GP do Qatar F1: Pista elogiada, mas domingo pode ser aborrecido
Mais uma vez a F1 visita uma pista fluída, com curvas rápidas e sem travagens fortes. As sensações dos pilotos neste monolugares são intensas e o traçado permite imagens espetaculares que mostram as velocidades estonteantes que estas máquinas atingem. Mas há um problema subjacente. A corrida pode se tornar numa procissão.
A maioria dos pilotos elogiou as características de pista de Losail e o seu traçado rápido e fluido, pensado para o MotoGP tem agradado pelo desafio de encontrar a trajetória ideal e pela velocidade a que se enfrentam certas curvas.
“Fantástico, simplesmente fantástico”, disse Fernando Alonso, citado pelo The Race. “É realmente agradável pilotar aqui. A fluidez das curvas, a natureza do circuito, as secções de alta velocidade, realmente maximizam o que um Fórmula 1 deve fazer. Então foi uma sexta-feira muito agradável, um circuito muito agradável para descobrir, e na qualificação será ainda melhor, quando colocarmos os carros com pouco combustível e pneus novos”.
“As velocidades a que vamos são difíceis de lhe explicar. É uma loucura” disse Carlos Sainz. “Essas curvas de alta velocidade estão realmente a permitir-nos sentir o que estas feras que pilotamos este ano são capazes. E também tem sido emocionante, para ser honesto. É também um desafio mentalmente, pensar que o carro vai agarrar e carregar tanta força G e tanta velocidade para uma curva, para tantas curvas. Portanto, tem sido um bom desafio”.
Mas Max Verstappen levantou uma questão que se tornará fulcral durante a corrida… É difícil seguir os adversários e não é difícil chegar a esta conclusão, pois se o carros fazem as curvas a velocidades tão altas é graças ao apoio aerodinâmico e se este fica comprometido com o ar sujo do carro da frente, o prejuízo no cronómetro é lógico. Assim, espera-nos uma qualificação espetacular, mas uma corrida algo monótona… a não ser que a estratégia dite o contrário. Com uma pista algo abrasiva, e com a sucessão de curvas de alta velocidade. a exigência nos Pirelli será extrema e apesar da marca italiana ter levado os compostos mais duros da sua gama, espera-se que, ao contrário da estimativa inicial, seja necessário duas paragens para a estratégia de corrida ideal, o que muda de figura o cenário. Com duas paragens as corridas ganham mais variabilidade e com isso emoção. Mas só no domingo poderemos ter certezas.
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Pistas para Moto GP normalmente acontece isto. Parece-me que quem sair na frente no final da primeira curva tem uma boa chance de ganhar. Estou apenas curiouso se a zona de DRS possiblita ultrapassagens, porque em curvas destas velocidade é preciso um grande apoio aerodinâmico. Graças ao ar sujo vai ser quase impossível a ultrapassagem em curva, mas espero que me engane. Siver Arrows 1-2!