GP de Miami F1: Esteban Ocon critica falta de proteções na pista

Por a 8 Maio 2022 11:36

Esteban Ocon faltou à qualificação para o GP de Miami, depois de um incidente no início do TL3 ter comprometido o resto do seu fim de semana. Ocon perdeu o controlo do seu Alpine e embateu contra as proteções da pista. O embate não pareceu muito violento mas registou 51G nos sensores da FIA, o que motivou uma ida ao centro médico por parte do francês, apenas por precaução.

Ocon ficou desagradado com o facto e referiu que a falta de proteções Tecpro piorou a sua situação:

“O que é realmente inaceitável, é que foram 51G para o que não deveria ter sido um impacto tão grande”, disse Ocon. “Quando Carlos [Sainz] se queixou ao diretor da prova, estávamos todos lá a ouvi-lo, e nada foi feito. Houve uma discussão ontem à noite [de sexta para sábado]. Carlos disse que o impacto foi demasiado grande para o que deveria ter sido. Hoje [ontem] o impacto. que senti foi enorme É provavelmente o maior impacto da minha carreira. Ontem Carlos magoou-se. Hoje também me magoei. A FIA deveria pressionar mais pela nossa segurança. O importante é que possamos correr, e eu também poderei correr”.

“Quando um piloto profissional do calibre do Carlos, piloto Ferrari, diz algo assim, penso que o mínimo é que deve ser tomado em consideração, e fazer o melhor possível para fazer uma mudança”, acrescentou Ocon.

Sainz disse que não compreendia porque é que a FIA não tinha seguido o seu conselho e acrescentou uma barreira Tecpro na curva.

“Lamento ser crítico, mas disse ontem à FIA que o meu acidente em segunda velocidade não deveria ser tão duro, mas hoje o meu pescoço doía”, disse Sainz. “Disse-lhes, vamos pôr lá o Tecpro, porque é uma parede de betão muito dura. Esteban bateu, e tenho a certeza que ele também o sentiu. E é uma daquelas coisas que nunca irei compreender”.

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RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

Esses critérios… ai que o meu pescoço ficou a doer! … LOL…

Scb2
Scb2
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

Idiota chapado. 51G é pouco?

RedDevil
RedDevil
Reply to  Scb2
2 anos atrás

LoL…
O senhor sabe o que é 51G?
E sabe quais são os valores típicos num embate?
É melhor informar-se para não andar a chamar idiotas aos outros quando tem um ignorante dentro de si…

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

É uma desaceleração de 51 x 9.8 m/s2. Resta saber sobre o quê (o carro absorveu a maioria), depende onde estavam os sensores. Se o piloto não perdeu consciência é porque esteve muito longe disso.

Last edited 2 anos atrás by Não me chateies
RedDevil
RedDevil
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Os G’s não são absorvidos por nada… os G’s são resultado da dissipação da energia cinética… a deformação da estrutura absorve Joules (unidade de energia)…
Um impacto de um carro (a 50km/h) contra um objecto parado (um muro, por exemplo) pode dar qualquer coisa entre 50 a 150G’s… dependendo das variáveis consideradas… desde cinto colocado ou não, ângulo de embate, etc…
Já houve um acidente na Indy (em 2003) em que o piloto levou com 214G… e sobreviveu…

Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

Pelo que se vê na imagem é um muro de betão, nem sequer tem uma barreira safer, o que é normal nos Estados Unidos, onde as pistas da Indycar estão recheadas deste tipo de barreira.

Last edited 2 anos atrás by Não me chateies
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