GP Itália F1: Nove anos depois, McLaren volta a vencer

Por a 12 Setembro 2021 15:25

Foi preciso esperar nove anos para voltarem a fazer a festa. Monza voltou a ser palco de uma corrida louca e se no ano passado “apenas” conseguiram um segundo lugar em Itália, este ano a McLaren conseguiu uma dobradinha, regressando finalmente às vitórias na F1. Daniel Ricciardo liderou praticamente toda a corrida e conquistou um saboroso triunfo, com a companhia no pódio do seu colega de equipa Lando Norris, ambos com corridas brilhantes. Em terceiro lugar ficou Valtteri Bottas, que depois de uma espantosa recuperação até ao quarto lugar, não conseguiu passar por Sergio Pérez, que devido a uma penalização de cinco segundos, perdeu a vaga no pódio para o homem da Mercedes. Que corrida!

A McLaren terminou a sua travessia do deserto. Depois de vários anos sem rumo e sem performance, a equipa voltou a encontrar o norte e a evoluir a cada corrida, a cada época, até chegarmos a este dia, em que uma das maiores equipas da história da F1 voltou ao topo, um lugar que sempre esteve à sua espera. Em Woking haverá festa e um pouco por todo o mundo, com os muitos fãs da equipa e da F1 a verem com um sorriso os festejos de Daniel Ricciardo, Lando Norris e toda a equipa.

Foi uma excelente exibição da equipa britânica que, apesar de ter estado constantemente sob pressão, conseguiu manter a cabeça fria, quer do lado dos pilotos, com prestações excelentes, quer do lado da equipa, com boas paragens nas boxes e boas estratégias. Beneficiaram também de azares alheios, mas venceram com toda a justiça. Daniel Ricciardo deu um pontapé na crise e depois de uma primeira metade de época para esquecer, foi regressando às boas exibições nesta rentrée e hoje afastou definitivamente fantasmas que começavam a pesar demasiado. Ricciardo sempre foi um dos melhores, mas precisou de mais tempo para se adaptar a um carro muito específico e que do outro lado da garagem tinha um jovem talento em grande forma. Ricciardo calou os críticos e voltou a ficar descalço. Lando Norris merece também destaque por mais uma excelente corrida. Foi agressivo quando teve de ser, defendeu-se de forma primorosa e mostrou uma maturidade muito acima da média, não mostrando azia por não ser ele o vencedor, limitando-se a ficar feliz pela equipa, afirmando “o meu tempo virá”. Uma prova que Norris cresceu tremendamente e é agora sem dúvida dos melhores do grid.

O filme da corrida

A corrida começou com Daniel Ricciardo a roubar a liderança da prova a Max Verstappen. O neerlandês disse antes da prova que não estava preocupado com o andamento dos McLaren, mas certamente se arrependeu do que disse pois apesar de não ser um andamento estonteante, era o suficiente para Ricciardo o manter atrás de si nas primeiras voltas. Mas a volta 1 ficou marcada também pelo excelente arranque de Lewis Hamilton que chegou mesmo a estar lado a lado com Verstappen em luta pelo segundo lugar, um duelo em que Verstappen apertou o britânico, que foi obrigado a ir fora de pista, um momento que Hamilton não esqueceu quando se voltou a encontrar com o #33 mais à frente na corrida. Atrás, o bom resultado de Antonio Giovinazzi na sexta e no sábado esfumou-se, com um toque de Carlos Sainz a atirar o italiano contra as proteções da pista, danificando a sua asa dianteira, caindo para o último lugar, sendo ainda penalizado com cinco segundos por ter saído de pista e regressado de forma insegura ainda antes do toque. Na volta dois Ricciardo liderava, com Verstappen, Norris, Hamilton e Charles Leclerc no top5. Pierre Gasly também foi obrigado a desistir, com um problema na suspensão e assim tínhamos dois Alpha Tauri fora de prova, pois problemas no sistema de travagem no carro de Yuki Tsunoda não permitiram que o japonês corresse hoje, um revés para a equipa que tinha marcado pontos em todas as provas até agora.

Daniel Ricciardo ia segurando Verstappen e Lando Norris segurava Hamilton, que depois do toque com Verstappen caiu de novo para o quarto posto. Os McLaren seguravam os líderes do campeonato. Mais atrás Charles Leclerc era quinto, com uma ameaça crescente de Sergio Pérez, que tinha conquistado duas posições, estando à frente Carlos Sainz, mas quem se destacava era Valtteri Bottas que já estava nos pontos ainda não tínhamos um terço de corrida cumprida.

O primeiro momento chave da tarde aconteceu na paragem nas boxes de Verstappen. Ricciardo parou para trocar os pneus médios por um conjunto de duros, na volta 23 e Verstappen tentou levar a melhor, ficando mais uma volta em pista, para ganhar tempo, mas as borrachas do neerlandês já tinham dado tudo o que tinham e era expectável que Ricciardo ficasse na frente do #33. Mas uma paragem desastrosa atirou Verstappen para o décimo lugar. A dança das boxes intensificou-se e Hamilton foi trocar de pneus, colocando um conjunto de pneus médios, mas na saída das boxes teve novo duelo com Verstappen na cuva 1. Nenhum deles deu espaço e o resultado final foi um Red Bull em cima de um Mercedes na caixa de gravilha, com os dois candidatos ao título fora de prova. Verstappen queixou-se que Hamilton não lhe deu espaço, a mesma queixa de Hamilton na curva 1.

No recomeço da prova, depois da saída do inevitável Safety Car, Ricciardo manteve-se na frente e Lando Norris tratou de passar Charles Leclerc (que tinha sido promovido a segundo), com uma espetacular manobra, que colocava os dois McLaren na frente da corrida. Mais atrás as lutas eram acesas, com Valtteri Bottas já em quinto e Sergio Pérez passou por Leclerc, mas a manobra foi feita fora de pista, pelo que o mexicano teria em teoria de dar de volta a posição. Como isso não aconteceu, Pérez foi penalizado com cinco segundos, mas era já claro que a Red Bull queria atrapalhar a Mercedes. Bottas já tinha despachado Leclerc e tinha como alvo o mexicano.

Daniel Ricciardo continuava na frente da corrida, com Lando Norris em segundo. O jovem piloto britânico perguntou se as posições eram para se manter e recebeu resposta afirmativa, mas Bottas vinha com tudo, tentando aproveitar a vida que ainda tinha nos pneus. Mas Pérez não lhe facilitou em nada a vida, não permitindo a ultrapassagem e poucas voltas depois, o finlandês perdeu gás e ficou atrás do #11 da Red Bull.

NIkita Mazepin apareceu parado em pista com problemas no seu monolugar, o que motivou um Virtual Safety Car, numa altura em que tínhamos Ricciardo, Norris, Pérez, Bottas, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Lance Stroll, Fernando Alonso, George Russell e Esteban Ocon, com menos de dez voltas para o fim.

A corrida rapidamente se encaminhou para o final, sem grandes mudanças e Ricciardo cruzou a linha de meta em primeiro, seguido de Norris e Pérez, que por força da penalização caiu para quinto, entregando o terceiro lugar a Bottas que largou de 19º. Uma corrida fantástica com emoção, drama e uma vitória saborosa para a McLaren e a volta mais rápida para Ricciardo.

Destaques:

O maior destaque já foi feito. Os homens e mulheres da McLaren fizeram um trabalho soberbo hoje, um prémio merecido para anos de trabalho intenso, muitas vezes sem os resultados desejados. Esta é também mais uma prova que a reorganização que Zak Brown promoveu, com a entrada de Andreas Seidl e James Key está a surtir efeito. Uma vitória importante para as contas do campeonato, mas mais importante para a moral da equipa que volta a ter resultados palpáveis do seu excelente trabalho.

Hamilton e Verstappen também são destaque, pela negativa. Ambos voltaram a cometer os mesmos erros de Silverstone, mas desta vez ambos ficaram a perder. É inevitável que ambos não cedam um milímetro e que este tipo de situações aconteça mais vezes. Hamilton foi apertado por Verstappen e caiu para quarto, Verstappen foi apertado por Hamilton, ambos ficaram fora de prova. O respeito entre ambos existe, mas a luta é demasiado intensa para que alguém ceda. Ainda vamos ver mais disto.

Bottas esteve em grande neste fim de semana e foi claramente um dos melhores. Rápido, agressivo, apenas falhou por não ter despachado Pérez enquanto ainda tinha pneus. Mas largar de 19º e acabar em terceiro é obra. Nota-se que está mais leve e agora, com o futuro definido e sem a pressão da especulação, provavelmente veremos mais disto por parte do finlandês.

Foi também uma boa corrida para a Ferrari. Acabaram mais ou menos onde se esperava, mas não desperdiçaram pontos, pelo que pode ser considerada uma boa operação. Lance Stroll também foi um dos melhores desta tarde com um excelente sétimo lugar, à frente de Alonso e de George Russell, que andou na cauda do pelotão mas aproveitou o Safety Car para recuperar terreno e terminar nos pontos mais uma vez, à frente de Esteban Ocon. Giovinazzi teve uma tarde para esquecer e não conseguiu o bom resultado que se esperava, pois tinha mostrado potencial para isso, os Haas foram iguais a si próprios, Robert Kubica manteve-se longe dos problemas e só por isso merece novamente uma menção honrosa e para a Alpha Tauri foi um fim da série impressionante de corridas sempre a pontuar. Segue-se uma semana de merecido descanso para o Grande Circo, depois de três semanas intensas.

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GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

O melhor GP que vi na minha vida desde que acompanho f1 desde 2014! Que corridaça, teve tudo o que qualquer grande adepto da f1 gosta, incidente entre os 2 candidatos ao titulo, luta com vários carros e pilotos pelos primeiros lugares, Mclaren a quebrar a maldição e a seca a vencer o seu primeiro GP de F1 desde o GP do Brasil de 2012 com Jenson Button 9 anos depois, a Mclaren já desde 2020 vinha a crescer muito e a ameaçar isto, só ainda não quebrou a seca das poles com o Lando por azar este ano teve… Ler mais »

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

E outra nota que esqueci-me como é possivel penalizar o ocon com 5 segundos contrao Vettel, se foi um incidente exatamente igual na mesma curva do incidente de Leclerc e Hamilton em 2019? Mas está tudo maluco na maFIA? Onde está a coerência, justiça e igualdade de tratamento para as equipas e pilotos, não vale tudo, esta falta de coerência faz lembrar a arbitragem portuguesa de futebol, é uma vergonha esta direção de corrida!

MurrayWalker
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Penalizar um Ferrari em Monza?! Mas estás parvo ou quê?!?!!??!

kkk698
kkk698
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Nem mais

garantia4
garantia4
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Nasceste então em que ano?

kkk698
kkk698
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Pois mas o Max vai ser penalizado, deve ter sido a pedido, vale tudo

NOTEAM1
NOTEAM1
2 anos atrás

Duas palavras…”Danny Ric”!

Pity
Pity
2 anos atrás

Estou feliz com a dobradinha da McLaren e com a vitória de Ricciardo, que, finalmente, está de volta, grande arranque. Norris ficou um bocadinho triste, é natural, mas Ricciardo precisava mais deste resultado do que o colega. Grande recuperação de Bottas. Os Ferrari nem entusiasmaram nem desiludiram, fizeram a corrida possível. Stroll bem, assim como Alonso e Russell voltou a pontuar. Ocon, apesar de pontuar, asneirou um bocado. Giovinazzi a desperdiçar uma excelente oportunidade para conquistar alguns pontos e Perez a fazer mais um disparate, ao ser penalizado por não devolver a posição. Começo a pensar que o mexicano sofre… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
2 anos atrás

Pity… o Verstappen é bem culpado. A chicane fez-se devagar e ele estava atrás. Esta é a minha percepção e espero que leve uma penalização. A RedBull passa bastantes os limites. Concordo consigo em tudo o resto, em especial em relação ao Checo, que é um piloto que admiro, mas que o vejo despersonalizado este ano. Vale tudo.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Essa mentalidade de que os pilotos não têm que dar espaço ao piloto que está ao lado é estúpido! Se não ninguém arriscava a ultrapassagem! Se há um piloto culpado é o Hamilton porque não deu espaço suficiente mas ambos contribuíram para o acidente de certa forma. Incidente de corrida é o justo e ninguém tem que levar penalização nenhuma.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Não sei se percebi o que quis dizer. Os pilotos devem ser duros pois claro, mas de uma forma correcta. Um bom exemplo é o que o Alonso fez ao Hamilton no Hungaroring. Duro, implacável, mas no limite. Hoje o Verstappen passou esse limite, é só isso que defendo. Claro que não concordo consigo em relação ao Hamilton, porque o Hamilton posicionou o carro de uma forma razoável, para os dois poderem passar.

kkk698
kkk698
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

E porque não passou? Acha paciência

hellrun
hellrun
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Caro, começou bem. Mas, logo a seguir…. então e na primeira situação, na chicane logo após o arranque ? O Max deu espaço? Deu, deu, não tivesse o Lewis ido para a escapatória, tinham logo ficado ali. E se tivessem ficado, para os futebolistas aqui do forum a culpa era do Hamilton, porque…sei lá, porque devia ter ficado em casa. Haja um minimo de coerência. sff

kkk698
kkk698
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Claro que sim, mas o Max vai ser penalizado, pqp

kkk698
kkk698
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Essa é sua visão, não é da maioria, e é o Hamilton que empurra o Max contra o corrector que faz o resto, senão os dois passavam

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
2 anos atrás

Foi mais culpa da RB, Pity. A RB perguntou aos comissários se deviam devolver a posição e os comissários nem boi queres água. Depois a RB decidiu não devolver a posição, o que acho estúpido!
Os comissários também não estiveram bem pois deviam ter resolvido a questão na hora. Mas sim, acho que a RB tem a responsabilidade desta asneira.

garantia4
garantia4
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Foi mais do que isso: O Checo perguntou imediatamente ao “engenheiro” se era de devolver a posição, e este respondeu sem hesitar: “NÃO”. Vamos lá ver quem são os jornalistas que o informam com clareza, já são demasiadas desde a quali de Zandvoort.

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

17 dos 20 pilotos que compõem a grelha, têm experiência suficiente para saberem que, quando ultrapassam por fora da pista ou cortam chicanes, têm de devolver a posição, caso contrário são penalizados. Não precisam que a equipa pergunte aos comissários o que fazer.

F1nal_Lap
F1nal_Lap
2 anos atrás

Não percebo o papel da Ferrari nisto tudo.
É um desconsolo numa corrida 🏎 como a de hoje o papel de embrulho dos dois carros e pilotos da Ferrari no ‘seu’ GP, sem darem qualquer luta na disputa de posições ou pódio.
Parece que aceleram para trás e não se vêem melhorias na competitividade deste Team histórico.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  F1nal_Lap
2 anos atrás

Não percebo o seu comentário. A Ferrari até tem surpreendido pela positiva este ano. Os problemas são estruturais, já vêm do ano passado, e Monza seria em teoria um circuito muito difícil para eles. Estiveram bem, muito bem até..

Last edited 2 anos atrás by Daniel Sousa
NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  F1nal_Lap
2 anos atrás

Não existem milagres na F1, depois da ilegalidade que se encontrou no motor, perderam muita competitividade, e a verdade é que melhoraram bastante desde a última temporada, basta ver o que se passou em Monza na corrida do ano anterior.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  F1nal_Lap
2 anos atrás

Mas você está à espera que a Ferrari aposte tudo num carro que vai competir só mais uns meses? Lol. Não sabe o que aconteceu à McLaren em 2009?

garantia4
garantia4
Reply to  F1nal_Lap
2 anos atrás

Nem digas nada. Ferrari, Haas_Ferrari e Sauber-Ferrari, as únicas que não venceram 1 corrida nos últimos 2 anos. Mas o Binotto lá vai repetir o “vamos analisar”.
Segundo os especialistas fomos punidos por causa do fluxómetro no “motorone”.. Se é/fosse verdade, passados 2 anos como é possível estarmos ainda igual ou pior? Os técnicos da mercedes ou RB são muito melhores?

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  F1nal_Lap
2 anos atrás

Secalhar porque o motor Ferrari não tem tanta potência como o motor Mercedes e Honda sobretudo estes, o défice ainda é bastante grande na ordem dos 60 cavalos! Com a atualização do motor que vão introduzir em Sochi ou em Istambul, devem encurtar a diferença para os 35/40 cavalos! E o carro não gera tanto downforce como o Red Bull e o Mercedes, mas esse é o menor dos problemas da Ferrari!

Cágado1
2 anos atrás

.

Last edited 2 anos atrás by Cágado1
Cágado1
2 anos atrás

No início da temporada fiz neste fórum 3 apostas arriscadas, uma delas foi que a McLaren ganharia uma prova este ano. Aposta ganha 😀
A outra foi que o Pérez acabaria umas poucas vezes à frente do Max na qualificação e corrida – tb está ganha.
A 3ª foi que o Tsunoda conseguiria um pódio – essa parece-me que vou perder 😉

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

A do Tsunoda foi demasiado arriscada. Em que te baseaste para algo assim? Cada aposta tem dinheiro envolvido?

Cágado1
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Acho ue a da McLaren foi tão ou mais arriscada que a do Tsunoda. Vi a F2 toda o ano passado e achei-o um piloto rapidíssimo, bom no combate, com alguns erros, mas via a evolução enorme. Disse logo que era o melhor dos 3 que subiam à F1. Quandi vi a boa pré temporada da Alpha Tauri, achei que iria lá. Acontece que a AT está abaixo do previsto e o Tsunoda continua a cometer imensos erros, em todas as corridas. Neste momento acho que não vai lá.

McFamba
McFamba
2 anos atrás

YESSS!!! Fan da McLaren desde o inicio, anos 60 (calma, não sou assim tão velho) e felicíssimo com esta dobrinha. Quem diria há 4 anos atrás? Pois é, todos têm opinião mas nem todos acertam. Ainda estamos distante da Mercedes e Reb Bull mas já um pouquinho mais perto. Feliz também pelo Daniel! O Lando terá a sua oportunidade. Das melhores duplas da F1, pelo profissionalismo e alegria dos dois e pela experiencia do Daniel. A ver se não vem outra equipa cheio de dolares “sacar” o Seidl… Não podem ver nada 🙂

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  McFamba
2 anos atrás

Estou consigo. Bem, toda a gente gostaria de ter o Seidl, porque de facto ele faz a diferença, mas espero que não. Seria excelente o ano que vem termos a Ferrari e a McLaren em pé de igualdade com a Mercedes e RedBull. O Ricciardo merecia esta alegria. Claro que sabe mal ao Norris que tem estado sempre tão bem. Mas é jovem e muito talentoso, acredito que vá ganhar muitas vezes.

can-am
can-am
2 anos atrás

Bem vinda Mclaren ao lugar que é seu.

Kashmir
Kashmir
2 anos atrás

Epa, finalmente!!! Anos no deserto até entrar o Brown e pôr ano após ano ordem na casa e a engrenagem a funcionar. E tudo com uma postura muito leve.
FANTÁSTICO!

Pitão
Pitão
2 anos atrás

Agora que o Danny Ric voltou das trevas, cuidado com a Mclaren…se o puto (Norris) já fez o que fez com este carro, agora que o “homem da bota” acordou…tenham medo, muito medo…hahaha

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