GP de Espanha F1, Helmut Marko: “Havia uma certa frustração e isso expressou-se no estilo de condução do Max”

Por a 2 Junho 2025 09:45

Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, recusou-se a comentar a colisão de Max Verstappen com Charles Leclerc durante o Grande Prémio de Espanha, mas atribuiu o choque de Verstappen com George Russell à “frustração”. Verstappen esteve na luta pelo pódio até à chegada do safety car. Enquanto a maioria dos pilotos trocou para pneus macios, a Red Bull equipou erradamente Verstappen com pneus duros – o único composto que restava – o que levou a uma menor aderência e a problemas de aquecimento dos pneus.

Esta escolha de pneus fez com que Verstappen deslizasse, permitindo a Leclerc desafiar e entrar em contacto. Depois de um incidente separado com Russell, Verstappen regressou à pista à frente de forma ilegal e foi-lhe dito para devolver a posição. Três voltas mais tarde, bateu em Russell, o que lhe valeu uma penalização de 10 segundos e três pontos de penalização. Marko admitiu que a Red Bull arriscou com a estratégia de pneus, mas o tiro acabou por sair pela culatra.

“Percebemos que tínhamos de correr um risco para termos alguma hipótese”, disse Marko à Sky DE. “E essa foi a paragem tripla. Infelizmente, o safety car meteu-se no caminho no final. Só nos restava o pneu duro e esse era definitivamente o pneu errado. Esse pneu era especialmente mau durante a fase de aquecimento. E vimos a manobra evasiva do Max [depois do recomeço]. Mas é assim que funciona: se corrermos um risco, também pode acontecer o contrário. É óbvio que o Max viu que não tinha aderência por causa do pneu mau e quase perdeu o controlo. E depois houve a situação com o Leclerc. Também não quero entrar em pormenores sobre isso”.

“Eu diria que ele estava a conduzir na frente durante muito tempo e depois, devido a esta escolha de pneus….”, acrescentou Marko, frustrado. “Mas, como eu disse, não tínhamos mais nada e não sabíamos que este pneu seria tão mau na fase de aquecimento. Havia uma certa frustração e isso expressou-se no estilo de condução.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

2 comentários

  1. Pity

    2 Junho, 2025 at 10:58

    “O que o berço dá, a tumba leva”, lá diz o ditado, que cai como uma luva ao Verstappen. Quando as coisas dão para o torto, não há verniz que tape a falta de educação com que foi criado.
    Sim, a Red Bull errou. Mais valia tê-lo mantido em pista, mesmo correndo o risco de perder uma ou duas posições, mas não podiam adivinhar as cenas que viriam a acontecer.
    Verstappen meteu na cabeça que tem de ganhar sempre, ele não sabe perder, seja um título ou uma simples posição numa corrida. Até à Áustria está com o cutelo sobre a cabeça, qualquer atitude menos correcta deixa-o de fora por uma corrida. Ele tem talento mais do que suficiente para não precisar de atitudes parvas como a de ontem, tem é que compreender que depende do carro e aceitar que este já não é dominante.

  2. Canam

    2 Junho, 2025 at 11:18

    A entrada do Pace car e a estatégia de equipa arruinaram a corrida do Vestappen. O erro e respetivo toque no outro piloto ( que não causou quaisquer danos) vem nessa sequência. Mas para o holandês as facas parece estarem sempre apontadas

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado