GP Azerbaijão F1: Recomeço foi a pensar no “interesse” do desporto
Foram apenas duas voltas mais depois do recomeço da corrida, aquando da paragem da corrida devido ao acidente de Max Verstappen. Duas voltas frenéticas, em que Sergio Perez liderou o pelotão até à vitória, Lewis Hamilton perdeu a oportunidade de ficar líder do campeonato, Sebastian Vettel chegou ao segundo posto e Pierre Gasly subiu ao pódio.
Michael Masi, que teve um GP do Azerbaijão trabalhoso (como se não fossem todos para o diretor de prova), teve de responder à McLaren “curto e grosso”, que pudemos ouvir na transmissão e depois do término da corrida, esteve sob os holofotes. A grande questão para alguns, era se deveria ter havido recomeço ou não. Se não tivesse havido, o resultado para alguns pilotos era muito diferente.
Por exemplo, Pierre Gasly afirmou no final que “os americanos tomaram conta [da F1], por isso não fiquei realmente surpreendido se pensar primeiro no entretenimento”.
Masi respondeu mais tarde. “Felizmente, há já alguns anos que temos o regulamento sobre a suspensão da corrida. Antes, quando uma corrida parada com bandeiras vermelhas após uma certa distância (e não reiniciada), voltava duas voltas atrás e assim por diante. Mas obviamente com o elemento da suspensão da corrida, sim, há uma opção de não recomeçar. Mas dentro do prazo e do formato do regulamento, podemos recomeçar, e não havia razão para não o fazer”
O diretor de corrida ainda explicou porque não fez o mesmo no acidente de Lance Stroll. “Obviamente, a meio da corrida, havia tempo mais do que suficiente e espaço, no lado direito da pista quando estávamos a trabalhar, e confiança na forma como isso podia ser limpo dessa forma. Como eu disse, ao olhar para tudo, não estávamos confiantes de que a recuperação na reta da meta e a quantidade de detritos que estava em todo o lado pudessem ser limpos no tempo apropriado [em relação ao acidente de Verstappen]. Por isso achámos que era do melhor interesse do desporto suspender e depois recomeçar nessa circunstância”.
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Honda Power
7 Junho, 2021 at 13:29
“Interesse do desporto” aka “queriamos o Hamilton na frente do campeonato”…
cyberr
7 Junho, 2021 at 14:05
Ora nem mais, por isso recomeçou a ver se colocavam Mercedes e Hamilton na frente de novo no campeonato, há dúvidas? Completamente de acordo.
Antonivir
7 Junho, 2021 at 14:54
Leio cada patetada aqui.
nunomike
7 Junho, 2021 at 19:18
Como se o Hamilton não passasse para a frente do campeonato se a corrida fosse interrompida com ele em 2º lugar… Francamente, essa afirmação não faz qualquer sentido.
Pity
7 Junho, 2021 at 13:40
Charlie Whiting foi muito contestado (pelo menos neste site), mas está a deixar saudades. É verdade que aquelas duas voltas foram sensacionais, mudaram grande parte da classificação, até deixaram a luta pelo título no ponto em que já estava, mas com Charlie Whiting a corrida não teria sido retomada, talvez até nem tivesse sido interrompida.
Independentemente da questão bandeira vermelha / recomeço, o mais grave foi a demora em despoletar o safety car, tanto com o Stroll, como com o Verstappen. Em ambas as situações esteve demasiado tempo só em bandeira amarela, quando toda a gente viu que o SC tinha de entrar.
cyberr
7 Junho, 2021 at 14:07
Quando abrir a vaga para novo diretor de prova não se esqueça de mandar currículo.
Pity
7 Junho, 2021 at 14:34
E depois, se ganhasse, tinha aqui o site todo a bater-me. Não… não vos vou dar esse gostinho 🙂 🙂
MLS_OLD
7 Junho, 2021 at 14:00
“havia tempo mais do que suficiente e espaço, no lado direito da pista quando estávamos a trabalhar, e confiança na forma como isso podia ser limpo dessa forma”
Mas que bela treta, o acidente de Max foi na parte mais larga da pita, e o acidente de Strol foi bem pior que o de Max/…
Pity
7 Junho, 2021 at 14:10
Foi a justificação possível para não perderem a face, só que o Massi se esqueceu que todos ouviram o pedido da Red Bull para bandeira vermelha..
NOTEAM
7 Junho, 2021 at 14:00
Não concordo absolutamente nada, a FIA não deve ter estas atitudes completamente aleatórias que justificam por completo as desconfianças de alguns adeptos. Já a história dos limites de pista no Bahrein foi uma salgalhada incompreensível e ontem voltamos a assistir a uma cena bizarra. Não compliquem o que é fácil, nem inventem artificialmente formas de nos dar mais “SHOW”, nem todos gostamos de levar baile.
cyberr
7 Junho, 2021 at 14:09
O objetivo foi falhado que era colocar Hamilton e Mercedes na liderança em ambos os campeonatos de novo mas como disse Alonso à uns anos “Karma” e saiu o tiro ao lado.
Pity
7 Junho, 2021 at 14:41
Não vou por aí. Se fosse essa a intenção, não tinham recomeçado, nem, talvez, interrompido a corrida, tinham seguido em safety car até ao fim, que era o suficiente para o Hamilton retomar o comando. Quanto aos construtores, não iria adiantar, a Mercedes vai perder o título mesmo.
Speedway
7 Junho, 2021 at 15:14
Nem na NASCAR se fazem jogadas destas.
.”Interesses” do desporto com aspas claro.Ou interesses de algum ou de alguns?
Aquilo que fizeram é feio e desvirtua ainda mais aquela coisa tão estragada e poluída que se chamava “verdade desportiva”. Não é correcto nem é coerente.
Pelos vistos as chamadas “regras” vão sendo afeiçoadas ao sabor “dos ventos dominantes”. E vamos continuar a assistir a isso. Não estraguem um campeonato que promete ser dos melhores dos últimos anos.
Só mesmo para quem anda a dormir ou desatento.
Não me chateies
7 Junho, 2021 at 18:16
Foi do interesse da Netflixização da F1. Depois das corridas sprint falharem, vão fazer corridas de 20 voltas com Bandeira vermelha de duas em duas voltas e com partida da grelha…
ops… não serão corridas … serão qualificações, só dão pontos na Netflix. E os clientes que as verem têm direito a um desconto de 1 aério na mensalidade 4k do Netflix…
samC
8 Junho, 2021 at 11:46
GENTES, SE A CORRIDA NÃO RECOMEÇA O QUE CONTAVA ERA CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA ANTES DA ULTIMA VOLTA COMPLETADA. LOGO O MAX FICARIA COM 1ºLUGAR, POIS FORAM TODOS PARA A PIT NA VOLTA SEGUINTE, NÃO COMPLETANDO A VOLTA. LOGO SIM RECOMEÇAR COM 2 VOLTAS FOI PELO ESPECTACULO, MAS ACIMA DE TUDO PARA O HAMILTON PASSAR PARA FRENTE.