GP dos Países Baixos, F1: Piastri vence, Norris perde 18 pontos, Hadjar sobe ao pódio

Por a 31 Agosto 2025 15:48

O regresso das férias foi feito com emoção e drama. Oscar Piastri venceu o GP dos Países Baixos, a sua sétima vitória do ano, depois de liderar de iniciou ao fim a corrida. Mas não foi uma tarde fácil para o australiano, pressionado por Max Verstappen no arranque da corrida e Lando Norris durante grande parte da prova. Piastri conseguiu estar sempre no controlo das operações, nunca perdeu um recomeço e fez uma prova brilhante, gerindo todos os desafios na perfeição. Norris preparava-se para conseguir mais um pódio, mas a unidade motriz cedeu (fuga de óleo) e o britânico foi obrigado a desistir, a oito voltas do fim. Verstappen aproveitou e terminou no segundo lugar e o terceiro posto ficou para… Isack Hadjar, que fez uma corrida fantástica e termina no pódio, aproveitando os azares alheios.

George Russell ficou em quarto, à frente de Alex Albon, que fez uma excelente corrida. Oliver Bearman foi um dos que beneficiou com as entradas dos Safety Cars (três nesta corrida) e com a estratégia alternativa, terminando em sexto posto, o melhor resultado na sua carreira. Lance Stroll, também beneficiando dos Safety Cars e de uma estratégia diferente, terminou em sétimo, à frente de Fernando Alonso. Yuki Tsunoda e Esteban Ocon completaram o top 10.

O filme da Corrida

Foi com a pista seca, com 29 °C de temperatura e o céu nublado (20,5 °C de temperatura do ar) que os pilotos enfrentaram o arranque do GP dos Países Baixos, com 72 voltas pela frente e com probabilidade de chuva nos 60%, o que poderia dar dores de cabeça a equipas e pilotos.

Oscar Piastri largava da pole (com um novo recorde de pista conquistado ontem), seguido de Lando Norris, Max Verstappen e Isack Hadjar. George Russell era quinto na grelha, à frente dos dois Ferraris de Charles Leclerc e Lewis Hamilton. Liam Lawson, Carlos Sainz e Fernando Alonso completavam os dez primeiros lugares da grelha.

A escolha de pneus recaiu nos médios para a grande maioria. Apenas Max Verstappen, Franco Colapinto, Nico Hülkenberg (os três com macios), Esteban Ocon e Oliver Bearman (duros) optaram por pneus diferentes.

Na largada, Piastri manteve o primeiro lugar, mas o ataque de Verstappen foi intenso e mesmo perdendo brevemente o controlo do seu Red Bull, conseguiu roubar o segundo lugar a Norris. Também Leclerc ganhou um lugar a Russell e Alex Albon ganhou cinco lugares e subiu imediatamente ao top 10.

Piastri ganhou 1,5 segundos a Verstappen na primeira volta e Norris também ficou a 1,5 segundos de Verstappen, talvez a pensar na estratégia da equipa.

Com a ameaça de chuva crescente, as equipas preparavam os pilotos para essa possibilidade. Oscar Piastri aumentou o ritmo e tinha quase 4 segundos de vantagem para Verstappen, com Norris a aproximar-se do Red Bull #1. Charles Leclerc começava o ataque a Hadjar.

Na volta 9, Norris passou Verstappen, num ataque incisivo e numa volta conseguiu uma vantagem de 2,5 segundos sobre o neerlandês. O #4 estava a 4 segundos de Piastri.

Oscar Piastri mantinha-se na liderança na volta 15, à frente de Lando Norris e Max Verstappen. Seguiam-se Hadjar, Leclerc, Russell, Hamilton, Lawson, Sainz e Albon. Piastri começava a ver pingas de chuva na sua viseira, um primeiro sinal que a meteorologia podia estar a mudar.

Apesar da chuva que começava a cair, as equipas mantinham as estratégias e as trocas de pneus que se iam fazendo mantinham os pneus slicks, o que significava que ninguém esperava uma chuva muito intensa e consistente.

A volta 23 foi sinónimo de azar para Lewis Hamilton. O #44 da Ferrari não evitou uma saída de pista a saída da curva 3 e obrigou a entrada do Safey Car. A animação nas boxes aumentou exponencialmente com a janela de paragens abertas para o caso de Safety Car. A chuva cai de forma ténue, mas não tem afetado ainda as estratégias das equipas.

Oscar Piastri liderava, seguido de Lando Norris e Max Verstappen. Seguiam-se Isack Hadjar que no quarto posto, George Russell e Charles Leclerc. A fechar o top 10, Liam Lawson, Carlos Sainz, Esteban Ocon (ainda não parou) e Alex Albon. No top 10, todos com pneus duros, menos Verstappen (médios).

No recomeço da corrida, Piastri manteve a liderança, mas um incidente entre Lawson e Sainz afetou a corrida de ambos. Lawson tinha um furo no pneu traseiro esquerdo e Sainz precisou de uma asa nova. Carlos Sainz seria penalizado por causar uma colisão (10 segundos).

Na volta 31, foi acionado o Virtual Safety Car para retirar detritos da pista. No recomeço da corrida, Leclerc atacou com agressividade e passou Russell, enquanto Hadjar se mantinha à frente desta dupla. A luta manteve-se acesa durante mais meia volta, mas Leclerc manteve o quinto posto, apesar da manobra ter sido alvo de investigação.

Na volta 41, Russell deixou passar Antonelli depois da ordem dada pela equipa, uma decisão algo surpreendente, mas que o piloto britânico acatou, apesar de se mostrar hesitante. Na frente, Norris começava a pressionar Piastri e a distância entre ambos era de 1,2 segundos.

Na volta 52, Antonelli parou para colocar pneus macios, o mesmo que fez a Ferrari pouco depois com Charles Leclerc, que conseguiu manter-se à frente de Antonelli. Mas na luta entre os dois pilotos, deu-se um toque na curva 3, com o Safety Car chamado às boxes. A McLaren chamou os seus pilotos, com duas paragens pouco conseguidas, mas sem consequências.

A ordem era Oscar Piastri, Lando Norris (ambos com pneus duros), Max Verstappen (pneus macios), Isack Hadjar, George Russell, Alex Albon, Antonelli (com uma penalização de 10 segundos), Pierre Gasly, Fernando Alonso e Gabriel Bortoleto.

No recomeço, Verstappen pressionou Norris, enquanto Piastri se mantinha na frente sem problemas. Oliver Bearman (pneus médios novos) passava Bortoleto (pneus duros já muito usados) e colocava-se nos pontos. Faltavam 15 voltas para o fim.

A ameaça de Verstappen ao segundo lugar durou apenas meia volta, com o ritmo da McLaren a ser inalcançável. Norris tentou, por sua vez, pressionar o colega de equipa, mas Piastri respondeu bem ao desafio, enquanto Kimi Antonelli foi penalizado com mais 5 segundos por exceder o limite de velocidade na pit lane.

Na volta 65, drama na McLaren. A unidade motriz do carro de Lando Norris entregou a alma ao criador (fuga de óleo) e o piloto ficou parado em pista, com o Safety Car a ser chamado. Quem lucrou foi Isack Hadjar, que herdou o terceiro lugar tendo ainda de aguentar a pressão de George Russell.

No recomeço da corrida, e com chuviscos, Piastri manteve a liderança, sob pressão de Verstappen, e Hadjar agarrava-se ao terceiro lugar, com quatro voltas ainda pela frente.

A corrida terminou pouco depois e Piastri festejou mais uma vitória, com a companhia de Verstappen e Hadjar, o melhor resultado do jovem francês que continua a impressionar. Russell e Albon (excelente corrida por parte do tailandês) completaram o top 5. Oliver Bearman conseguiu o melhor resultado da sua carreira na F1 (sexto), à frente de Lance Stroll (estratégia alternativa compensou), Alonso, Tsunoda (primeiros pontos desde Imola) e Esteban Ocon.

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14 comentários

  1. Pity

    31 Agosto, 2025 at 23:00

    Que comentário mais parvo, Jacinto!

  2. 917/30

    1 Setembro, 2025 at 0:33

    @Pity: é a forma como bebem champanhe lol

  3. 917/30

    1 Setembro, 2025 at 0:41

    “DR medíocre” A imbecilidade continua em alta…

  4. NOTEAM

    1 Setembro, 2025 at 13:52

    O Leclerc nunca é brando dentro da pista.
    Fora dela, é assertivo, honesto e bem formado.

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