GP Austrália F1: Red Bull confiante: “o Max foi muito mais rápido em Suzuka…”
A contrário do que sucedeu muitas vezes no ano passado – a maior parte delas – a Ferrari, Mercedes, McLaren e Aston Martin não tiveram muitas oportunidades de aproveitar qualquer fim de semana menos bom da Red Bull em 2023, com uma única exceção, Singapura.
Só que, este ano, a Ferrari conseguiu resolver alguns dos problemas que afetaram os seus carros, especialmente o desgaste exagerado de pneus e por isso nunca conseguiu dar luta ao melhor Red Bull, com a tal exceção já referida.
Mas este ano a Ferrari está um pouco melhor nesse aspeto e nesta corrida da austrália, aproveitou na perfeição a oportunidade que se lhe deparou – LEIA AQUI toda a explicação de como isso sucedeu –
Como se sabe, o circuito de Albert Park é dos melhores circuitos para quem sofre de maior degradação poder andar melhor, e a Ferrari fê-lo em Melbourne. Por outro lado, Albert Park é uma pista que torna difícil aquecer pneus, e a Red Bull tem problemas a esse nível. Dois pontos ‘mais’ para a Ferrari.
Max Verstappen abandonou, e por isso nunca saberemos como seria a corrida sem o problema no travão da roda traseira direita do RB20 de Verstappen. Provavelmente, a Ferrari teria tido bem mais luta, para dizer o mínimo…
Seja como for, este triunfo claro da Ferrari em Melbourne abriu a porta a novos ‘ataques’ ao domínio da Red Bull. Mas será mesmo assim?
Sainz diz que continua a existir uma clara diferença para a Red Bull e a verdade é que são muitos os que pensam que as dificuldades da Red Bull em Melbourne se podem confinar ao traçado de Albert Park, e talvez Mónaco e Singapura.
Ainda assim, Andrea Stella, da McLaren diz que “olhámos para os pneus do Max depois da qualificação e pareciam bastante danificados”.
Mas Helmut Marko mostra-se descansado pois é de opinião que a equipa errou na afinação do carro em Melbourne, alegando que Sergio Pérez não é dois segundos mais lento do que os outros.
Christian Horner assegura que o carro de Pérez foi danificado num duelo com Fernando Alonso o que justifica as dificuldades.
Marko diz que Verstappen, provavelmente teria tido dificuldades para bater os Ferrari, mas não está preocupado: “No ano passado, em Suzuka, o Max foi muito mais rápido do que a concorrência e também vamos ter algumas atualizações. A primeira coisa que o Max me disse quando saiu do carro foi que podia ter seguido o Carlos (Sainz) muito facilmente sem aquele problema. Não há pânico da nossa parte”, disse Marko.
Fred Vasseur, da Ferrari, admite que Melbourne não é prova de que a equipa de Maranello tenha realmente alcançado a Red Bull, mas antevê mais lutas com os Red Bull…
Têm a palavra a McLaren, a Mercedes e vá lá, a Aston Martin, ou seja, Fernando Alonso…
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Passaram as provas de elevadas temperaturas. Penso que em Suzuka os zeropod serão mais notados, resta saber se serão mais eficazes do que o conceito inicial.
Acho que a Red Bull no circuito de Suzuka vai vencer a corrida com o Max de forma fácil , já a pole talvez tenha mais luta, Ferrari e McLaren acredito que podem dar luta na Qualificação, Na corrida será uma luta entre McLaren e Ferrari para completar o pódio.
Bem vinda Ferrari , e MCL e venhma mais isto tem piada haver disputa e mais emoção … Uma nota negatia parao para o lobinho que já não é lobo, carros de m rda para campões não existe. Muito mau como est´+a a gerir o caso Hamilton só o estyá a dar razão o carro até agora é horrivel…