GP EUA F1: Max Verstappen faz a pole, Oscar Piastri apenas sexto
Numa cena que parecia de outras temporadas, Max Verstappen fez a pole para o GP dos EUA, e por larga margem, mesmo sem conseguir iniciar a sua segunda tentativa na Q3. O tempo de 1:32.510 foi quase 0,3 segundos melhor que o de Lando Norris e o favoritismo da Red Bull saiu reforçado após desta qualificação. Charles Leclerc conseguiu o terceiro posto, fazendo esquecer os problemas sentidos na qualificação de ontem.
Numa qualificação que ficou marcada pelo incidente de Isack Hadjar na Q1, que motivou bandeiras vermelhas, George Russell (que ainda ameaçou Verstappen na corrida sprint) ficou em quinto, à frente do ex-colega de equipa, Lewis Hamilton. Oscar Piastri, a rubricar um péssimo fim de semana, foi apenas sexto, claramente em apuros, sem confiança e sem velocidade, seguido de Kimi Antonelli. Oliver Bearman voltou a destacar-se e foi oitavo, à frente dos espanhóis Carlos Sainz e Fernando Alonso.
O favoritismo da Red Bull parece claro e se resolveram os problemas de ritmo de corrida e a instabilidade do eixo traseiro que foi notória na corrida Sprint, Verstappen pode aproximar-se cada vez mais dos pilotos da McLaren nas contas do título. Lando Norris tem sido claramente o melhor piloto da McLaren, mas hoje, ao contrário de ontem, ficou muito longe de Verstappen. Leclerc voltou a demonstrar porque é um dos mais rápidos e mesmo com um Ferrari longe do ideal, conseguiu um lugar no top3.
Verstappen and Norris on the Front Row! 🍿
Here's your starting grid for the Grand Prix 💪#F1 #USGP pic.twitter.com/uBiv37KGz2
— Formula 1 (@F1) October 18, 2025
Q1
Depois da movimentada Corrida Sprint, os pilotos enfrentaram a qualificação para o GP dos EUA. Olhando ao que aconteceu na Qualificação para a Corrida Sprint, Verstappen e os McLaren eram os principais favoritos, com Norris a estar melhor que Piastri neste fim de semana.
As condições da pista eram similares às registadas ontem, com 47 °C de temperatura do asfalto, 33 °C de temperatura do ar (38% de humidade).
🟢 WE'RE GREEN FOR Q1 🟢
The Haas of Esteban Ocon leads the pack out of the pit lane for the first part of Quali ✨#F1 #USGP pic.twitter.com/ehM2VC9kmL
— Formula 1 (@F1) October 18, 2025
O arranque da sessão foi movimentado, com muitos carros à saída da via das boxes. Nesse amontoado de carros não estavam os McLaren que ainda eram sujeitos a ajustes de última hora, com as reparações dos dois monolugares a demorarem até à hora da qualificação.
A sessão tinha apenas 3 minutos e Isack Hadjar saiu de pista com violência, terminando uma sessão que ainda estava a começar e não tínhamos um tempo sequer na tabela.
Oh no, Isack! 😢
Ride onboard with the Racing Bulls of Hadjar to see his crash in Qualifying ⬇️#F1 #USGP pic.twitter.com/NEttCC7G9z
— Formula 1 (@F1) October 18, 2025
Dez minutos depois, os pilotos voltaram a ter autorização para regressar à pista e recomeçar as primeiras voltas lançadas. Max Verstappen passou pela liderança, com pneus usados, mas foi rapidamente destronado por Charles Leclerc, com Fernando Alonso em terceiro. Oscar Piastri fez apenas o quinto tempo e Lando Norris fez um péssimo primeiro setor e nem sequer concluiu a sua primeira tentativa.
Com seis minutos para o fim da sessão, estavam na zona de eliminação Franco Colapinto, Alex Albon, Gabriel Bortoleto, Lando Norris e Isack Hadjar. Na segunda tentativa, Norris fez apenas o sétimo tempo e a McLaren estava muito longe dos lugares da frente, que eram ocupados pelos dois Ferrari, intercalados por Max Verstappen.
Entretanto, já nas últimas tentativas, os Mercedes assumiram os primeiros lugares, mas Verstappen regressou ao topo de onde nunca mais saiu até ao fim da sessão, à frente dos dois Mercedes de George Russell e Kimi Antonelli.
Na zona de eliminação ficavam Gabriel Bortoleto, Esteban Ocon, Lance Stroll e Alex Albon (volta apagada por limites de pista), sem contar com Hadjar.

Q2
Na Q2 para o GP dos EUA, Max Verstappen continuou a dominar e colocou-se no topo da tabela na sua primeria volta lançada, à frente Charles Leclerc e Lando Norris, com Lewis Hamilton em quarto e Kimi Antonelli em quinto. Oscar Piastri era apenas sétimo, atrás de Carlos Sainz. A tendência da Q1 mantinha-se.
🟢 Q2 IS GO! 🟢
Heading out for the second segment of Quali 🫡#F1 #USGP pic.twitter.com/1yXdJWzSCP
— Formula 1 (@F1) October 18, 2025
No final das primeiras tentativas, a ordem nos últimos cinco lugares era Liam Lawson, George Russell, Yuki Tsunoda e os dois Alpine. Faltavam as derradeiras tentativas para eliminar os cinco mais lentos e enviar os dez mais rápidos para a Q3.
Yuki Tsunoda e Nico Hulkenberg não conseguiram assegurar a vaga no top 10, tal como Franco Colapinto e Pierre Gasly, com Liam Lawson a também não assegurar um lugar na Q3.
No top 10 ficavam Verstappen, Leclerc, Norris, Hamilton, Antonelli, Russell, Sainz, Piastri, Alonso e Bearman.

Q3
Na decisiva Q3, Oscar Piastri foi o segundo a fazer uma volta rápida, à procura da velocidade que parecia desaparecia neste fim de semana para o piloto australiano, apesar de estar com pneus usados, mas o primeiro registo não era animador. Já o seu colega de equipa colocou-se no topo da tabela (pneus novos), mas por pouco tempo, com Verstappen a voltar a ser o mais rápido.
Depois das primeiras voltas, a ordem era Verstappen, Norris, Russell, Antonelli, Bearman, Sainz, Piastri, Alonso, Hamilton e Leclerc que não evitou um pião na curva final.
No entanto, a Red Bull voltou a errar tal como tinha feito ontem com Yuki Tsunoda e Verstappen, o último a sair da via das boxes, não chegou a tempo para iniciar a sua volta rápida antes da bandeira de xadrez ser mostrada. Mas ainda assim, ninguém melhorou o tempo de Verstappen e ficou com a pole, seguido de Lando Norris e Charles Leclerc e George Russell. Hamilton, Piastri (!), Antonelli, Bearman, Sainz e Alonso completaram o top 10 nesta qualificação.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Pity
18 Outubro, 2025 at 23:49
Último login do dia. Prometo que amanhã vou numerá-los, caso “a festa” continue.
A McLaren errou ao parar o desenvolvimento do carro na pausa de verão. Talvez pensasse que as outras equipas iriam fazer o mesmo mas, surpreendentemente, a Red Bull e a Mercedes continuaram a desenvolver os carros, por isso, a McLaren está a ficar um pouco para trás. Piastri parece estar a ficar mais afectado com essa situação do que o Norris, voltou a ser batido por este. A batida na sprint não me parece que justifique tudo, pois o carro mais afectado foi o de Norris.
De salientar apenas a boa qualificação dos Ferrari, comparada com a qualificação de ontem. Os restantes do top 10 são mais ou menos os do costume.