GP México F1: George Russell critica “corrida de corta-relva”

Por a 27 Outubro 2025 12:00

George Russell criticou duramente a gestão das primeiras curvas do Grande Prémio do México de Fórmula 1. O piloto da Mercedes sentiu-se prejudicado por adversários que, após saírem de pista no arranque, regressaram sem perder posições, ao contrário daqueles que mantiveram trajetórias mais cautelosas.

Na abordagem às primeiras curvas, vários pilotos alargaram a trajetória ou cortaram a chicane, com Charles Leclerc e Max Verstappen a emergirem na frente apesar de terem ultrapassado os limites de pista. Russell viu rivais regressarem à pista à sua frente, situação que considera injusta e recorrente no traçado mexicano devido à ampla zona de escapatória.

O piloto britânico defendeu que a ausência de penalizações neste tipo de incidente encoraja comportamentos de risco, ao permitir que quem falha a travagem recupere a posição de forma artificial. Mais tarde, Russell voltou a perder lugares quando Verstappen e Lewis Hamilton se envolveram noutra manobra fora de pista, que resultou numa penalização para o piloto da Ferrari, mas não para Verstappen, facto que voltou a motivar críticas à consistência das decisões dos comissários.

“Não percebo como é que três pilotos conseguem cortar a primeira curva e continuar na posição em que entraram”, disse o piloto da Mercedes à Sky Sports F1. “É como se pudesse arriscar tudo, mas ainda tivesse um livre-trânsito para sair da cadeia se cometer um erro.”

“Temos visto isso quase todos os anos que estivemos aqui. Penso que foi o Carlos [Sainz] no ano passado, o Charles no ano anterior. É como uma corrida de corta-relva. Algo tem de mudar. Porque, como disse, se conseguires estar por fora, podes tentar fazer a curva ou simplesmente cortar pela relva e voltar à posição em que estava antes. Não é bem assim que deve ser.”

“Max e Lewis, quando se enfrentaram, Lewis recebeu o castigo com razão, mas o Max saiu de pista, voltou ao sítio errado, à hora errada para mim, e eu perdi três posições. Obviamente, fiquei bastante frustrado, mas tudo começou na primeira volta. Se tivesse saído da primeira curva em terceiro, teríamos terminado em terceiro. Essa é a história da época”, lamentou Russell.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

6 comentários

  1. Driver on Track

    27 Outubro, 2025 at 17:05

    chora bébé .. és o pior piegas da F-1…..

  2. Thor

    27 Outubro, 2025 at 20:39

    Excelente análise do Russe.

  3. Thor

    27 Outubro, 2025 at 20:40

    *Russel

  4. Thor

    27 Outubro, 2025 at 20:41

    *Russell

  5. Rhodas

    28 Outubro, 2025 at 8:50

    que saudades da gravilha…

  6. 917/30

    28 Outubro, 2025 at 14:45

    Russell tem toda a razão, há por aqui um “inteligente” que deve achar que pista e relva é tudo a mesma coisa…devia era mudar o nick para: driver off track, deve ter mais a ver com ele!

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado