GP França F1: O filme do TL3

Por a 23 Julho 2022 13:13

Ao contrário de outros Treinos Livres 3 que vimos este ano, tivemos ação em pista logo desde os primeiros segundos, com Sérgio Pérez a fazer o primeiro tempo representativo. Max Verstappen tratou de melhorar significativamente o tempo do seu colega de equipa, entrado logo no segundo 32, ambos com os pneus médios, com Esteban Ocon a fazer o terceiro tempo pouco depois, a mais de um segundo e meio  da referência (também com médios). 

Com vinte minutos decorridos da sessão, Carlos Sainz colocou-se no segundo lugar (com os pneus médios), destronando Pérez. Charles Leclerc era oitavo (com pneus duros) e teve uma ligeira saída de pista, numa altura em que iniciava uma simulação de corrida, sendo o único com pneus duros nesta fase. Também Carlos Sainz teve uma ligeira saída de pista, quando tentava fazer uma volta rápida com os pneus macios. O espanhol tem o fim da grelha garantido devido às trocas de elementos da unidade motriz, o mesmo destino de Kevin Magnussen que também vai receber elementos novos. 

A meio da sessão, tínhamos Verstappen (médios), Sainz, Pérez (médios), Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Fernando Alonso (médios), Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda, Lando Norris e Lewis Hamilton no top 10, com a grande maioria a fazer os tempos com os pneus macios. Hamilton tratou de melhorar o seu tempo, pouco menos de dez minutos após o meio da sessão, com o #44 a fazer o terceiro tempo. Nas simulações de qualificação, Charles Leclerc tratou de se colocar no segundo lugar, pouco depois de Sainz ter melhorado o seu registo, despromovido para terceiro pelo colega de equipa. Verstappen mantinha-se no topo da tabela, ainda com o mesmo tempo feito com pneus médios nos primeiros minutos da sessão.  Russell colocou-se no sexto lugar, à frente de Alex Albon, Norris, Tsunoda e Nicholas Latifi. A dez minutos do fim, Sainz passou para a frente das operações, na mesma altura em que os dois Red Bull entraram em pista para as últimas voltas, com os pneus macios. Na primeira volta com os pneus macios, Verstappen foi 0.3 segundos mais rápido que a concorrência, o que evidenciava alguma vantagem por parte da Red Bull. Fernando Alonso fez o sétimo tempo nos últimos minutos, um pequeno raio de sol de esperança, olhando à sessão algo cinzenta da equipa. 

A sessão terminou, com Verstappen a ficar com o melhor tempo (1:32.272), seguido de Carlos Sainz e Charles Leclerc. Lewis Hamilton e Sérgio Pérez completaram o top 5.

A Red Bull pareceu com alguma vantagem nesta sessão e a facilidade com que Verstappen conseguiu fazer os melhores tempos, logo nas primeiras tentativas mostram que na qualificação os Red Bull poderão levar a melhor sobre a Ferrari, apesar das curtas distâncias. Verstappen e Sainz parecem os homens mais à vontade nesta pista, face aos colegas de equipa. A Mercedes assumiu o lugar que se esperava da equipa germânica, a Alpine com uma sessão algo cinzenta, alegrada pelo tempo interessante de Alonso mesmo no final. Destaque para a Williams que mostrou excelente andamento, com Albon no top 10, fazendo companhia a Lando Norris  (McLaren ainda com muitas interrogações) e Yuki Tsunoda (Alpha Tauri vai ter uma palavra a dizer neste fim de semana). Alfa Romeo e Aston Martin foram as desilusões da sessão e o fim de semana não parece que vá ser positivo para estas equipas e mesmo a Haas não mostrou argumentos para poder voltar a lutar pelos pontos. Do que vimos, as voltas de qualificação terão de ser feitas à primeira tentativa, com as borrachas macias a cederem após a primeira tentativa. A sessão de qualificação está agendada para as 15h. 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado