GP Arábia Saudita F1: Teoria não se confirmou e Mercedes não tem vantagem

Por a 4 Dezembro 2021 10:20

Os pilotos puderam finalmente experimentar a pista de Jidá e as equipas tiveram a primeira amostra do que o fim de semana tem reservado e para já, a teoria não se confirma e a Red Bull conseguiu apresentar-se ao mesmo nível da Mercedes.

Olhando para a configuração da pista, com um traçado muito fluido e rápido, esperava-se que o fim de semana sorrisse aos monolugares com mais potência e com uma unidade motriz mais forte, o que caía para o lado da Mercedes, mas a Red Bull ficou agradavelmente surpreendida com os tempos conseguidos ontem.

O chefe de pista da Mercedes, Andrew Shovlin, disse que o carro estava a trabalhar bem desde o início em condições mais quentes na primeira sessão, mas que foi “mais desafiante” na segunda sessão relativa ao ritmo de uma volta. No entanto, acrescentou: “Temos algumas ideias sobre como lidar com isso e vamos usar o nosso simulador em Brackley durante a noite, explorando algumas direções”.

“O ritmo nos stints longos pareceu competitivo; Lewis [Hamilton] estava um pouco mais feliz do que o Valtteri [Bottas], e terminámos o dia com afinações bastante diferentes nos carros, pelo que há algumas comparações interessantes a retirar desses dados”, acrescentou Shovlin. “Parece que o carro tem bom potencial neste circuito, mas temos claramente um pouco de afinação a fazer que nos manterá ocupados durante a noite”.

A vantagem sobre a Red Bull é de 0,58s em termos de ritmo corrida, e embora a simulação da Red Bull tenha sido perturbada pela bandeira vermelha causada por Charles Leclerc, pelo que a sensação dentro do paddock é que a Mercedes tem o carro mais forte para domingo. Mas, com o traçado a prometer ultrapassagens laboriosas, o ritmo de qualificação revela-se importante para assegurar um bom lugar no arranque e aí está tudo igual com a Red Bull a ter sido 0.01seg. mais rápida que a Mercedes.

“O circuito é um pouco mais apertado do que os dados sugeridos”, disse Christian Horner, chefe da Red Bull. “As curvas são um pouco mais apertadas, por isso não é toda a ênfase na potência que pensávamos que seria. Isso é encorajador. Pudemos ver que há um décimo ou dois entre os carros, entre os dois pilotos . Neste tipo de circuito pode-se encontrar isso em pista , o que é realmente encorajador para nós”.

O trabalho de simulador feito esta noite irá ajudar muito as equipas mas para já, se todos queríamos equilíbrio até ao fim, estamos bem servidos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
2 anos atrás

Ontem “foi a feijões”, resta saber se continua a ser assim quando LH usar o motor apimentado…

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
2020
2020
Reply to  917/30
2 anos atrás

Se vier com pimenta Fica tudo alérgico… Mais uma vez.

kkk698
kkk698
Reply to  2020
2 anos atrás

Ou explode…

can-am
can-am
2 anos atrás

Não tem vantagem ? Em que planeta ? Está na cara,que o sr Lewis Hamilton tem um carro “diferente de tudo o que rola debaixo do Sol…ou das luzes”. Tudo fácil,sem esforço. O Campeonato Mundial,se o ganhar será…pequeno. Outros títulos dele no passado foram Grandes.Este e ganhá-lo,não será. Na minha opinião. Por outro lado, o sr Max Vestappen com aquilo que tem entre mãos e pés, se conseguir o desiderato de ganhar o título, será enorme, porque sempre teve um carro basicamente inferior, sempre conduzido mais no extremo. E ganhar assim contra ventos e marés não é facil,é dificil !… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Speedway
2020
2020
Reply to  can-am
2 anos atrás

Pois para mim o inglês nunca k mereceu, mt menos esta ano com tudo o que já aconteceu de prejudicial ao holandês…

kkk698
kkk698
Reply to  can-am
2 anos atrás

Nem mais amigo, e ja podia ter o campeonato no bolso, se não fossem condições extras…

2020
2020
2 anos atrás

Lá vai aparecer uma na cartola… Quando começam com essas teorias acontece algo inexplicável sempre pro lado que não interessa… Que fique já tudo resolvido na Arábia

anotheruser
2 anos atrás

Ainda é cedo para tirar conclusões.
Os pilotos estão a aprender a pista e num circuito citadino novo isso tem de ser mais gradual, sem forçar nada. Tanto mais que há diferenças entre a pista real, mais estreita, e o simulador.
Um qualquer piscar de olhos e o muro morde um pedaço e vai tudo para horas extra.
Acho que apenas na qualificação poderemos ver a real diferença (se existir alguma) e mesmo aí poderá limites na impetuosidade.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado