GP EUA: Max Verstappen faz a pole para a corrida Sprint

Por a 17 Outubro 2025 23:25

Max Verstappen deixou mais um aviso à navegação. O neerlandês está de volta a luta pelo título e, numa pista com condições que favorecem a McLaren, fez a pole para a corrida Sprint.

Lando Norris liderou a SQ1 e a SQ2, mas na volta que realmente contava, Verstappen faz novamente magia. Norris ficou a apenas 0,071 do tempo do piloto da Red Bull, enquanto Oscar Piastri, com um fim de semana menos positivo até agora, ficou a 0,3 segundos do seu colega de equipa. Nico Hülkenberg, com o quarto tempo, destacou-se, ficando à frente de George Russell e Fernando Alonso. Carlos Sainz fez o sétimo registo, à frente do homem que ocupou o seu lugar na Ferrari, Lewis Hamilton. Alex Albon foi nono e Charles Leclerc, com uma sessão muito complicada para a Scuderia, não conseguiu mais que o décimo tempo.

SQ1

A pista apresentava uma temperatura de 44 °C (32,7 °C no ar) e um nível de humidade de 39%. A chuva não estava nos planos e apenas o vento poderia causar algumas dores de cabeça no campo da meteorologia.

A pista texana, conhecida pela mistura de secções inspiradas noutros circuitos e por um asfalto com muitos ressaltos, constituía o principal desafio para esta qualificação da corrida Sprint, após um treino livre de apenas uma hora. Charles Leclerc, Carlos Sainz e Esteban Ocon, que tiveram problemas nos seus monolugares durante o treino, estavam prontos para participar nesta sessão.

Não foi preciso esperar muito tempo para ver os carros em pista, com apenas 12 minutos disponíveis para determinar quem seriam os cinco mais lentos e, consequentemente, eliminados. As primeiras voltas com pneus médios não demoraram a surgir.

Lewis Hamilton começou bem a sessão, ficando à frente dos McLaren, mas foi Max Verstappen quem mais se aproximou do segundo 33. A primeira volta de Charles Leclerc não foi positiva e o monegasco permaneceu na zona de eliminação. A cinco minutos do fim, encontravam-se na “zona vermelha” Leclerc, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Franco Colapinto e Gabriel Bortoleto, que ficou sem tempo por exceder os limites de pista.

Nas voltas finais, Oscar Piastri entrou no segundo 33 e alcançou o primeiro lugar, apenas para ser destronado por Lando Norris. Yuki Tsunoda não conseguiu regressar à pista a tempo de completar uma última volta rápida, tal como Ocon, devido à demora na saída das boxes.

Ficaram eliminados Oliver Bearman, Franco Colapinto, Yuki Tsunoda, Esteban Ocon e Gabriel Bortoleto, que não registou qualquer tempo, também ele prejudicado pelo trânsito.

No top 5, ficaram Lando Norris, Max Verstappen, Oscar Piastri, Lewis Hamilton e Nico Hülkenberg.

SQ2

Nas primeiras voltas da SQ2, também com pneus médios, Max Verstappen começou logo com um tempo no segundo 33, baixo, sem esperar pela segunda tentativa para causar boa impressão. Oscar Piastri não conseguiu suplantar o tempo do piloto da Red Bull, mas Lando Norris subiu ao primeiro posto. Charles Leclerc e Lewis Hamilton ficavam em 10º e 9º, respetivamente, o que deixava a Scuderia em apuros.

Nico Hülkenberg, Isack Hadjar, Liam Lawson e Pierre Gasly entravam na pista quando os primeiros carros em pista regressavam às boxes, evitando o trânsito. A volta de Lawson ficou estragada na penúltima curva, por exceder os limites de pista. Os Ferrari tentavam passar à SQ3. Hamilton ainda no top 10, mas Leclerc estava em 13º e precisava de fazer uma boa volta para passar à derradeira sessão. Mais uma vez, Ferrari escapava e Hamilton escapou à eliminação por 0,006 segundos.

Quem não evitou a eliminação foi Kimi Antonelli, Hadjar, Gasly, Stroll e Lawson. Nas três primeiras posições, Norris, Verstappen e Piastri.

SQ3

George Russell foi o primeiro em pista sem esperar pela evolução da pista para tentar a sua melhor volta. Os monolugares estavam agora equipados com pneus macios. Seguiram-se os homens da Williams, com vantagem para Carlos Sainz. A sessão encaminhava-se do fim e os pilotos encaminhavam-se para a sua única volta lançada.

Nico Hulkenberg suplantou o tempo de Russell, enquanto Leclerc ficava atrás dos Williams. Hamilton conseguiu o quarto tempo, mas faltavam os tempos de Norris, que se instalou no topo da tabela. Seguia-se Oscar Piastri, que não conseguiu melhorar o tempo do colega de equipa. Mas faltava a volta de Verstappen que conseguiu mais um registo espantoso e cravou a pole para a corrida Sprint.

A ordem final era assim Verstappen, Norris, Piastri, Hulkenberg, Russell, Alonso, Sainz, Hamilton, Albon e Leclerc.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

3 comentários

  1. Pity

    17 Outubro, 2025 at 23:41

    Verstappen é especialista em qualificações sprints.
    Piastri está a perder gás, ou a gerir? Dúvidas a tirar amanhã.
    Eu acabava com a palhaçada da fast lane. Querem esperar o momento ideal, esperem dentro da garagem. Quando saírem é para andarem.

  2. Rhodas

    18 Outubro, 2025 at 1:01

    totalmente de acordo. o fast lane é mais um stop lane…

  3. Guilherme Moreira

    18 Outubro, 2025 at 1:17

    Grande qualificação sprint, grande pole e volta do Max que dá ainda mais sumo a este campeonato e coloca os 2 mclaren sobre enorme pressão, veremos amanhã o ritmo de corrida se o red bull é mesmo o melhor carro, norris novamente a bater o piastri, mas vamos ter muita luta e com o titulo de construtores no bolso da mclaren e o dinheiro, as papaya rules morreram vamos ver um piastri com tudo para cima do norris vai ser delicioso, finalmente a luta que todos queremos! Grandes voltas do Hulkenberg e do Alonso a colocar os carros muito acima do previsto para surpresa de tudo e todos, veremos se tem ritmo para pontos no caso do sauber acredito no aston martin é ver para crer duvido mas veremos, mercedes a cometer um erro grave de vir muito cedo para a pista na SQ3 que lhe custou ao russell o 5º lugar provavelmente, mesmo assim cometeu muitos erros na volta o carro muito nervoso nas curvas de media e alta velocidade no primeiro setor com os pneus macios com o carro a escorregar mais que o esperado na saida das curvas lentas custou muito tempo, que diferença abismal para o que vimos em Singapura para aqui é como do dia para a noite, é verdade que está mais calor e o mercedes nao lida muito bem, mesmo assim não explica tudo, acredito que amanhã conseguem chegar ao 4º lugar veremos depois na quali se mudam o setup e conseguem ameaçar a red bull e os mclaren, duvido mas para bem do espetaculo esperemos que sim! Grande volta do Hamilton num ferrari sem downforce e apoio a bater o colega de equipa Leclerc sem espinhas e a provar que ele está vivo e para as curvas e cada vez mais confortável dentro do ferrari, pena o carro estar tão lento e instavel vai ser um fim de ano penoso, a equipa desde a pausa de verão foi claramente ultrapassada pela Mercedes e Red Bull na corrida ao desenvolvimento, e tambem por equipas do segundo pelotão como a Williams, a Racing Bulls e mesmo a Aston Martin e a Sauber, uma vergonha a Ferrari estar a passar por esta humilhação está a ser a pior época desde 2020 e 2014 na f1 da equipa de Maranello pela instabilidade e falta de performance em quase todas as pistas do calendario! Sainz grande volta o Williams está vivo, cada vez mais rapido e proximo da frente, o que é um enorme presságio para o ano a Williams com 2 pilotos de top como o Sainz e Williams pode fazer umas gracinhas se o carro nascer bem e o motor Mercedes for uma bomba e o melhor do grid como o esperado esperam-se alguns podios e quem sabe uma vitoria mas ainda é muito cedo para falar disso! Alpine e Haas continuam a ser as piores equipas com o carro mais lento no grid, e a Racing Bulls aqui até agora muito discretos!

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado