GP Austrália F1: Balde de água fria na Ferrari

Por a 17 Março 2019 08:16

Embora já desconfiássemos que o que vimos da Mercedes e da Ferrari nos testes de Barcelona não era o mesmo que íamos ver na corrida de abertura do Mundial de Fórmula 1 em Melbourne, a verdade é que ninguém esperava ‘esta’ Ferrari. A Mercedes não espantou ninguém, só mesmo Valtteri Bottas teve esse condão, mas o que aconteceu este fim de semana é que a Ferrari caiu para trás da Red Bull/Honda, leia-se, para trás de Max Verstappen.

O quarto lugar de Sebastian Vettel e o quinto de Charles Leclerc não são fruto das circunstâncias, mas o espelho exato do que foi todo o fim de semana do GP da Austrália de Fórmula 1, e por tudo o que se viu na corrida os homens de Maranello têm que regressar a casa preocupados com o que se passou. Provavelmente, eles sabem as causas, fala-se de problemas com a refrigeração do motor e com o turbo, que já deram problemas em Barcelona, mas nada disto é certo neste momento. A verdade é que Vettel nunca teve o ritmo para lutar sequer pelo pódio, sendo facilmente passado por Max Verstappen.

O SF90 do alemão foi perdendo gradualmente desempenho durante a corrida, suspeitando-se duma quebra de potência da sua unidade motriz, potência, embora Vettel no final tenha culpado apenas os pneus. Vamos ver como a Ferrari regressa no Bahrein, mas se os problemas persistirem, a época será um passeio para a Mercedes…

Já Charles Leclerc teve uma boa

estreia, de início ainda atacou Vettel, mas depois preferiu

resguardar-se atrás do seu companheiro de equipa, quiçá preferindo

não acrescentar possíveis problemas num ambiente que já se espera

muito quente.

Voltando à qualificação, aqueles

sete décimos que a Ferrari levou da Mercedes, são significativos,

mas se olharmos para o que fez a Haas, com o mesmo motor Ferrari, que

ficou apenas a quatro décimos do SF90 conduzido por Charles Leclerc,

isso é significativo e ‘diz’ que algo se passa.

O que se viu em Barcelona, do lado da

Ferrari, não foi falso, o SF90 anda bem em pistas de curvas rápidas,

mas Albert Park mostrou outra coisa.

Vamos ver no Bahrein. Sem sabermos se

houve realmente algum problema com a refrigeração do motor Ferrari,

esperemos para ver no Bahrein outra Ferrari, já que a pista de

Melbourne não é indicativa para a temporada, mas Barcelona é. O

que não se esperava era uma diferença tão grande para a Mercedes e

ainda menos perder claramente para a Red Bull.

Desconfiamos que se a questão teve a

ver com o motor, e foi preciso um ‘mapa de motor’ mais contido, de

modo a poupar o turbo ou o a unidade motriz no seu todo, então a

Scuderia pode preparar-se para uma temporada complicada, já que o

regulamento obriga apenas a três motores. Será que o apuro

aerodinâmico do SF90 comparativamente a 2018, com entradas de ar

mínimas, de modo a ganhar em eficiência aerodinâmica,

comprometeram a ‘respiração’ da unidade motriz? Um caso a seguir…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado