GP México F1: Lando Norris vence e regressa à liderança do campeonato

Por a 26 Outubro 2025 21:52

E à 20.ª jornada, Lando Norris deu um passo importante na luta pelo título e regressa ao topo da tabela. Com uma exibição imperial, Lando Norris venceu com larga margem, sem que ninguém se aproximasse de si. Uma exibição tremenda, com um bom arranque, escapando à confusão da curva 1. A partir daí, “tirou bilhete” e foi embora, terminando a corrida com uma vantagem de 30 segundos.

Atrás de si, muitas lutas. Charles Leclerc apanhou um susto, com uma ligeira saída de pista na curva 1, aguentando o segundo posto, que teve de defender do ataque de Max Verstappen no final da corrida. Um Virtual Safety Car ajudou o monegasco a manter o lugar, depois de um excelente segundo stint do neerlandês.

Verstappen viu-se envolvido em lutas acesas, uma delas com Lewis Hamilton, que perdeu a vaga no pódio com uma penalização por sair de pista, regressar e ganhar vantagem (10 segundos), em luta direta com o piloto da Red Bull. O britânico sonhou com o primeiro pódio, mas acabou em oitavo.

Quem aproveitou para brilhar foi Oliver Bearman, com uma corrida brilhante. Ainda lutou pelo pódio brevemente, mas o quarto lugar passou a ser o principal objetivo na segunda metade da corrida. Teve de se defender de Oscar Piastri, que conseguiu uma recuperação positiva. Excelente corrida de Bearman, com uma maturidade assinalável, enquanto Piastri conseguiu limitar os danos, apesar de perder a liderança do campeonato.

A Mercedes teve uma corrida quente, com ordens de equipa no menu. George Russell quis ir atrás de Bearman, mas precisou da ordem da equipa para passar pelo colega Kimi Antonelli, uma ordem que demorou a chegar. Russell não conseguiu passar Bearman e devolveu a posição a Antonelli já perto do fim. Esteban Ocon conseguiu pontos importantes, à frente de Gabriel Bortoleto, que recuperou seis posições e terminou nos pontos.

Desistências de Fernando Alonso, Nico Hülkenberg e Liam Lawson, más corridas da Alpine e da Williams (duas penalizações para Carlos Sainz). Lance Stroll não se viu na corrida, a não ser num pião no arranque, após um toque e Isack Hadjar caiu muito na tabela, terminando em 13º, com Alex Albon em 12º e Yuki Tsunoda em 11º.

O filme da corrida

Os 20 carros do campeonato do mundo de F1, banhados pelo sol mexicano e pelo calor humano das bancadas, perfilaram-se na grelha do Autódromo Hermanos Rodriguez, prontos para 71 voltas.

Lando Norris largava da pole, com a ameaça dos dois Ferrari e de George Russell, enquanto Max Verstappen (em quinto) e Oscar Piastri (em sétimo) teriam pela frente uma corrida de recuperação.

Com 52,9 °C de temperatura em pista e 26,1 °C de temperatura do ar, a maioria dos pilotos escolheu os pneus macios para o arranque da prova. Apenas Verstappen, Isack Hadjar, Yuki Tsunoda, Carlos Sainz, Gabriel Bortoleto e Pierre Gasly escolheram os médios, enquanto Alex Albon e Franco Colapinto optaram pelos pneus duros. A temperatura do asfalto iria exigir uma gestão cuidadosa das borrachas.

Lando Norris largou bem e agarrou com unhas e dentes a liderança enquanto Max Verstappen e Charles Leclerc falharam a primeira travagem e apesar de terem ganhado posições, foi de forma ilegal e devolveram os lugares. Oscar Piastri caiu para o nono lugar e Hadjar caiu para o 11º.

George Russell pedia penalização para Verstappen enquanto Lando Norris construiu uma vantagem de 2 segundos nas duas primeiras voltas. A ordem era Norris, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Russell, Bearman (ganhou três posições), Antonelli, Tsunoda, Piastri e Ocon.

Liam Lawson foi o primeiro nas boxes para trocar de asa dianteira depois de um toque na largada.

Verstappen vs Hamilton

Na volta 6, uma luta tremenda entre Hamilton, Verstappen, Russell e Bearman, com vantagem para o piloto do Haas, que subiu a quarto, atrás de Hamilton, que conseguiu manter o terceiro lugar depois de falhar a travagem e regressar sem cumprir o trajeto preestabelecido para esse caso. Verstappen tentou passar Hamilton, deu-se um toque e a partir dai a confusão instalou-se na luta pelo terceiro lugar. Mais atrás, Piastri tentava passar Tsunoda, mas o japonês dificultava o tanto quanto podia a tarefa do australiano.

A tarde de Hamilton piorou drasticamente, com os comissários da FIA, onde se incluía Pedro Lamy pela segunda vez este ano, aplicaram 10 segundos de penalização por regressar a pista de forma ilegal, ganhando vantagem.

Com um terço da corrida completada, Lando Norris liderava com 8 segundos de vantagem para Leclerc, seguido de Hamilton ainda sem cumprir a penalização, Bearman a fazer um excelente trabalho afastando-se de Verstappen. Antonelli, Russell, Piastri, Tsunoda e Ocon completavam o top 10.

Na volta 24, Hamilton parou e cumpriu a sua penalização e na volta seguinte, Piastri entrou nas boxes para colocar pneus médios. Bearman, que esteve durante breves instantes no terceiro lugar, também colocou pneus médios.

Nico Hülkenberg foi a segunda desistência do dia, com problemas na sua unidades motriz, enquanto Sainz foi penalizado por exceder a velocidade máxima na via das boxes.

A indecisão da Mercedes

Na volta 32, Leclerc parou para colocar pneus médios enquanto Bearman passava Tsunoda e aproximava-se dos lugares do pódio mais uma vez. Atrás de Bearman, uma luta intensa na radio da Mercedes. Antonelli estava em quarto, Russell em quinto, agastado por não ter ordem para passar o colega de equipa e tentar o ataque de Bearman. Entretanto, Piastri aproximou-se e tratou de atacar Russell, muito descontente com a decisão da equipa. Na volta 41, Mercedes deu a ordem para a troca e Russell foi à procura de Bearman.

Na frente, Verstappen já tinha parado e estava na oitava posição, enquanto Norris tinha 20 segundos de vantagem para Leclerc já com a sua paragem feita para colocar médios. Faltavam 30 voltas para o fim da corrida.

Cinco voltas depois, Verstappen (com um ritmo tremendo graças aos pneus macios) passou Hamilton pelo sétimo posto, enquanto Piastri atacava Antonelli pelo quinto posto. Uma volta depois, Piastri, Antonelli e Hamilton foram às boxes para a segunda paragem (e colocar macios), com o McLaren a ultrapassar o Mercedes nas boxes, numa boa operação da equipa britânica. Russell também parou, tal como Bearman enquanto Verstappen herdava o terceiro lugar.

Segundas paragens trouxeram mais tempero

As lutas multiplicavam-se em pista com esta segunda ronda de paragens. Norris liderava com 22 segundos à frente de Leclerc, enquanto Verstappen tentava chegar ao segundo lugar. Atrás de si, Bearman, com um conjunto de pneus macios novos e a tentar chegar ao pódio e, acima de tudo, tentava evitar o ataque de Russell, seguido de Piastri, Antonelli e Hamilton.

Depois do frenesim das segundas paragens, a corrida acalmou novamente. Norris continuava a alargar a sua vantagem enquanto Leclerc via Verstappen aproximar-se. Bearman já estava longe de Verstappen e a sua missão era agora defender o quarto posto, com 16 voltas para o fim. A tarde da Williams piorava com nova penalização de Sainz por exceder a velocidade máxima na via das boxes (segunda infração, drive through).

Na volta 60, Piastri passou Russell e entrou no top 5 e olhava já para Bearman, enquanto Verstappen ia endiabrado em busca do segundo posto de Leclerc. A grande luta nas últimas voltas foi entre Verstappen e Leclec, mas uma avaria de Sainz obrigou a um Virtual Safety Car, anulando a luta entre os dois, por meia volta. Leclerc defendeu-se nas últimas curvas e conseguiu manter o segundo lugar, à frente de Max Verstappen. Oliver Bearman conseguiu o quarto lugar e Piastri terminou no top5. Antonelli, Russell, Hamilton, Ocon e Bortoleto concluíram o top 10.

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5 comentários

  1. Pity

    26 Outubro, 2025 at 23:08

    Para quem dizia que o Norris não é capaz de largar bem…
    Largada quentinha, mas ninguém ficou de fora. Bela largada de Norris e dos Ferrari, Verstappen agressivo como sempre, a querer transformar o Red Bull num corta-relvas.
    Analisando um por um: Norris imperial, a vencer com 30 segundos de vantagem, a maior do ano, só faltou a volta mais rápida e, agora, comanda o campeonato..
    Leclerc a sofrer no final, mas a defender-se muito bem do Verstappen. Este, agressivo como sempre, pensava que estava em 2021 e contribuiu para estragar a corrida ao Hamilton.
    Bearman, quarto com um Haas, fantástico.
    Piastri teve um mau arranque, saindo do lado limpo, não se justificava perder duas posições mas, depois, até não fez uma má corrida. Levou tempo a começar a ganhar posições, mas fez bonitas ultrapassagens e minimizou os danos.
    Antonelli e Russell, especialmente este, deram-nos uns rádios jeitosos e quase bateram.
    Não contesto a penalização ao Hamilton, mas acho que foi dura demais (sim, é a penalização padrão, mas…) visto que foi empurrado para fora por Verstappen. E aquela faixa de asfalto parece que está um bocado mal desenhada e é estreita.
    Ocon a contribuir também para o melhor resultado da Haas em muito tempo e Bortoleto a amealhar mais um pontinho.
    Dos restantes não há muito a dizer, fizeram corridas dentro do esperado.

  2. Luis Filipe

    27 Outubro, 2025 at 8:56

    Em primeiro lugar o grande destaque vai para o Bearman fez uma grande corrida.
    Em segundo lugar gostemos ou não Verstappen é dos pilotos mais agressivos e o Leclerc foi salvo pelo safet car.
    Relativamente ao Piastri não creio que o problema esteja no piloto a diferença para o colega não é essa e o campeonato têm-no provado e ter tido que deixar passar o colega numa prova a pedido da equipa vem reforçar a ideia que a equipa queria outro piloto campeão, mas ainda falta campeonato e pode correr mal e inclusive virem a perder um piloto para outra equipa, não me espantaria nada.

  3. Canam

    27 Outubro, 2025 at 10:28

    A Mclaren vai priorizar o inglês por ser o mais velho e ter vindo do tempo em que este team andava atrás. O Piastri irá ter dificuldades até ao fim julgo eu. O Max pode “agradecer” ao safety car virtual 3 pontos que provavelmente ganharia a mais. A Ferrari (o Leclerc) parece estar na frente e poderá ter um papel importante na decisão deste campeonato. Interessante.

  4. Pity

    27 Outubro, 2025 at 11:48

    Respondendo ao Luís Filipe : Sim, a McLaren errou naquela decisão em Monza, mas ela não empurrou o Piastri contra o muro no Azerbaijão, nem o mandou ser tão optimista na sprint de Austin. Se olharmos às desistências de ambos, Norris tem um abandono por culpa própria, Canadá, uma por problemas mecânicos, Holanda, e uma “agressão”, sprint de Austin. Piastri tem dois abandonos por culpa própria, Azerbaijão e sprint de Austin. Ou seja, sem o problema mecânico, Norris estaria confortavelmente na liderança, mesmo se não tivesse existido a troca de posições em Monza. Mas a vida não se faz de “ses”, a realidade é o que é e, embora torça para o Norris ser campeão, espero que o seja por mais de seis pontos, para que se acabe com as teorias de preferências, nas quais não acredito.

  5. Driver on Track

    27 Outubro, 2025 at 16:52

    Vitória clara do Landinho , sem mácula… Piastri depois do tão celebre, e comentado episódio anti verdade desportiva perpetrado pela propria equipa em beneficio do seu colega, acusou o toque e ao contrário do espirito aussie , está a se deixar ir abaixo em vez de reagir fortemente , nem que seja a mal…. tem talento para qualquer equipa de topo …. vamos ver as proximas corridas… o Max ainda vai ter uma palavra a dar…
    o Lobby do Landinho está forte e a trabalhar para ele…. basta ver o que foi o final da corrida… não dando possibilidade de o Max somar mais pontos… tudo a favor do Landinho, inclusive a equipa , subitamente o carro do Piastri perdeu competetividade …. não vai ser fácil ….

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