GP do Mónaco F1: Duas paragens obrigatórias

Por a 20 Maio 2025 10:30

O Grande Prémio do Mónaco de 1950 foi a segunda corrida da época inaugural da Fórmula 1 e marcou a estreia da Scuderia Ferrari, a única equipa que competiu em todos os campeonatos desde então. 75 anos depois, a F1 continua a visitar todos os anos o principado e em 2025, há novidades.

Houve 70 GPs do Mónaco (nenhum realizado entre 1951-1954 e em 2020). Ayrton Senna detém o recorde com 6 vitórias, seguido de Graham Hill e Michael Schumacher com 5. Senna também lidera em pódios (5) e pódios (8) no Mónaco.

A McLaren é a equipa mais bem sucedida no Mónaco com 15 vitórias, à frente da Ferrari (10), Lotus e Red Bull (7 cada). A Ferrari lidera os poles (13) e os pódios (57), mais do dobro dos 28 da McLaren.

A posição de partida é crucial: quase 46% dos vencedores começaram na pole, e 23% em segundo. No entanto, em 1996, Olivier Panis conseguiu uma rara vitória a partir do 14º lugar da grelha.

O circuito do Grande Prémio do Mónaco mede 3,337 km e é percorrido em 78 voltas. Com 19 curvas apertadas, sem escapatórias s e barreiras perto da linha de corrida, a pista exige uma precisão extrema por parte dos pilotos.

Cerca de metade do circuito, da Curva 12 à Curva 3, foi repavimentada, o que pode inicialmente reduzir a aderência e levar à granulação dos pneus, especialmente nas primeiras sessões de treinos. As condições devem melhorar à medida que a borracha se acumula, embora a reabertura diária ao tráfego rodoviário afete a superfície da pista.

Duas paragens obrigatórias:

Nos termos do artigo 30.5, alínea m), cada piloto deve utilizar pelo menos três jogos de pneus diferentes durante a corrida. Se não forem utilizados pneus para piso molhado ou intermédios, devem rodar com pelo menos dois compostos diferentes para piso seco, um dos quais deve ser duro ou médio (os compostos obrigatórios).

O não cumprimento resulta em:

  • Desclassificação, ou

Penalizações de tempo:

  • 30 segundos se um piloto não utilizar dois compostos secos ou três jogos de pneus no total.
  • Mais 30 segundos se o piloto utilizar apenas um jogo de pneus durante a corrida.

Isto obriga efetivamente a duas paragens obrigatórias nas boxes, mesmo que o tempo permaneça seco.

Compostos para o fim de semana

Pela segunda corrida seguida, a Pirelli escolheu os compostos mais macios da gama (C4, C5 e C6) para o GP do Mónaco, com os C4 e C5 como obrigatórios na corrida. Cada piloto terá também um conjunto extra de pneus Full Wet, para garantir o cumprimento da regra mesmo em caso de chuva extrema. A mudança deve afetar as estratégias. A exigência das duas paragens reduz o impacto da degradação dos pneus e pode incentivar o uso do composto mais macio, trazendo mais variabilidade estratégica.

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8 comentários

  1. Pity

    20 Maio, 2025 at 11:42

    Tudo isto resulta do que se passou o ano passado, em que a bandeira vermelha na primeira volta, levou a que todos os pilotos aproveitassem para fazer a paragem obrigatória.
    Pode ser que tenhamos uma corrida menos monótona…

    • JAM3

      20 Maio, 2025 at 13:20

      Sim, só acrescentaria “artificialmente menos monótona”…

      • Pity

        20 Maio, 2025 at 13:47

        Se analisarmos bem, uma paragem obrigatória, uso de dois compostos diferentes, e o DRS, são tudo artifícios, mas artifícios aos quais nos habituámos, pelo que um artifício a mais não fará diferença.

  2. jo baue

    20 Maio, 2025 at 15:02

    Uma regra que é mesmo melhor não adjectivar.
    Estes americanos partem do princípio que esta F1 ( carros com o comprimento de um autocarro e pesadíssimos) não pode correr no Mónaco e então lá arranjaram uma regra ad hoc que pode levar a situações, joguinhos, absolutamente aberrantes. Imagine-se os que partem de trás, com o S C em pista ( ou mesmo sem ele!) a fazerem as 2 paragens no início da corrida, pois obviamente não perdem nada e pode sair-lhes a lotaria… O único aspecto positivo será possivelmente obrigar o líder a pisar o acelerador e não andar a pastar durante 70 voltas.
    Se não querem que os pit-stop sejam “anulados” com os Pirelli a serem mudados com a bandeira vermelha, como em ´24, , então que impeçam essas mudanças nesse regime ! manter o GP do Mónaco a este preço, não obrigado. Tenham coragem e deem pontos na Qalificação (e já que pontuam nas Sprints de vomitar) neste circuito , nem que tirem alguns à corrida. Ou então, porque não, coloquem obstáculos e armadilhas na pista, como no Mario kart, ou água no sector 1, e nos últimos 30 min. no 2, já que para estes americanos o desporto não existe , isto é só um modo para fazer publicidade. Se pudessem teriam obrigado o Bolt a correr com pesos para tornar aquilo mais emocionante.

  3. simiao jms

    20 Maio, 2025 at 17:45

    Ridículo.
    “A do ano passado” ficou atravessada a muita gente…
    Chova a potes que de certeza há surpresas.. enfim…

    • Pity

      21 Maio, 2025 at 11:22

      A do ano passado “ficou atravessada” porque, simplesmente, não existiu. Nada contra o vencedor, que poderia ter vencido na mesma, se tivesse existido uma corrida normal, e não teve culpa da forma como a corrida decorreu. Bandeira vermelha na primeira volta e toda a gente a aproveitar para trocar de pneus, tornou a corrida num verdadeiro desfile de carros, sem perspetiva de um pingo de emoção.

  4. [email protected]

    21 Maio, 2025 at 13:04

    Cada vez mais circo, menos desporto 🙁 . Qualquer dia estão a ir buscar ao publico pessoas para pilotar,

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