GP Bélgica, F1: Notas AutoSport (parte I)

Por a 27 Agosto 2018 17:10

Foi um regresso ao activo um tanto caótico para a  F1 Num dos palcos de eleição do Grande Circo, Vettel iniciou a sua resposta a Hamilton e venceu uma corrida com um arranque arrepiante. O incidente em La Source não teve consequências para qualquer um dos pilotos envolvidos, mas relembrou os perigos da F1 e além disso mostrou que afinal o Halo pode ter mais utilidade do que fomentar comentários incendiados nas redes sociais e tornar mais feios os carros.

 

Ferrari: “Che bella macchina”

A Ferrari fez um trabalho muito bom no ano passado, mas este ano conseguiram manter o ritmo de evolução e destronaram a Mercedes da cadeira do poder. O motor Ferrari é agora o mais potente e contou este fim de semana com um upgrade na unidade motriz além de estrearem um combustível reformulado que equivaleu a 20% dos ganhos em performance. Como se materializaram os ganhos? Basta ouvir Hamilton no fim da corrida a queixar-se que Vettel passou por ele na recta como se o #44 não existisse. O feitiço virou-se contra o feiticeiro? A Ferrari foi mais rápida nos treinos, mas na qualificação foi o S.Pedro estragar os plano e Hamilton não hesitou em aproveitar para sacar a pole. Mas na corrida Vettel foi… Vettel. Sabia que a primeira volta seria crucial, e não falhou, assim como não falhou no recomeço, após Safety Car. Uma prova bem gerida com a ajuda da estratégia ideal da Ferrari. Já Raikkonen não teve um bom fim de semana. Tinha tudo para discutir com Vettel a pole, mas enquanto a concorrência ficava em pista a melhorar tempos o finlandês estava na boxe a abanar a cabeça para o seu monolugar que não teve combustível para uma nova tentativa. A corrida acabou cedo demais com um toque violento de Ricciardo que danificou o carro e acabou com as esperanças do finlandês. Mostrou que podia ter feito muito mais. Agora vem Monza e os tiffosi têm motivos para estarem optimistas. A velocidade em recta do monolugar vermelho pode dar alegrias no próximo fim de semana… se não chover!

Sebastian Vettel – Nota 10

Kimi Raikkonen – Nota 7

Ferrari – Nota 9

 

Mercedes: Um regresso complicado

A Mercedes tem estado a lutar contra uma desvantagem ao nível da performance pura desde o início da época, o que não os impede de estarem na frente do campeonato. A Mercedes é forte e já mostrou que consegue responder a situações menos favoráveis, mas viu-se em Spa que a Ferrari encontrou um novo “truque” (usando a expressão de Hamilton) para se superiorizar. O cenário não é animador pois vem Monza, que sorri à Ferrari e Singapura, que costuma ser o pior palco para os flechas de prata. Hamilton não encontrou o antídoto para o ritmo da Ferrari, embora tenha deixado a sua marca na qualificação, conquistando a sua 78ª pole, a quinta no traçado belga. Na corrida tentou atacar no momento certo (final do primeiro stint) e ameaçou com o “undercut” mas Vettel e a Ferrari responderam ao desafio de forma impecável e Hamilton limitou-se a trazer para casa um bom segundo lugar. Fez o que pôde tal como Bottas que, largando da 17ª posição (devido a penalização), não podia aspirar a muito mais. Fez o que lhe competia e subiu na tabela de classificação,  apesar de partir a asa dianteira na traseira de um Williams. Toto Wolff disse que a Mercedes tem muito que melhorar não só no motor, como também na gestão de pneus. Os germânicos parecem preocupados.

Lewis Hamilton: Nota 9

Valtteri Bottas: Nota 8

Mercedes: Nota 8

 

Red Bull: Uma corrida descansada para Verstappen

Foi o melhor resultado possível para o holandês. Max Verstappen presenteou a cada vez mais eufórica mole humana vinda dos Países Baixos e que pintou de laranja as bancadas de Spa, com um pódio numa pista onde não costumava ter muita sorte. Largou de sétimo, mas à décima volta era terceiro de onde nunca mais saiu. Não conseguiu incomodar Hamilton e não foi incomodado por Bottas. Fez o que lhe competia com qualidade, e trouxe para casa um pódio sempre apetecível. Já Ricciardo… para esquecer. Tal como Verstappen não teve combustível suficiente para tentar ficar mais perto do topo na qualificação e em corrida “levou” com um McLaren desgovernado, que lhe destruiu completamente a asa traseira. A equipa fez o milagre de trocar a asa em pouco mais de 10 minutos, mas Ricciardo voltou à pista com uma volta de atraso e como o Safety Car não voltou a entrar em pista, saiu de cena mais cedo, sem hipótese de mais. Talvez venha a sofrer penalizações em Monza por troca de componentes no motor.

Max Verstappen – Nota 9

Daniel Ricciardo – Nota 7

Red Bull – Nota 8

 

Force India – Uma excelente “estreia”

Depois de toda a confusão burocrática com a troca de donos, a Force India teve um excelente fim de semana. A qualificação no sábado sorriu aos homens de cor-de-rosa com com ambos os carros a terminarem no top 5. Ocon mostrou que merece um lugar na F1 com um terceiro posto  e Pérez ficou logo atrás. Na corrida, Ocon ainda ameaçou a liderança na primeira volta, mas acabou por ser passado por Pérez. Sem andamento para Verstappen e Bottas ficaram em quinto (Pérez) e sexto (Ocon) e provaram que são de facto uma excelente equipa. Se Ericsson não tivesse marcado um ponto teria ficado em oitavo lugar logo na “primeira” corrida do ano. Pérez já terá o lugar quase assegurado para 2019 e Ocon terá estado a experimentar o banco na McLaren, mas a sua altura poderá impedir a entrada na equipa de Woking a curto prazo. Pode ficar “apeado” ainda este ano.

Sérgio Pérez – Nota 9

Esteban Ocon – Nota 9

Force India – Nota 9

 

Haas – Grosjean agarra-se ao lugar

Grosjean está na calha para perder o lugar, mas o francês não vai desistir facilmente. Conseguiu fazer melhor que Magnussen durante todo o fim de semana e conquistou um positivo sétimo lugar, depois de terem começado o fim de semana de forma titubeante. Magnussen ficou na sombra do colega de equipa, mas conseguiu pontos valiosos para chegar à liderança do “campeonato B” estando a apenas 3 pontos do “líder” Hulkenberg. Esperava-se que os Haas ficassem ligeiramente acima, mas a excelente prestação dos Force India impediu que tal sucedesse. Na Itália poderão dar nas vistas.

Romain Grosjean: Nota 8

Kevin Magnussen: Nota 7

Haas: Nota 8

 

Continua

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