F1: Várias infrações por excesso de limite de pista podem ter ficado por penalizar em Austin

Por a 26 Outubro 2023 13:30

O mau posicionamento das câmaras que servem para controlo da corrida pode ter influenciado a decisão do Colégio de Comissários de Desportivos em não penalizar vários pilotos por excesso de limites de pista durante o Grande Prémio dos EUA de Fórmula 1. 

Segundo o Auto Motor und Sport, o ângulo das câmaras, que possibilitam também a confirmação das infrações cometidas pelos pilotos quando excedem os limites definidos da pista, não estava apontado ao ‘apex’ da curva 6 do traçado do Circuito das Américas e por isso, não havia provas suficientes para penalizar algumas das situações.

Por exemplo, Alexander Albon foi investigado após a corrida terminar por alegadamente, ultrapassar por diversas vezes o limite do traçado, no entanto não foi penalizado, apesar de “alguns indícios de possíveis violações dos limites da pista na curva 6”. No documento emitido pelo CCD, é possível ler que “as provas não são suficientes para determinar de forma precisa e consistente que houve realmente uma violação das regras”, explicando de forma clara que a decisão foi tomada “com base nas imagens de vídeo disponíveis (que não incluíam CCTV)”. 

São estas as imagens de CCTV que o Auto Motor und Sport salienta que não estavam disponíveis para análise pelo CCD, por causa do mau posicionamento das câmaras. Pelo apurado pela mesma publicação, vários pilotos ficaram descontentes com algumas passagens de Sergio Pérez pela curva 6 que consideram que infringiram as regras, devendo este assunto ser debatido no briefing de pilotos do GP do México, na próxima sexta-feira. 

A própria FIA confirmou à publicação alemã que a sua análise pós-corrida “identificou que vários pilotos podem ter excedido o limite da pista no interior da curva 6”, mas que se regeram conforme a decisão do documento 59, o referente aos episódios de Alexander Albon, ou seja, não penalizaram por falta de provas, acrescentando ainda que a entidade federativa tudo fará para melhorar e atualizar a infraestrutura de monitorização para melhor cobrir possíveis infrações deste tipo.

Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
peudreot106rallye
6 meses atrás

Pois pois

hellrun
hellrun
6 meses atrás

E durante todo o fim de semana não houve tempo para corrigir o posicionamento das camaras? Bom, estamos perto do Natal, portanto, não estranho estas historiazinhas.

Rhodas
Rhodas
6 meses atrás

Volta gravilha, estás perdoada

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado