GP México F1: Max Verstappen foi o mais rápido, Piastri foi apenas 12º

Por a 25 Outubro 2025 00:10

Max Verstappen terminou o TL2 com o melhor tempo do dia e com boas indicações para amanhã. A Red Bull mostrou competitividade e o piloto neerlandês, que ficou de fora do TL1 para dar lugar ao estreante Arvid Lindblad, regressou a uma pista onde está habituado a vencer. Os primeiros sinais parecem positivos.

Charles Leclerc foi o segundo mais rápido da sessão, depois de liderar o TL1 e a Ferrari mostrou bons argumentos, mas as sextas-feiras costumam ser positivas para a Scuderia. Em terceiro neste treino, Kimi Antonelli, com a Mercedes a mostrar potencial, mas com George Russell a ter algumas dificuldades (sexto no treino) neste treino, depois de ter visto o TL1 da bancada.

Lando Norris foi quarto, enquanto Oscar Piastri foi apenas 12º, mas a McLaren parece ter-se focado em extrair o máximo dos macios e os tempos nos stints longos podem dar um cenário diferente do que a tabela de tempos dá atualmente. Para já, vantagem para a Red Bull, mas ainda há muito trabalho pela frente para as equipas.

O filme da sessão

Ainda com o asfalto muito quente, os pilotos entraram em pista para a segunda sessão de treinos livres com os pneus médios a serem os mais usados nesta primeira fase.

Kimi Antonelli iniciou a sessão com problemas no seu monolugar. Ainda pairou a ameaça de regresso às boxes, mas o piloto italiano conseguiu manter-se em pista e fez logo um tempo competitivo num arranque de sessão movimentado.

Charles Leclerc, foi o primeiro a entrar no segundo 18, enquanto Lando Norris se queixava de problemas com a sua unidade motriz. Os problemas no carro de Kimi Antonelli regressaram e dessa vez foi obrigado a regressar às boxes, o que não atrapalhou em demasia o seu programa, pois regressou pouco menos de dez minutos depois.

Com quinze minutos decorridos, Leclerc liderava, seguido de Lando Norris, Lewis Hamilton, Max Verstappen e Oscar Piastri, todos estes tempos feitos com pneus médios. Pouco depois, Alex Albon, na primeira tentativa com pneus macios, parecia estar encaminhado para um bom tempo, mas a última curva traiu o piloto tailandês que deu um pequeno toque no muro.

Com 25 minutos de treino, as simulações de qualificação começaram, com os pneus macios a serem a principal escolha nesta fase. As primeiras voltas dos pilotos da McLaren não deram os resultados esperados. Piastri perdeu muito tempo no segundo setor e Norris a perder tempo no terceiro setor. Charles Leclerc entrou no segundo 17, mas foi destronado por Verstappen, que agarrou o primeiro lugar, com Russell em terceiro, seguido de Yuki Tsunoda e Carlos Sainz.

A vinte minutos para o fim da sessão, os pneus médios regressaram à pista, com os stints longos a serem o foco das equipas para resto da sessão. Para Oscar Piastri, havia ainda mais voltas a dar com pneus macios (já com muito uso), estando em 12º nesta fase. A McLaren focou-se em fazer stints mais longos com pneus macios, enquanto a Red Bull, a Ferrari e a Mercedes apostaram mais nos pneus médios para as últimas voltas.

Não vimos mais evoluções na tabela de tempos até a bandeira de xadrez ser mostrada. Max Verstappen ficou com o melhor tempo (1:17.392), seguido de Charles Leclerc, Kimi Antonelli, Lando Norris e Lewis Hamilton. George Russell, Yuki Tsunoda, Fernando Alonso, Carlos Sainz e Lance Stroll completaram o top 10.

A Red Bull termina o dia com nota positiva, tal como a Ferrari. Charles Leclerc terminou o TL1 na frente e no TL2, mais “a sério”, não ficou muito longe do tempo de Verstappen. Mesmo a Mercedes mostrou algum potencial, mas também algumas fragilidades.

A McLaren deu sinais mistos. Norris fez o quarto tempo e Oscar Piastri fez apenas o 12º registo, o que poderá afetar a confiança do líder do campeonato, mas o ritmo de corrida poderá dar vantagem à equipa no domingo. Falta ainda afinar a qualificação, mas a gestão dos pneus macios pareceu interessante.

A Aston Martin evidenciou ter argumentos para lutar pelos pontos, tal como a Williams, apesar de Alex Albon ter ficado muito atrás do tempo de Sainz. A Sauber não mostrou competitividade, a Alpine deverá estar destinada aos últimos lugares e a RB e a Haas poderão ainda chegar aos pontos, mas, para já, parece uma tarefa um pouco mais complicada.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

2 comentários

  1. Pity

    25 Outubro, 2025 at 11:01

    Piastri ter sido apenas 12º não é nenhum drama. O tempo dele foi feito de médios, enquanto os dos outros foi de macios. Na que seria a sua volta rápida de macios, ou encontrou tráfego ou errou, e não voltou a tentar.

  2. Chicanalysis

    25 Outubro, 2025 at 14:42

    Neste momento já não sobram dúvidas que o Verstappen vai ganhar o campeonato. Ficarei muito surpreso se tal não acontecer.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado