GP Azerbaijão F1: Max Verstappen vence e regressa à luta pelo título, Sainz no pódio

Por a 21 Setembro 2025 13:46

Não vai ser fácil, mas Max Verstappen tem agora mais hipóteses de lutar pelo quinto título. Num péssimo fim de semana para a McLaren, o #1 da Red Bull foi o mais forte, não errou e venceu confortavelmente o GP do Azerbaijão, em mais uma exibição imperial.

Verstappen largou da pole e nunca mais foi incomodado, nem no recomeço após Safety Car, provocado pelo erro de Oscar Piastri, logo na volta 1. O australiano fez uma falsa partida, levantou pé, caiu para o fim da fila e errou novamente na travagem para a curva 5, terminando aí a sua participação. Um golpe na sua candidatura, que não foi aproveitado por Lando Norris. Largou de sétimo, caiu até ao nono posto e teve muitas dificuldades nas lutas do meio da tabela. Acabou em sétimo, mas perdeu uma oportunidade de ouro para se aproximar do topo.

Quem aproveitou as oportunidades apresentadas foi George Russell, num fim de semana duro, a recuperar de uma virose. Com uma pilotagem fantástica, foi rápido, eficiente e inteligente. Subiu ao segundo lugar, depois de largar do quinto posto, com a Mercedes a mostrar competitividade. Quem também foi rápido, eficiente e inteligente foi Carlos Sainz. Uma corrida sem mácula para o espanhol da Williams, no seu primeiro grande momento pela equipa. Depois de meia época recheada de azar, Sainz fez o habitual quando tem a oportunidade para brilhar. Agarrou um lugar no pódio e voltou a provar o champanhe. Espetacular exibição.

Kimi Antonelli foi quarto, fez uma boa corrida, mas pagou pela inexperiência, face à concorrência mais madura e mais conhecedora. Mas voltou a mostrar bons pormenores. Em quinto, Liam Lawson, com uma brilhante corrida. Manteve-se nos lugares do pódio durante o primeiro stint, caiu para o quinto lugar, como seria de esperar, mas manteve atrás de si Charles Leclerc na primeira metade da corrida e Yuki Tsunoda, que terminou em sexto, numa corrida positiva (apesar de terminar atrás da equipa B e do piloto com quem luta para se manter na F1). Foi a redenção de Lawson. Num ano duro para o neozelandês, conseguir esta exibição, aguentando a pressão, mostra que tem argumentos para se manter na F1. Lewis Hamilton foi oitavo à frente de Charles Leclerc, que ainda lutou pelo top 5, mas a estratégia não o beneficiou e caiu até ao nono. Isack Hadjar fechou o top 10, em mais uma boa corrida do jovem francês.

Uma corrida marcada pela estratégia, sem o caos de ontem na qualificação. Verstappen está agora a 69 pontos de Oscar Piastri. Já Lando Norris só conseguiu encurtar a distância para 25 pontos, num campeonato que começa a ganhar ainda mais interesse, numa corrida a dois, com um terceiro elemento cada vez mais perto.

O filme da corrida

Com as nuvens a sobrevoar a cidade de Baku e o vento forte a soprar forte nas ruas azeris, os pilotos prepararam-se para a corrida de 51 voltas. A temperatura da pista era de 27 °C e 20,6 °C de temperatura do ar (60% de humidade).

Max Verstappen começava da pole, com pneus duros, seguido de Carlos Sainz, Liam Lawson e Kimi Antonelli com médios. George Russell, Yuki Tsunoda, Lando Norris, Isack Hadjar, Oscar Piastri e Charles Leclerc começavam com os pneus médios também.

Max Verstappen conseguiu um arranque excelente, ao contrário de Oscar Piastri que caiu para o último lugar (falsa partida e na tentativa de compensar, caiu para a cauda do pelotão). No top 5, não houve mudanças nas primeiras posições. O dia piorou drasticamente para Oscar Piastri que bateu contra as proteções da pista, trazendo safety car à pista.

A ordem era Verstappen, Sainz, Lawson, Antonelli, Russell, Tsunoda, Hadjar, Norris, Leclerc e Hamilton. Alex Albon e Esteban Ocon entraram na via das boxes para trocar de pneus. Fernando Alonso estava em apuros, pois também ele era investigado por uma falsa partida, influenciado pelo erro de Piastri. Acabaria por receber cinco segundos de penalização.

No recomeço, Verstappen voltou a ter um excelente arranque e despachou a concorrência. Norris perdeu um lugar e caiu para nono, ultrapassado por Leclerc. George Russell e Antonelli lutaram na curva 1 e o britânico foi obrigado a levantar o pé para evitar o contacto e caiu para sexto.

Isack Hadjar era atacado por Leclerc, Norris e Hamilton, sem argumentos para se defender dos dois primeiros, conseguindo segurar o heptacampeão.

Na volta 10, Verstappen tinha 2 segundos de vantagem para Sainz, e Lawson estava a 3 segundos do espanhol. Norris era oitavo, atrás de Leclerc, que não permitia a ultrapassagem. As lutas entre Russell e Tsunoda e Leclerc e Norris animavam esta fase da corrida, com Russell a conseguir ultrapassar Tsunoda.

Cinco voltas depois, Lawson estava pressionado pela dupla da Mercedes, enquanto na frente, Verstappen ia-se afastando de Sainz. Norris não conseguia passar Leclerc com esta dupla a afastar-se de Hamilton.

Alex Albon regressou às boxes para colocar pneus duros, repetindo o que fez Ocon por altura do Safety Car.

Na volta 17, Colapinto não evitou o toque de Albon, pouco depois de ter saído das boxes, com o piloto da Williams a ser demasiado otimista, manobra que seria investigada e penalizada com 10 segundos.

Russell subiu ao quarto lugar na volta 19, depois do seu colega de equipa ter entrado nas boxes para colocar pneus duros. Russell podia agora atacar Lawson que se mantinha no top 3. Uma volta depois, Leclerc trocou de pneus, com Norris a subir a sexto. Lawson entrava para colocar pneus duros na volta 21 e manteve-se à frente de Antonelli. Mas o jovem italiano conseguiu superar Lawson pouco depois.

Na volta 28, Sainz parou para colocar pneus duros e as jogadas estratégicas começavam a delinear-se. Na frente, Verstappen tinha 12 segundos de vantagem para Russell, com Tsunoda em terceiro, à frente de Norris, que não era capaz de se aproximar do japonês.

As lutas estabilizaram no top 10. Leclerc tentava chegar-se a Liam Lawson, sem sucesso, Norris tentava chegar-se a Tsunoda e Verstappen tinha 14 segundos de vantagem. Na volta 37, Hamilton entrou nas boxes para colocar pneus médios e começávamos a chegar à fase crucial da corrida. Na volta seguinte, Norris entrava nas boxes para colocar pneus duros, mas a paragem foi demasiado lenta e Leclerc passava para a frente do McLaren #4. Tsunoda parou na volta seguinte, o que permitia o regresso de Sainz ao top 3. Tsunoda regressou à frente de Lawson, mas o piloto da Racing Bulls passou o Red Bull. Russell parou na volta 40 para colocar pneus médios.

A ordem era Verstappen, com 32 segundos de vantagem, Russell, Sainz, Antonelli, Lawson, Tsunoda, Leclerc, Norris, Hamilton e Hadjar. Faltavam 12 voltas para o fim.

Na volta 41, Norris passou Leclerc pelo sétimo lugar e tinha pela frente Tsunoda e Lawson. Hamilton passou por Leclerc, com pneus médios mais novos, numa estratégia mais difícil para o #16 da Ferrari. A troca foi orquestrada pela equipa, com estratégias opostas em jogo.

A sete voltas do fim, Tsunoda atacava Lawson e Norris tentava superar este duo sem sucesso. Na frente, Sainz conseguia manter Antonelli à distância. Os lugares não se alteraram até ao fim e Max Verstappen venceu o GP do Azerbaijão, com George Russell e Carlos Sainz no pódio.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

11 comentários

  1. Leandro Marques

    22 Setembro, 2025 at 11:34

    Qualificação a mais de 1 segundo, corrida a mais de 30, mesmo com SC… Não entendo como surgem comentários que alimentam um mito que de tantas vezes ser repetido se torna quase verdade.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado