GP do Bahrein F1: Que se aprenda de uma vez por todas

Por a 29 Março 2021 16:30

Tivemos uma grande corrida que ficou estragada por um “pormenor”… os limites de pista. Mais uma vez este tema surge sem que a FIA clarifique de uma vez por todas as regras.

Imagine que vai numa estrada com traço contínuo e vê os condutores à sua frente fazer uma ultrapassagem. Nenhum deles é multado, mas quando faz o mesmo a autoridade passa-lhe uma multa. É justo? Por um lado transgrediu a lei, mas por outro viu condutores fazerem o mesmo sem que nada tivesse acontecido.

A corrida ficou estragada por uma “dualidade de critérios” termo tantas vezes ouvido noutros desportos e que tanta polémica provoca. Estamos na primeira corrida do ano… mas se fosse a última e aquela manobra decidisse o campeonato? Além de festa estragada, teríamos dois lados com opiniões opostas, mas todos com razão. E quem pode evitar isto? A FIA.

A FIA e os comissários têm sido demasiado brandos em certos casos e demasiado rigorosos noutros e esta “dualidade de critérios” dá azo a este tipo de polémica. Como explicar a Verstappen porque teve de dar o lugar a Hamilton quando Lando Norris não o teve de fazer quando passou por Charles Leclerc, na mesma curva também para lá dos limites? 

Verstappen recebeu uma comunicação via rádio da Red Bull a meio da corrida dizendo-lhe que outros pilotos, incluindo Hamilton, tinham estado a usar a saída na Curva 4 e encorajando-o a fazer o mesmo.

Tal dava uma trajetória vantajosa que tinha sido considerada ilegal para os treinos e qualificação – mas que na corrida, de acordo com as notas revistas dos comissários enviadas na sexta-feira, “não seria monitorizada no que diz respeito à fixação de um tempo de volta, uma vez que os limites definidores são a relva artificial e a caixa de gravilha nesse local”.

As notas, contudo, referiam-se também ao Artigo 27.3 do Regulamento Desportivo, que declara: “Os pilotos devem fazer todos os esforços razoáveis para utilizar sempre a pista e não podem abandonar deliberadamente a pista sem uma razão justificável” – com Hamilton a receber mais tarde instruções para não utilizar a linha da Curva 4 ou correr o risco de receber uma bandeira preta e branca.

Mas enquanto Horner aceitou que a Verstappen tinha de devolver a posição a Hamilton depois de ir fora da pista enquanto tentava passar na Curva 4, o chefe da Red Bull questionou o policiamento dos limites da pista naquela curva, o que sentiu ter dado a Hamilton e Mercedes uma vantagem de dois décimos por volta sempre que utilizaram a linha alternativa – com Hamilton a acabar por ganhar o Grande Prémio por apenas 0,745s da Verstappen.

“Foi frustrante”, disse Horner. “Pudemos ver, assim que a Mercedes começou a forçar o andamento, usaram essa parte da pista. Questionamos o Race Control que, se for esse o caso, podemos fazê-lo? Numa batalha renhida, há uma vantagem de dois décimos usando essa parte do circuito. A Mercedes fê-lo volta após volta, o Director de Corrida pediu-lhes então que respeitassem os limites, caso contrário teriam uma bandeira preta e branca.

“Obviamente, o Max passou bem para lá do limite, o que tinha sido deixado claro antes da corrida que se alguém obtivesse uma vantagem ao ir lá fora, teria de a devolver. Ele fez isso imediatamente, a equipa instruiu-o a fazê-lo após o Race Control nos ter instruído.”

“Precisamos de ter uma situação consistente. Não se pode dizer que não há problema em usá-la na corrida, mas não se pode ultrapassar; deve ser preto ou branco, não deve ser cinzento”.

“Recebemos uma instrução do Diretor da Corrida para devolver o lugar imediatamente. Foi frustrante e Lewis tinha apenas o suficiente para manter a sua posição até ao final da corrida. Não há garantias de que poderíamos ter conseguido os cinco segundos [de vantagem sobre Hamilton] se essa tivesse sido a penalização. Ele fez a coisa certa. É obviamente difícil perder uma corrida renhida como essa”, acrescentou Horner. “Mas temos de tirar muitos pontos positivos do fim-de-semana”.

Numa conversa com Filipe Albuquerque, há algum tempo, o piloto português afirmava que preferia correr nos Estados Unidos pois a questão dos limites de pista não se aplica. Eles existem. Para lá da linha há um muro, ou relva, ou gravilha. Quem passa da linha tem consequência imediata e isso faz parte do desafio de ser piloto. Saber arriscar o suficiente para ganhar vantagem, sem ficar fora da pista. Não é preciso ser tão drástico na F1. Mas é preciso que os comissários sejam coerentes e que usem a mesma métrica durante todo o fim de semana. Só assim estes casos deixarão de acontecer com tanta frequência. Que se aprenda de uma vez por todas.

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huevna
huevna
3 anos atrás

O Norris passou o Leclerc no fim da reta da meta…
Quando tentou nessa curva, e saiu da pista, tinha o Leclerc a uns centímetros, e ficou atrás dele…

Daniel Sousa
Daniel Sousa
3 anos atrás

Eu recomendo que quem escreve estes artigos tenha o cuidado de estudar o que se passou em termos de regulamentos. A FIA exigiu o limite de pista nos treinos livres e na qualificação. Toda a gente sabia que na corrida esses limites podiam ser ultrapassados, e que obviamente a excepção seria usar para ultrapassar. Fica mal ao autosport continuar a alimentar este não assunto.

MLS_OLD
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

Toda a gente sabe que esses limites na corrida podem ser ultrapassados, mas com regras, tais como o tempo dessa volta não conta e apos 1/2 vezes (não sei ao certo) o piloto recebe uma bandeira preta e branca. Mas neste caso apenas se ficaram por uma ameaça de bandeira preta e branca ao fim de 29 excedência de limites de pista.
Portanto, tudo dentro do normal.

can-am
can-am
3 anos atrás

O facto das leis serem confusas , contraditórias e cinzentas não é inocente.
Só os ingénuos podem pensar isso. A FIA quer ter sempre a faca e o queijo na mão, para “mexer na sopa” quando e como entender. As regras só não são claras e definidas porque não lhes convém. Nem nunca vão ser. Infelizmente isso não existe só no mundo do desporto. Era bom !

Pitão
Pitão
3 anos atrás

Uma ultrapassagem nunca pode ser feita fora dos limites da pista, haja ou não avisos sobre a sua utilização em corrida…podem é investigar e punir quem “empurrar” deliberadamente alguém para fora deles e assim evitar ser ultrapassado…acho eu pelo que tenho lido e ouvido sobre os regulamentos.

addicta
3 anos atrás

Isto de ser adepto de um ou de outro é complicado. Tentem ser imparciais e não olhem para as leis como o PCP olha para a constituição. As leis, caso sejam estúpidas, devem ser mudadas. Dizer que passar fora dos limites de pista 20 vezes é legal mas que se se fizer isso a fazer uma ultrapassagem já se torna ilegal é um argumento… exacto idiota. Posto isto temos vários factos nesta história: Verstappen ultrapassou Hamilton e ganhou uma vantagem ao passar fora dos limites de pista – a conclusão lógica é ter de devolver a posição como é óbvio.… Ler mais »

letsme
3 anos atrás

O Autosport teima em desinformar. Desde quando é que é permitido ultrapassar saindo da pista? Em qual corrida é que foi permitido e não houve a obrigação de devolver lugar? Se há piloto que tem saído incólume pelos seus excessos é o Max (contra Charles ou Kimi p. ex.). Em sentido contrário está Lewis. Em SPA 2008, Lewis cortou uma chicane na luta com Kimi e apesar de ter devolvido a posição foi-lhe retirada a vitória por ter “ganho vantagem”, tendo-lhe sido aplicados 25 segundos.

no-team
3 anos atrás

Fui rever a ultrapassagem do Norris ao Leclerc, e dá-se mesmo para lá dos limites da pista, o que altera significativamente a interpretação acerca do que aconteceu mais tarde entre o Hamilton e o Max. Completamente de acordo com o artigo, esta questão dos limites da pista é uma questão básica de resolução simples, não devia assumir estas proporções absurdas.

Pedro Coelho
Pedro Coelho
Reply to  no-team
3 anos atrás

É melhor rever de novo. Norris tenta a ultrapassagem e passa para lá dos limites mas não chega a ultrapassar, logo não há direito a aviso ou penalização. A ultrapassagem do Norris dá-se no início da volta seguinte ao fim da recta da meta.

nvg
nvg
Reply to  no-team
3 anos atrás

Tão desonesto…

icebergemchamas
icebergemchamas
3 anos atrás

Ponham relva, gravilha ou muros e tá resolvido!

icebergemchamas
icebergemchamas
Reply to  icebergemchamas
3 anos atrás

Além do mais aquelas cores todas nas escapatórias fazem mal aos olhos e podem até dar ataques de epilepsia… o que não dá jeito quando se está a conduzir um F1

MP67
MP67
3 anos atrás

Isto é o que acontece quando a Direção de corrida quer ter protagonismo. Não faz qualquer sentido existir limites da pista em curvas que têm a “margem” em asfalto sem que se perca velocidade. Para além do limite da pista o carro tem que perder velocidade para maior segurança. Porque não colocam gravilha em vez de criar regras subjetivas e polémicas que influenciam os resultados?

Pedro Coelho
Pedro Coelho
3 anos atrás

“Como explicar a Verstappen porque teve de dar o lugar a Hamilton quando Lando Norris não o teve de fazer quando passou por Charles Leclerc, na mesma curva também para lá dos limites?”

Independentemente se se acha bem ou mal a chamada de atenção ao Max, parece me mal que se invente situações só para alimentar toda esta situação. Norris tentou ultrapassar nessa curva, mas não conseguiu. Concretizou a ultrapassagem sim na recta da meta. Comparação sem sentido.

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