GP Las Vegas: 0,12 mm que podem mudar o campeonato

Por a 23 Novembro 2025 10:51

Sabemos que a F1 é um desporto de curtas margens, de feitos espantosos de engenharia e um mundo fantástico de tecnologia e mecânica. Mas hoje tivemos mais um sinal claro da exigência deste desporto.

Lando Norris e Oscar Piastri foram desclassificados por desgaste excessivo da prancha colocada no fundo do carro, como forma de controlar a altura mínima ao solo dos monolugares de F1. Quando nova, a prancha tem 10 mm de espessura e é permitido um desagaste máximo de mm. Ou seja, a espessura mínima nos pontos de medição deve ser de 9 mm. As medições em ambos os carros foram de 8,88 mm na parte dianteira direita e 8,93 mm na parte traseira direita. Significa isto que a McLaren fica sem qualquer ponto depois de um fim de semana positivo, por 0,12 mm e 0,07 mm. São margens que, no dia a dia, parecem insignificantes, mas que no mundo da competição ao mais alto nível, fazem a diferença entre o sucesso e o desaire. (entretanto a FIA corrigiu o documento de Piastri e as medições foram 8.96 mm na dianteira esquerda, 8.74 mm na dianteira direita).

Com esta desclassificação, Max Verstappen fica a 24 pontos da liderança e, apesar de as contas ainda favorecerem Lando Norris, o cenário muda de figura e um título que podia ser entregue no Qatar, deverá ser entregue apenas na finalíssima. Com esta declassificação, Verstappen fica com muito mais hipóteses de tentar penta.

Os carros da McLaren não foram os únicos a serem inspecionados. Os comissários confirmaram que verificaram o desgaste das pranchas de 10 carros que estavam originalmente entre os 10 primeiros.

Ou seja, Max Verstappen, Lando Norris, George Russell, Oscar Piastri, Kimi Antonelli, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Isack Hadjar, Nico Hulkenberg e Lewis Hamilton foram verificados, o que não é habitual.

Foto: Philippe Nanchino /MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

9 comentários

  1. Canam

    23 Novembro, 2025 at 11:16

    Um grande tiro nos pés. O facto é que desde o ano passado a Mclaren tem sido suspeita de várias situações não regulares. No que toca aos fundos as regras são muito precisas e não permitem interpretações dúbias. E o Max a ver. Grande final de campeonato à vista e muito nervosismo para os de laranja. O Lando ainda tem uma liderança relativamente desafogada mas…

  2. malhaxuxas

    23 Novembro, 2025 at 12:16

    Suspeita de quê? Pode precisar?
    Água nos pneus? Asas fora do regulamento? Bem que vossa ex. quereria tudo isso ser verdade oara dar,vá lá, uma chancezinha à sua Ferrari. Mas competência por lá não abunda.

  3. jo baue

    23 Novembro, 2025 at 17:39

    Mini- drs, para começar. Ver Baku, por exemplo. Assim a Ferrari não ganhou o troféu dos Construtires.

  4. jo baue

    23 Novembro, 2025 at 17:39

    Mini- drs, para começar. Ver Baku, por exemplo. Assim a Ferrari não ganhou o troféu dos Construtires.

  5. Pity

    23 Novembro, 2025 at 20:03

    Há gente que vê trafulhice em tudo, menos na sua casa, ou seja, na sua equipa do coração. São pessoas que não gostam de F1, gostam só da sua equipa, pelo que não conseguem aceitar que haja outra mais competente.
    Cá na minha terra diz-se que quem não se fia, não é de fiar.

  6. uboat

    23 Novembro, 2025 at 21:00

    Voçê deve sonhar em ir a Maranello, mas assim fica só no sonho pois vai lá todas as noites… deixe lá a Ferrari em paz!… Com um carro daqueles mal projetado onde ” não há culpados” mesmo assim dá que fazer a algumas equipas da frente, do mesmo nivel.

  7. uboat

    23 Novembro, 2025 at 21:10

    “Haja competência?”… Pois… por essa ordem ideias então a McLaren e RedBull já deveriam ter sido punidas várias vezes e nada aconteceu … Já agora podiam também verificar na íntegra o RdBull nº1 – há muito – (basta esse, já que o do japonês não será necessário, pois no passado o mexicano também foi apelidado de “tosco” sem razão aparente…)
    “jo baue” com razão plena.

  8. jo baue

    24 Novembro, 2025 at 16:40

    É minha impressão ou o título deste artigo está a minimizar, desvalorizar, o que a McL fez ?
    Vamos lembrar que a Ferrari por uns poucos milímetros teve que abandonar o seu projecto no início do campeonato ?

  9. jo baue

    24 Novembro, 2025 at 17:18

    Concluindo: Seria justiça poética este desastre da mcl ter sido despoletado por uma “toupeira” da Ferrari. Nesse sentido, a de certo modo, arrogância do Vasseur nos últimos, tempos dá que pensar.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado