se passou antes de 82, falo só do que vi.

          • malhaxuxas

            6 Maio, 2025 at 13:23

            Boa resposta. É que o garantia não pode garantir o mesmo na sua amada equipa.

          • jo baue

            6 Maio, 2025 at 16:34

            Claro que não, Xuxa. Desde logo a regra de que a pista determina a hierarquia entre os pilotos.
            Isto apesar de historicamente o Enzo tentar picar e criar inimizades entre os deus pilotos sem olhar aos nomes, a vitória da Ferrari é o único objectivo. Tanto que preferia o ‘Mundial de Marcas’ à F1.

          • jo baue

            6 Maio, 2025 at 16:26

            Mas certo, até pode acreditar que Jesus Cristo morreu de frio na Cruz, não há problema.
            A mim, a propaganda, a máquina de lavar que em Portugal sempre usaram para limpar a imagem desta equipa a não consguiram impingir. Button- HAM ou Senna- Prost, por exemplo, são claríssimos exemplos de ordens de equipa que mostram favoritismos e imposição de hierarquias numa equipa de F1 pelos directores.

  4. Daniel Sousa

    5 Maio, 2025 at 23:20

    o Oscar Piastri está a ser até ao momento uma autêntica máquina trituradora.
    quero salientar a muita calma e controlo mental. Como ele só vejo o Antonelli e talvez o Hadjar. Não vejo mais nenhum com este perfil, frieza e cálculo. Nem parece que estão numa acérrima competição.
    Ainda tem muito para mostrar quando as coisas aquecerem, mas para já, irrepreensível. A ultrapassagem de ontem ao Verstappen foi só mais um exemplo. Uma limpeza, calculou, controlou tudo e meteu-o no bolso (com carro superior é claro, mas ainda assim muita classe).

  5. simiao jms

    6 Maio, 2025 at 20:23

    O campeão de 2025

  6. Pedro Vasco

    8 Maio, 2025 at 10:35

    Os tempos indicam equilibrio entres os carros, não vejo grandes diferenças com carros muito superiores…Piastri e Norris já provaram quando tem carro também sabem ganhar como a Mercedes e Ferrari , Max não perdeu faculdades, mas sim tem maior concorrência e já não tem o seu carro superior aos outros , estamos como o JJ do futebol quando ganha é mérito dele quando perde a culpa é dos jogadores…Até na gestão dos pilotos é feita de forma justa e correta , quem está á frente tem prioridade… Certissimo

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado