GP de Espanha F1, Q1: Carlos Sainz e Yuki Tsunoda eliminados
Com céu limpo, 48 °C de temperatura do asfalto e 29 °C de temperatura do ar (34% de humidade), os pilotos estavam a postos para iniciar a sessão de qualificação para o GP de Espanha, perante os milhares de fãs espanhóis que enfrentaram o calor e o sol intenso, nas bancadas do Circuito da Catalunha.
A McLaren era a favorita, com Oscar Piastri a parecer o mais forte da equipa para agarrar a pole. Mas antes dessas contas, era preciso passar a Q1, que eliminava os cinco pilotos mais lentos da sessão.
Qualifying is almost upon us, everyone! 🤩
Who is your pick for pole position in Barcelona? 💬👇#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/CmSe12aYXH
— Formula 1 (@F1) May 31, 2025
Esteban Ocon foi o primeiro a colocar um tempo na tabela, mas começou no segundo 14 e foi rapidamente destronado por Alex Albon, Lance Stroll e Franco Colapinto. Foi preciso esperar cinco minutos para ver a maioria dos carros em pista.
Nico Hülkenberg passou pela liderança da tabela de tempos, tal como Liam Lawson e Kimi Antonelli, mas Lando Norris tratou de baixar ainda mais a fasquia, tirando meio segundo ao melhor tempo, entrando no segundo 12. George Russell ficou a 0,007 segundos do tempo de Norris, mas Piastri tratou de baixar ainda mais o melhor registo. Max Verstappen conseguiu o segundo tempo, tirando 0,001 segundos ao tempo de Norris.
A meio desta sessão, a ordem era Piastri, Verstappen, Norris, Russell, Leclerc, Albon, Alonso, Hamilton, Hadjar e Bearman. Na zona de eliminação estavam Hulkenberg, Ocon, Sainz, Tsunoda e Bortoleto.
No regresso à pista para as derradeiras tentativas, o Alpine de Franco Colapinto decidiu não colaborar e parar no meio da via das boxes. Isso atrasou o processo de regresso e podia complicar a volta de preparação para a última volta desta sessão.
Oh no!! Franco Colapinto reports he can't get moving 😱
The Alpine seems to be stuck in the pit lane, temporarily holding up a large pack of cars 😬#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/JMDH3UNnwK
— Formula 1 (@F1) May 31, 2025
Nos últimos segundos desta Q1, Sainz conseguiu melhorar, mas estava ainda em perigo de ser eliminado e depressa regressou à zona de eliminação. Yuki Tsunoda também não conseguiu melhorar. No final, eram eliminados Hulkenberg, Ocon, Sainz, Colapinto e Tsunoda.
Piastri, com o tempo de 1:12.551, ficava com o melhor registo, seguido de Verstappen e Norris.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Leandro Marques
31 Maio, 2025 at 15:45
Se calhar a troca a fazer não é Hadjar por Tsunoda. Mas sim Max por Liam a ver se ele tem alguma hipótese de ser novamente campeão. Inacreditável o que ele consegue fazer.