GP do Japão F1: Notas AutoSport (Parte II)

Por a 9 Outubro 2018 18:17

Continuação da avaliação às equipas e pilotos no GP do Japão

 

Renault: Muito pouco para quem quer ser quarto

A Renault tem estado muito abaixo do que já fez e do que prometeu fazer. Desde o GP da Bélgica a equipa apenas marcou 10 pontos, o pior momento de forma da equipa. Hulkenberg é o reflexo da equipa e desde a prova da Hungria que apenas marcou… 1 ponto. O piloto que mais pontos tinha angariado para a equipa até Julho tem estado abaixo do que já mostrou, algo que poderá estar ligado à forma da equipa e ao ritmo actual dos carros. O alemão desistiu devido a um problema no eixo traseiro, mas o fim de semana ficou comprometido com a fraca qualificação (mais uma). Sainz foi buscar um pontinho e conseguiu passar Gasly no final, o que terá ao menos levantado o ego dos franceses, que devem ter ficado assustados com o andamento dos Toro Rosso na qualificação.

Carlos Sainz: Nota 7

Nico Hulkenberg: Nota 5

Renault: Nota 5

 

Toro Rosso: Prometeram espectáculo acabaram sem pontos.

O fim de semana começou com promessas de mais competitividade. com um motor novo e mais potente (cerca de 60 cv mais em relação à versão anterior). A qualificação correu de feição e foram mesmo os destaques com Hartley muito bem e Gasly ainda com problemas na sua unidade motriz a ficar por perto. Na corrida não houve motivos para sorrir. Hartley perdeu vários lugares na largada e  não conseguiu desenvencilhar-se dos adversários que ficaram à sua frente. Gasly ainda sonhou com os pontos, mas uma estratégia mal gizada atirou o francês para 10º, sendo por fim ultrapassado por Sainz no final. Foi um bom primeiro sinal mas soube a pouco. Ainda assim o novo motor mostrou muito potencial.

Pierre Gasly: Nota 6

Brendon Hartley: Nota 5

Toro Rosso: Nota 4

 

Sauber:  Luta com a Toro Rosso na mesma

A Sauber quer certamente ultrapassar a Toro Rosso no campeonato de construtores, mas em Suzuka não o conseguiram fazer. Leclerc voltou a dar nas vistas com uma boa qualificação e boas manobras na corrida embora tenha tido uma má largada  e um toque com Magnussen que o obrigou a regressar às boxes mais cedo. O esforço do francês acabou prematuramente com um problema na frente do seu Sauber que o atirou para fora de pista. Já Ericsson teve um fim de semana discreto com um toque feio no seu colega de equipa depois de falhar uma travagem.  Uma qualificação má e uma corrida com erros, apesar da boas recuperação.

Marcus Ericsson: Nota 5

Charles Leclerc; Nota 7

Sauber: Nota 6

 

McLaren: Não há novidades

Mais um fim de semana mau para a equipa. Alonso voltou a ser o melhor e apesar de todo o seu esforço quer em qualificação quer na corrida não conseguiu sair da cauda do pelotão. Já Vandoorne continua a provar em pista que a decisão de o mandar embora foi acertada. A McLaren afirma que está a usar estas corridas para aprender lições valiosas para o futuro. Veremos se essas lições servirão para alguma coisa.

Fernando Alonso: Nota 7

Stoffel Vandoorne: Nota 5

McLaren: Nota 4

 

Williams: A posição do costume em 2018

No fundo da tabela. Lance Stroll ainda deu alguma cor ao fim de semana na qualificação mas na corrida o toque com Alonso levou a uma penalização, o que o atirou para trás de Sirotkin que parece ter apanhado o gosto em defender a posição de forma mais agressiva. Os Williams não tiveram argumentos como era de esperar e mesmo a tentativa de aproveitar Safety Car para mexer um pouco com a estratégia mas tal não resultou.

Sergey Sirotkin: Nota 6

Lance Stroll: Nota 6

Williams: Nota 5

 

Próxima corrida é no espectacular Circuito das Américas em Austin no Texas.

Continuação da Avaliação aos pilotos e equipas no GP do Japão

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    Deixe um comentário

    Please Login to comment
      Subscribe  
    Notify of
    últimas F1
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png