GP Holanda F1: Enorme festa na vitória caseira de Max Verstappen

Por a 5 Setembro 2021 15:34

Max Verstappen venceu a corrida do GP da Holanda, com os milhares de espectadores em festa com a vitória do seu piloto no seu circuito. É a verdadeira festa do “Orange Army” que assistiu à primeira vitória de um piloto holandês na Holanda. O piloto recupera a liderança do campeonato.

Lewis Hamilton foi segundo e conquistou o ponto extra pela volta mais rápida, enquanto Valtteri Bottas foi terceiro e fechou o pódio.

Em 4º ficou Pierre Gasly, Charles Leclerc foi 5º e Fernando Alonso conseguiu ultrapassar Carlos Sainz e terminar no sexto posto. Sergio Perez foi considerado o piloto do dia, depois de terminar no oitavo posto, à frente de Esteban Ocon e de Lando Norris, no 10º posto.

Filme da corrida:

Na partida, Max Verstappen saiu muito bem e não deixou espaço para Lewis Hamilton tentar qualquer manobra de ultrapassagem. Valtteri Bottas partiu menos bem, mas não foi pressionado por Pierre Gasly, já que era o francês que teve de defender a sua posição dos dois Ferrari, liderados por Charles Leclerc. 

Fernando Alonso fez, novamente, uma boa primeira volta e subiu duas posições, ficando à frente do colega de equipa, Esteban Ocon. No sentido contrário esteve Antonio Giovinazzi, que perdeu 3 posições, baixando para 10º desde a largada. Daniel Ricciardo era 9º, atrás dos dois Ferrari e dos dois Alpine. 

Sergio Perez bloqueou na travagem para a curva 1, quando tentava ultrapassar Nikita Mazepin. O mexicano teve de parar mais cedo e saiu de pneus duros. Mick Schumacher tinha já parado antes de Perez, para trocar a frente do Haas, devido a um toque com o seu colega de equipa na primeira volta. 

A Mercedes avisou Valtteri Bottas que estava longe para poder disputar as duas posições da frente. A equipa estava a planear parar duas vezes Lewis Hamilton, deixando de lado a estratégia de apenas uma paragem.

No final da volta 21, Hamilton parou e a Red Bull respondeu de imediato, mandando parar Verstappen no final da volta seguinte. Valtteri Bottas ficou na liderança da corrida, com uma estratégia diferente de apenas uma paragem. O finlandês iria servir para tentar travar Verstappen que seguia no segundo posto, com Hamilton atrás a mais de 1 segundo. 

A Alpha Tauri também cobria a estratégia da Ferrari, que não mandava parar nenhum piloto, ao parar Pierre Gasly primeiro. 

Na volta 31, Verstappen chegou à traseira do Mercedes de Bottas e passou o finlandês no final da volta, na saída da última curva, mas tinha Hamilton mesmo atrás do neerlandês. 

Lando Norris aproveitou as paragens mais tardias de Lance Stroll e George Russell para subir ao sétimo posto, mas os Ferrari, que estavam à sua frente, já tinham parado, enquanto o britânico ainda estava com os mesmos pneus da largada montados no McLaren. Sergio Perez seguia na posição atrás de Norris. 

George Russell foi penalizado com a adição de 5 segundos por exceder o limite de velocidade no pit lane.

Sebastian Vettel também tinha problemas, depois de perder a traseira do Aston Martin na curva 3 e ter ficado atravessado no meio da curva.

À passagem da volta 40, Lewis Hamilton parou de novo para trocar para um novo jogo de pneus médios e não ficou contente com a escolha do composto. Verstappen parou na volta seguinte, cobrindo a tentativa de undercut, mas teve de sair com pneus duros, porque já não tinha nenhum jogo novo de pneus médios disponível. 

Nikita Mazepin teve de abandonar com problemas no Haas e algumas voltas depois, Yuki Tsunoda também abandonou. 

Lewis Hamilton conseguiu recuperar alguma da desvantagem que tinha para Verstappen, mas a equipa colocou em cima da mesa a possibilidade de parar uma terceira vez Hamilton. Sergio Perez vinha em plena recuperação, já com pneus macios e subia ao 10º lugar, depois de ultrapassar Daniel Ricciardo. 

Quando a corrida passou a marca das 60 voltas, Verstappen conseguiu aumentar a vantagem, devendo ter estado a poupar pneus para a fase final da corrida. A diferença era de mais de 4 segundos na volta 64. 

Perez estava já em cima de Lando Norris, na luta pela 9ª posição, na mesma altura que Fernando Alonso vinha a ganhar tempo a Carlos Sainz, no sexto posto.

Na volta 67, Perez conseguiu passar por Norris, mas com dois toques pelo meio. 

A Mercedes parou de novo Bottas, a 4 voltas do fim, para trocar para pneus macios, para que o finlandês conseguisse o ponto extra pela volta mais rápida, mas esse registo pertencia a Lewis Hamilton. 

A equipa pediu para Bottas abortar a volta rápida, mas o piloto não o fez, obrigando o colega de equipa a entrar nas boxes para trocar de pneus e conseguir o registo da volta mais rápida, na última volta.

Perto do final da corrida, George Russell parou nas boxes e desistiu, numa corrida em que esteve sempre perto das posições pontuáveis.

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Pity
Pity
2 anos atrás

Verstappen venceu bem, numa pista que não dá para grandes veleidades, “limitou-se” a arrancar bem e, com isso, selou mais uma vitória. Hamilton fez o que lhe competia: tentar bater Verstappen, reconhecer a superioridade do adversário e ficar com a volta mais rápida. Bottas … acto de rebeldia, ou aviso tardio? Mas tudo está bem quando acaba bem. Perez cavalgou numa pista onde não é fácil ultrapassar, mas tinha nas mãos um Red Bull com um Honda novinho em folha, o que ajudou bastante. Quanto aos restantes, poucas alterações em relação à qualificação. Uma palavrinha para os adeptos nas bancadas.… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  Pity
2 anos atrás

Houve bandeira amarela, na volta 37 alguém andou aos piões! Estranho a Pity não ter visto…

Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Durou tão pouco tempo, que nem merece referência.

*RPMS*™
Reply to  Pity
2 anos atrás

Mas houve!

Cumprimentos

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
2 anos atrás

Sinceramente acho que o Bottas se opôs à decisão de equipa. Tinha tempo para tirar o pé certamente. Compreende-se. Fazê-lo parar só para fazer a volta mais rápida, caso, o Verstappen ou alguém estivesse a poupar-se para a última volta, talvez seja um pouco demais, mesmo para o Bottas que é bastante humilde. Acho que mais humilde é difícil.

jacinto-18
jacinto-18
2 anos atrás

Bottas fez hoje o chamado trabalho sujo da equipa. Um piloto com o seu calibre não precisa ficar na frente para ver se atrasa um adversário. Se fosse para discutir a vitória. Eu calava-me pois tem todo o direito de o fazer. Mas esteve ali só para fazer vassalagem. Muito mau.

MLS
MLS
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

“Mas esteve ali só para fazer vassalagem. Muito mau.”
Alguma coisa de diferente desde que Bottas esta na Mercedes?

jacinto-18
jacinto-18
Reply to  MLS
2 anos atrás

Hoje foi demasiado descarado. Só fosse Perez, diria o mesmo.

MurrayWalker
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

É curioso que não o vimos assim tão indignado, quando a Redbull obrigou o Perez a deitar fora o ponto do 10º lugar em Inglaterra, apenas para roubar o ponto da volta mais rápida ao Hamilton.
Vá-se lá saber porquê.

Pity
Pity
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

O Bottas fez o que o Perez faria (excepto a “desobediência”), se a situação fosse a inversa. Chama-se a isso “trabalho de equipa“, quando só um luta pelo título.

jacinto-18
jacinto-18
Reply to  Pity
2 anos atrás

Se um luta pelo título. Faça-o como deve ser, na pista e sem vassalagem. A continuar assim vou publicar aqui que trata de racismo por parte da equipa. E não digam que não tenho o direito de o fazer.

Pity
Pity
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

Não seja tonto. Qualquer equipa, chame-se ela Mercedes, Ferrari, Red Bull ou qualquer outra, tem dois interesses em mente: os títulos de pilotos e de construtores. Quando a equipa não tem adversários, como aconteceu com a Mercedes até ao ano passado e o título de pilotos fica “em casa”, deve deixar os pilotos lutarem livremente e que vença o melhor. Quando, como este ano, o adversário é de outra equipa, é normal, digo mesmo que é legítimo, que o melhor seja privilegiado, não em material, mas em estratégia. Foi o que fez a Mercedes e o que faria qualquer outra… Ler mais »

jacinto-18
jacinto-18
Reply to  Pity
2 anos atrás

Foi por isso que Rosberg foi mais cedo para a “reforma”. Era incómodo. Mas se Russel vier a ocupar o lugar de Botas. Quero ver se necessário Hamilton o vai ajudar.

Pity
Pity
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

Rosberg e Hamilton era o caso, na minha opinião, de lutarem livremente, visto a luta ser só entre eles. E foi por lutarem entre eles, que assistimos a Barcelona, entre outras situações mais ou menos escaldantes. Quanto a Russell., primeiro, vai depender da competitividade dos carros com o novo regulamento. A Mercedes tanto pode voltar a dominar, como cair para 5ª. Depois, depende se o Russell deita as garras de fora logo de início, ou se vai esperar a reforma do Hamilton. E por fim, acredito que, se for necessário, Hamilton ajudará o Russell, sim, embora a contra gosto. Desde… Ler mais »

alexis
alexis
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

A isso não se chama incomodo, chama-se covardia.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

De contrário. Para isso é que existe trabalho de equipa.

jacinto-18
jacinto-18
2 anos atrás

A Ferrari decepcionou-me tendo em conta os tempos averbados nos treinos. Valha a consolação no DTM o campeonato Alemão estão bem posicionados, para poder ganhar e não é fácil para quem o segue sebe do que estou a falar.

Scb2
Scb2
2 anos atrás

Corrida mais entretida do que estava à espera-expectativas ersm muito baixas admito. Max perfeito, Hamilton fez tudo que pôde incluindo chorar. Muito bem Gasly e excelente Alonso. Que piloto.

917/30
2 anos atrás

Corrida muito gira, belas imagens de televisão num circuito espectacular, sei que não é Suzuka, nem Spa mas adorei. Pelos visto boa parte dos pilotos (se não todos) também! MV a andar muito e LH a tirar tudo e mais alguma coisa do MB, dois fora-de-série numa corrida em que durante muito tempo houve incerteza em relação ao seu desfecho. Belas ultrapassagens num circuito nada fácil, a do Gasly (que piloto) ao Alonso por fora na Tarzan…uau, e o Alonso nas primeiras curvas a mostrar aos miúdos como se faz, fantástico! Checo depois de ter borrado a pintura e estragar… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Lisboa
2 anos atrás

Vamos fazer contas rápidas…

Em 2020, ao cabo de 13 provas, o Max detinha uma vantagem de 97 para o Albon.

Em 2021 ao cabo das mesmas 13 provas, o Max detém uma vantagem de 116 pontos para o Perez.

O tailandês foi expulso da F1 rotelado como mau, o mexicano viu o contrato renovado.

Red-Bull até te pode dar asas, mas que não te dá capacidade matemática, lá isso não dá.

MLS
MLS
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

E temos Baku e Silverstone onde Max nao pontua sem culpa alguma.
E ainda temos Hungria, mas ai ambos foram prejudicados, mas sem culpa mais uma vez

MurrayWalker
Reply to  MLS
2 anos atrás

Para sermos justos, temos também de ter em conta as vezes que o Perez arrancou do Pitlane.
Não deixa no entanto e no cômputo geral, de ser uma época pouco mais que sofrível para o mexicano.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  MLS
2 anos atrás

Não pontua em Silverstone sem culpa alguma? Uma visão muito imparcial da sua parte sem dúvida.

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Acha que Verstappen teve culpa em Silverstone?

Eu acho incrível depois de todas as análises, olhando para as trajectórias achar que Verstappen tem alguma culpa no acidente de Silverstone.

Vá ver as imagens, veja da perspectiva de Leclerc. Hamilton tinha espaço mais que suficiente para fazer Copse por dentro, levou demasiada velocidade antes da curva e deixou o carro fugir de frente entrando no espaço de Verstappen.

Não vou dizer que Hamilton deixou o carro fugir de frente de propósito, mas é um erro que um heptacampeão não cometeu muitas vezes, porque também nunca foi muito ameaçado.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  norton_folk2021_gmail_com
2 anos atrás

Análises de quem? Do grupo de fãs do Max Verstappen no tiktok ou no instagram? Essas não vi realmente… mas por exemplo vi as oficiais da f1tv. Por exemplo.

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Viu a do Scott Mansell? Ou acha que ele faz parte do grupo de fãs de alguém?

Não viu as análises do grupo de fãs do Verstappen no Instagram nem no Tik Tok mas sugere que elas existem e exactamente em que redes sociais. Que ironia tão fraquinha.

MurrayWalker
Reply to  norton_folk2021_gmail_com
2 anos atrás

O exercicio mais simples de todos, de se fazer na dinâmica do acidente de Silverstone. É trocar os pilotos de posição em pista. Passa a ser Max a tentar fazer a ultrapassagem por dentro, que seguramente a tentaria fazer, se fosse colocado naquela circunstância. E é Hamilton que defende a posição por fora. Garanto-lhe que o acidente nunca teria sucedido, porque o Lewis nunca faria a curva como se não estivesse lá ninguém a seu lado. Porque ele sabe perfeitamente que quem está por fora é que normalmente sai a perder. E ao Max tem de se dar “extra space”.… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Murray Walker
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Tal e qual.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  norton_folk2021_gmail_com
2 anos atrás

Veja revisões profissionais por favor e não fale do que não sabe. Ps: toda a gente sabe onde andam os grupos de fãs a dizer asneiras, o que é uma pena.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Boa corrida de Max, com o melhor carro confirmou a vitória. Boa corrida de Hamilton, no seu monolugar inferior foi o resultado possível, junto com Bottas em terceiro. Destaque para Gasly num enorme 4º lugar longe do resto do “midfield”, dando mais uma chapada de luva branca em Helmut Marko. Destaque também para Pérez, ir de último para 8º confirma que o RB está mesmo muito forte e é o melhor monolugar esta época.

Pity
Pity
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Já toda a gente sabe que o Red Bull é um bocadinho melhor do que o Mercedes, mas isso não torna o Mercedes um carro inferior, com a conotação que lhe dá, se fosse, o Hamilton não conseguiria dar luta ao Verstappen, mesmo quando perde essa luta. Mais, se a Mercedes tem um carro inferior, o que têm as equipas que ficaram a uma ou mais voltas do vencedor?

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
2 anos atrás

A Mercedes não terá um carro muito inferior. Mas ontem tinha… várias décimas em 4km realizados em pouco mais de um minuto… é um facto.

Last edited 2 anos atrás by Daniel Sousa
Pity
Pity
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Eu não tenho problema nenhum em admitir que o Red Bull é melhor do que o Mercedes, porque é, mas isso não torna o Mercedes “um carro inferior”, na conotação que o Frenando_Afondo lhe dá e que já se tornou “cassete”. Para mim, um carro inferior é o Alpha Tauri, o Williams, o Aston Martin… Percebe o quero dizer? Em vez de superior ou inferior, eu prefiro melhor ou pior. Depois, há os circuitos mais favoráveis a uma equipa do que a outra, foi assim no passado e assim deverá continuar a ser, para que haja algum equilíbrio. Zandvoort foi… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
2 anos atrás

Percebo o ponto de vista, mas não abordo as coisas assim. Vejo como um espectro em que do lado pior/inferior está a Haas, e do lado melhor/superior está a RedBull, e depois há as outras. A Haas é sempre a pior, a RedBull não está sempre melhor, mas bem, quase sempre. A Mercedes esteve melhor em quê, 3 GP ?
também acho que o Frenando exagera, porque meio segundo é muito mais do que tem sido a verdadeira diferença.

Last edited 2 anos atrás by Daniel Sousa
Pity
Pity
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

As nossas opiniões não diferem muito, é mais uma questão semântica do que outra coisa.
A Haas nem é pior nem inferior, é péssima.
A Mercedes está atrás da Red Bull, mas não o suficiente para eu considerar a Mercedes inferior. Até agora, houve demasiados incidentes (não só entre ambas), para uma avaliação correcta, mas a qualificação tem sido uma boa bitola.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
2 anos atrás

Em relação à Haas não há diferença semântica. É mesmo péssima.

*RPMS*™
Reply to  Pity
2 anos atrás

Mesmo assim não sei se a Mercedes terá esse tal carro inferior. Basta comparar Bottas e Perez para ver que talvez não seja assim.
Acho que a RedBull tem é uma vantagem chamada Verstappen que está a fazer a diferença, por muito que isso custe aos “fanboys” de Hamilton…

Cumprimentos

MurrayWalker
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Ficamos a aguardar a sua comparação aprofundada de Perez com Bottas, para percebermos onde o meu caro quer chegar.

Tendo em conta o que é habitual nas suas profundas reflexões. O aprofundamento deverá ser “123-108”.

Last edited 2 anos atrás by Murray Walker
norton_folk2021_gmail_com
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Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Você é mesmo doente. Toda a gente já viu que a Red Bull tem um carro muito competitivo este ano, e que consegue em algumas pistas ser ligeiramente melhor que o Mercedes. Mas não em tudo. A maior diferença de andamento que vimos este ano foi na Áustria em que o Red Bull era uns 0.3 talvez 0.4s mais veloz que o Mercedes. Em Portugal, Espanha, Grã Bretanha e Hungria, a Mercedes foi o melhor carro. Bahrein, Mónaco, Baku, Áustria, Estíria e Zandvoort mostraram vantagem da Red Bull. Ímola, França e Spa o desempenho foi bem semelhante. Tenho a convicção… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  norton_folk2021_gmail_com
2 anos atrás

A cassete do nosso colega Frenando_Afondo, está a ter precisamente o efeito que ele pretende. Provocar e chatear parte da malta. Parece-me que nem ele acredita naquilo que escreve. Quanto à sua análise da performance da Redbull Vs. Mercedes. Concordo em parte, mas existe por ali alguma incoerência. Portugal, Espanha, Hungria, Bahrein, Mónaco, Baku, Áustria, Estíria, Zandvoort, nada a apontar. França em total desacordo. Paul Ricard foi copy paste de Barcelona, mas ao contrário. Quem dá Espanha à Mercedes, tem de dar França à Redbull. Grã-Bretanha também não percebi. Não tivemos duelo na corrida principal. O único termo de comparação… Ler mais »

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Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Ok, aprecio uma boa discussão. Vamos a França primeiro. Vimos uma qualificação onde Max teve uma vantagem, mas em corrida uma história diferente. Fosse Hamilton na frente ou Verstappen ninguém conseguia fugir do outro fazendo a mesma estratégia e usando os mesmos pneus. Max passou nas boxes porque foi mais rápido a entrar e sair que Hamilton, na altura dos pit stops. A Red Bull resolveu reagir para ter uma vantagem de pneus no fim. Ainda assim, Max só passou a duas voltas do fim. Na minha opinião no ritmo de corrida os dois carros muito semelhantes, com uma melhor… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  norton_folk2021_gmail_com
2 anos atrás

A história que nos está a contar de França, é exatamente a mesma história do que aconteceu em Barcelona, apenas os protagonistas mudaram de posição. Com histórias iguais, tem de ser coerente. Imola. Pelo contrário. O ritmo em qualificação não foi nada semelhante. O resultado da qualificação é que foi semelhante, Mas apenas porque Perez e Max se espalharam ao comprido nas suas última tentativas, quando vinham a ganhar décimas ao Hamilton. Em corrida, Foi Max a controlar e Hamilton a arriscar tudo e mesmo assim não foi o suficiente. Silverstone. Realmente o ritmo do Hamilton foi tão assustador nas… Ler mais »

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