GP da Áustria: Pole para Lando Norris, numa Qualificação em que dominou de início ao fim
Lando Norris deu uma excelente resposta depois da desilusão do GP do Canadá, com uma qualificação magistral. O piloto da McLaren não deu qualquer hipótese, liderou a Q1, a Q2 e cravou o melhor tempo na Q3, o único a entrar no segundo três esta tarde. A distância de Norris para Charles Leclerc, segundo classificado, foi de mais de meio segundo, uma vantagem avassaladora para o piloto da McLaren. Oscar Piastri tentou contrariar o andamento do colega, mas foi apanhado nas bandeiras amarelas do pião de Pierre Gasly no final da sua última volta e não conseguiu responder ao desafio do colega.
A Ferrari colocou dois carros no top 5, com Lewis Hamilton em quarto à frente de George Russell a completar o top 5. Destaque para Liam Lawson, em sexto, depois de uma excelente qualificação da Racing Bulls (Isack Hadjar mostrou ritmo para chegar ao top 10). Max Verstappen ficou-se pelo sétimo posto, sem carro para mais, Gabirel Bortoleto surpreeendeu com a sua primeira passagem à Q3, numa tarde de grande nível, à frente de Kimi Antonelli e Pierre Gasly.
Q3 CLASSIFICATION
Lando Norris takes pole by over half a second 🤯#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/THHbbqgE5f
— Formula 1 (@F1) June 28, 2025
LANDO NORRIS TAKES POLE AT THE RED BULL RING!!
A stunning lap from the McLaren driver 💪#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/vWiwGC9Kks
— Formula 1 (@F1) June 28, 2025
Q1
Com temperatura da pista mais elevada do que no TL3 (46,8 °C) e com os termómetros a chegar aos 28 °C (34% de humidade), os pilotos tiveram de aguardar alguns minutos depois da caótica corrida de F2, afetada com uma bandeira vermelha. O atraso foi apenas de cinco minutos, pelo que o horário do dia não ficou demasiado afetado.
Alex Albon foi o primeiro em pista, seguido dos homens da Aston Martin, numa fase em que ainda poucos carros saiam das boxes para esta primeira sessão de qualificação. Albon colocou o primeiro tempo na tabela, no segundo seis, ainda longe da referência que se esperava.
Quatro minutos depois do começo da sessão, “os grandes” entraram em cena, com a McLaren, Ferrari e Red Bull a enviar os seus pilotos para a pista. Max Verstappen subiu temporariamente à liderança, sendo empurrado par ao segundo lugar por Norris, mais rápido quase meio segundo que o #1 da Red Bull. Enquanto isso, Oscar Piastri teve uma ligeira saída de pista que lhe custou demasiado tempo. Na segunda tentativa, o australiano ficou atrás do colega de equipa, a uma distância de 0,3 seg.
A cinco minutos do fim da sessão, a dupla da McLaren liderava, com Max Verstappen, Lewis Hamilton e Gabriel Bortoleto no top 5. Na zona de eliminação tínhamos Lance Stroll, Alex Albon, Oliver Bearman, Fernando Alonso e Carlos Sainz.
Chegado o momento decisivo da Q1, e Liam Lawson espantou com o terceiro tempo, seguido de Pierre Gasly e Isack Hadjar. George Russell conseguiu uma vaga na Q2 no limite, com um pequeno erro na sua última volta enquanto Carlos Sainz ficava eliminando, juntando-se a Stroll, Ocon, Tsunoda e Hulkenberg.
Norris (1:04.672) foi o mais rápido, seguido de Piastri e Lawson. Verstappen foi sexto, Hamilton sétimo, Leclerc 12º, Russell 11º, Alonso 12º.

Q2
Charles Leclerc foi o primeiro piloto em pista na Q2, acompanhado apenas por Lewis Hamilton, com a Ferrari a começar cedo os trabalhos nesta sessão, com ambos os pilotos a colocarem as primeiras referências no segundo 5 (com pneus usados).
Depois deste primeiro espetáculo “privado” da Ferrari, apenas com Alex Albon a colaborar, os restantes pilotos entraram em cena para as primeiras voltas desta sessão. Liam Lawson, com pneus novos, subiu ao topo da tabela de tempos, com Isack Hadjar em terceiro. Max Verstappen (pneus novos) agarrou o primeiro lugar. George Russell (pneus usados) fez o terceiro registo, enquanto Norris tratou de suplantar toda a concorrência, à frente de Piastri, Leclerc, Hamilton e um muito descontente Verstappen, afirmando que o carro era impossível de pilotar.
A cinco minutos do fim, as bandeiras vermelhas foram acionadas com a relva que ladeia os primeiros metros da reta da meta a incendiar-se. Na zona de eliminação estava Albon, Bearman, Alonso, Bortoleto e Colapinto.
会場で、鈴鹿と同じって言ってる!
#AustrianGP🇦🇹 #f1jp https://t.co/3yt3QTsDXN pic.twitter.com/bX2JX84R5E
— misa@RedbullRing🇦🇹 (@misamisa101010_) June 28, 2025
Depois de uma interrupção algo demorada, os pilotos tinham cinco minutos para agarrar uma vaga na Q3. Bortoleto continuava a impressionar, colocando-se no terceiro lugar, confirmando uma vaga na Q3. Verstappen despromoveu o brasileiro com mais um conjunto de pneus novos. Leclerc subiu ao terceiro posto.
No final, ficavam eliminados Fernando Alonso, Alex Albon, Isack Hadjar, Franco Colapinto e Oliver Bearman. Norris, com o tempo de 1:04.410, foi o mais rápido, seguido de Piastri, Leclerc, Verstappen, Bortoleto, Gasly, Russell, Hamilton, Lawson e Antonelli.

Q3
Depois de alguma confusão nas saida das boxes, com alguns potenciais “unsafe release”, os pilotos foram para as derradeiras voltas. Lando Norris colocou-se na pole provisória na sua primeira tentativa, com Leclerc em segundo e Piastri em terceiro. Lewis Hamilton e George Russell completava o top 5. Verstappen, Kimi Antonelli, Gabriel Bortoleto, Pierre Gasly e Liam Lawson (ainda sem tempo).
Lando Norris tinha uma mão na pole, mas faltava a última volta do dia, a que decidia a pole para amanhã. Verstappen era o primeiro da fila e tentava aproximar-se da frente, numa sessão que não corria bem até ao momento. Vimos brevemente bandeiras amarelas, devido a um pião de Pierre Gasly, que afetaram Oscar Piastri. Mas a volta da tarde estava guardada para Lando Norris, entrando no segundo 3. Charles Leclerc, em segundo, ficou a meio segundo do piloto da McLaren e Oscar Piastri teve de se contentar com o terceiro tempo. Hamilton e Russell completaram o top 5. Liam Lawson, com um espetacular sexto tempo, à frente de Verstappen, Bortoleto, Antonelli e Gasly.

Foto: Philippe Nanchino /MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





Guilherme Moreira
28 Junho, 2025 at 16:49
Enorme volta do Lando todo o fim de semana mais rápido que o Piastri em todas as sessões mas amanhã a corrida e o mais importante é dá pontos por isso o Lando não tem desculpas para não ganhar e voltar a reentrar na luta pelo título ainda por cima vem aí silverstone a corrida de casa onde o Norris terá enorme apoio e possibilidades reais se ganhar amanhã poder encurtar ainda mais a liderança do australiano e numa pista também com muitas curvas rápidas e poucas curvas lentas que é a vantagem do Lando e não é o ponto forte do Piastri, não esperava uma hegemonia tão grande com mais de 5 décimos de segundo de vantagem para os rivais mais próximos numa pista tão curta e com tantas poucas curvas diz bem o quão bom este mclaren é nas curvas rápidas e de média velocidade quase ao nível dos melhores Mercedes e red Bull, Ferrari enorme volta do Leclerc ele adora esta pista e parece que os upgrades da Ferrari podem ter ajudado mesmo assim uma distância enorme para a mclaren mas conseguiu ficar a frente da Mercedes e da red Bull acho que é um bom resultado para a Ferrari visto que no ano passado ficaram bem atrás das 3 equipas este ano estão um bocado melhor nesta pista veremos amanhã se o Leclerc consegue segurar o lugar do pódio talvez sim mas não vais ser fácil mas este Ferrari parece melhor em ritmo de corrida que qualificação mas veremos, a Mercedes aqui claramente sem ritmo para lutar pela vitória e o pódio será muito difícil parece que as elevadas temperaturas deste fim de semana estão a castigar muito o W16 mas o russell fez uma boa volta a bater mais uma vez o seu colega de equipa por larga margem e a provar que a Mercedes secalhar cometeu um erro grande ao escolher este miúdo e secalhar mais vale assumir o erro e perder uns milhões do que perder mais dinheiro não me parece sinceramente que o antonelli tenha o talento necessário para lutar por títulos e falta lhe muita velocidade sobretudo em qualificação e sinceramente não vejo progressos em ritmo de corrida é um bocado melhor mas também a Mercedes deve ser das melhores equipas e carros para conduzir em corrida visto ter sempre carros com muito downforce e apoio, veremos se a Mercedes o substitui pelo Versttapen ou outro piloto de topo como Leclerc ou Piastri ou Norris! Versttapen a provar que este red bull está um trator e não merece lutar por títulos em 2026 com ou sem versttapen vão ser na melhor das hipóteses a sexta equipa so os fanáticos ainda não aceitaram e perceberam mas vão ter um choque com a realidade até abu dhabi e no inverno é 2026 ! Enorme volta do lawson a calar os críticos e provar que a despromoção da red Bull foi injusta e tem muito talento e velocidade para conseguir bons resultados bater o Max e o red Bull deve lhe dar um gosto e gozo e bem depois de todo o mal que lhe fizeram, grandes voltas do bartoleto bater um Mercedes não é para qualquer um mas este sauber com os upgrades está a voar parece ser o melhor carro do segundo pelotão ao nível do racing bulls e Aston Martin, gasly a provar que o alpine em pistas rápidas voa como mostrou em Barcelona hoje nesta pista a casar muito bem com as carateristicas do alpine, alonso infelizmente hoje não deu para entrar na Q3 mas ficou muito perto de eliminar o Mercedes do kimi a menos de 1 décima numa pista onde ele é a Aston Martin nunca andaram bem mas amanhã deverá estar na luta por 1 ponto ou mais se houver acidentes à frente e a Aston Martin não falhar na estratégia e tiver um ritmo de corrida minimamente razoável, Williams mal nesta pista assim como a haas!
jo baue
28 Junho, 2025 at 16:50
Um McL de outro planeta a dar + de 0.5 numa pista tão curta ( dá que pensar com um Regulamento já ‘ acabado’) com um Norris em Spielberg nas suas 7 quintas, o que é música para o coração da Pity se juntarmos a presença do Gabriel na Q3, um Piastri a ter um papel secundário, fora da 1a linha, o Letto a fazer 1 volta fantástica na Q2 com usados e a confirmar no Q3,
E amanhã é a corrida.E há pontos. A menos que o Ferrari salte no início para a frente e aí se mantenha por uns kms, deverá ou deveria, ser um belo passeio dominical para o Lando até porque o amigo Max está lá atrás
JoaoLima
28 Junho, 2025 at 17:42
Este Gui é único. Norris ganhar para voltar a reentrar na luta pelo título? Faltando 14 provas e estando a 22 pontos não está na luta pelo título? 🙂
Pity
28 Junho, 2025 at 17:51
Jo, quem é o Letto?
Nrpm
28 Junho, 2025 at 18:03
JJ Lehto andou pela f1 nos anos 90 (estreou no Estoril em 89) e não era um portento…
Jared J Leto é muito bom, mas de outra galáxia!!!
Outro Leto (Letto) assim de repente, não se sabe quem é.
Nrpm
28 Junho, 2025 at 18:08
Ainda há muito campeonato e disputa pela frente. Papaia estão os dois na luta, os Merc ainda têm progressão e o Mad Max pode dar a volta. A Ferrari está em ponto wait & see.
Depois da pausa de Verão começa sim a disputa em força.
Nrpm
28 Junho, 2025 at 18:08
Ainda há muito campeonato e disputa pela frente. Papaia estão os dois na luta, os Merc ainda têm progressão e o Mad Max pode dar a volta. A Ferrari está em ponto wait & see.
Depois da pausa de Verão começa sim a disputa em força.
Nrpm
28 Junho, 2025 at 18:08
Ainda há muito campeonato e disputa pela frente. Papaia estão os dois na luta, os Merc ainda têm progressão e o Mad Max pode dar a volta. A Ferrari está em ponto wait & see.
Depois da pausa de Verão começa sim a disputa em força.
Pity
28 Junho, 2025 at 18:15
Grande qualificação do Norris, será que o problema era mesmo o facto de não se sentir confortável no carro? A pequena alteração na suspensão fez tanta diferença assim? É que ele foi esmagador, quase seis décimos para o colega de equipa, é obra, mas ainda falta a corrida. E, desta vez, quem cometeu uns errinhos foi o rapaz da box ao lado.
Boa qualificação dos Ferrari, com Hamilton a apenas 90 milésimos de Leclerc.
A Mercedes continua a não gostar do calor…
Verstappen em 7º surpreendeu-me. Não esperava que ficasse na primeira linha, mas tanto atrás, também não.
Surpresas boas: Lawson a aparecer finalmente (e na frente do Max), Bortoleto, que tem estado no top 10 em todas as sessões, mais uma prova da evolução da Sauber, e Gasly.
Pela negativa, Tsunoda, que até tinha andado benzinho nos treinos livres 2 e 3, e Hulkenberg, face ao colega de equipa.
Venha a corrida.
jo baue
28 Junho, 2025 at 18:17
Pity, Letto é o diminutivo do Carletto da Ferrari. Estou um bocado cansado de anglicismos !