GP Abu Dhabi F1: Verstappen vence, Lando Norris campeão do mundo

Por a 7 Dezembro 2025 14:35

O sonho de uma vida concretizado por apenas dois pontos. O culminar de uma época repleta de emoção, drama, altos a baixos. Lando Norris é o novo campeão do mundo de F1. Numa corrida bem gerida, de forma fria e calculada, Norris contentou-se com o terceiro lugar que garantia o título independentemente do resultado de Max Verstappen e Oscar Piastri e agarrou-se a esse lugar com unhas e dentes. Com uma prestação madura e fria, Norris conseguiu chegar ao topo da F1, na equipa que lhe abriu as portas à F1, numa caminhada que merece ser contada.

Na frente da corrida, Max Verstappen não usou qualquer tipo de jogo, quis ser sempre o mais rápido possível e, graças a isso, venceu a corrida, à frente de Oscar Piastri que lutou pela vitória até ao fim. A caminhada do australiano parecia destinada ao título, mas uma segunda metade cinzenta afastou o talentoso piloto do seu objetivo. A McLaren conseguiu o título de pilotos e o título de construtores. Norris sucede assim a Lewis Hamilton com o último piloto campeão pela McLaren, entrando numa ilustre lista que conta com alguns dos maiores nomes de sempre da modalidade.

A tarde de Norris poderia ter sido calma, não fossem os ataques constantes de Charles Leclerc, que deu dores de cabeça à McLaren, pressionando Norris durante mais de metade da corrida, numa boa corrida do piloto da Ferrari. Em quinto lugar, George Russell, em terra de ninguém, sem ritmo para chegar à frente e demasiado rápido para o resto da concorrência.

Fernando Alonso terminou em sexto, com mais uma excelente prestação, à frente de Esteban Ocon e Lewis Hamilton, que lutou muito para terminar nos pontos. Lance Stroll, com uma estratégia alternativa, terminou em nono, e Oliver Bearman terminou no top 10, mas uma penalização atirou-o para o 12º, promovendo Nico Hulkenberg e Lance Stroll ao top 10.

O filme da corrida

A corrida mais esperada do ano. O momento de todas as decisões. Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri em luta pelo título mundial de F1. Com o sol a desaparecer no horizonte, 31 °C de temperatura da pista e 27 °C de temperatura do ar e 57% de humidade, os três candidatos estavam nas três primeiras posições da grelha para as últimas 58 voltas do ano.

Verstappen largava da pole com pneus médios, seguido de Norris, também cm médios. Atrás de si, Piastri com pneus duros, o único, tal como Tuki Tsunoda a começar com as borrachas mais duras. O resto do top 10 começava com pneus médios. Com pneus macios, Lewis Hamilton, Alex Albon e Nico Hülkenberg em 16º,17º e 18º.

Na largada, Max Verstappen fechou agressivamente a porta a Lando Norris, mas o top 3 manteve a ordem inicial, enquanto George Russell perdeu dois lugares, enquanto Fernando Alonso estava ao ataque e pressionava Charles Leclerc. Um pouco mais à frente, Oscar Piastri passava Norris na curva 9 e uma jogada importante para o campeonato.

Leclerc estava no DRS de Norris e o piloto da McLaren começava a ser pressionado pelo duo que completava o top 5. Na ordem do pelotão, Lewis Hamilton subiu três posições, o piloto que mais ganhou nas duas primeiras voltas.

Max Verstappen não estava com vontade de atrasar o pelotão e colocava volta rápida atrás de volta rápida, com Piastri a 2 segundos. Mais atrás, Alonso viu Russell passar por si sem dificuldade. Na luta pelo top3, Norris era novamente pressionado por Leclerc, com o britânico a jogar com a estratégia e com o ritmo em pista.

Hulkenberg foi o primeiro a entrar nas boxes e a deixar os pneus macios para colocar duros, isto na volta 8. Pouco depois, Hamilton também deixou os pneus macios, tal como Albon. Na frente. Leclerc continuava a pressão a Norris. Piastri aproximava-se de Verstappen que mantinha uma liderança de 2 segundos.

Na volta 15, a corrida baixava um pouco o nível de intensidade com Verstappen na frente, seguido de Piastri a 1,5 segundos e Norris a três segundos do segundo lugar. Atrás de si, a pressão de Leclerc tinha diminuído e a vantagem do #4 para o Ferrari era 1,5 seg. Foi nessa volta que Russell entrou nas boxes para colocar pneus duros.

Na volta 17, Norris entrou nas boxes para colocar pneus duros, tal com Leclerc, com Norris a manter-se à frente do Ferrari. O McLaren regressou ao nono lugar atrás de um comboio constituído por Lawson, Stroll, Sainz e Antonelli. Na primeira volta, Norris passou Antonelli e Sainz (que facilitou a tarefa ao ex-colega). Meia volta depois, Norris conseguiu uma dupla ultrapassagem a Stroll e Lawson. Atrás de si, Leclerc imitava Norris e também aplicava a mesma manobra. Norris já estava em quarto, atrás de Tsunoda. O japonês tentou atrasar Norris, com Leclerc por perto. Na volta 23, Norris conseguiu passar Tsunoda, na mesma altura que Verstappen entrou nas boxes para colocar os pneus duros e Piastri assumia a liderança.

A ultrapassagem de Norris era investigada por ter sido feita com quatro rodas fora dos limites de pista, com Tsunoda no limite (ou para lá até) da legalidade para tornar o seu monolugar mais largo ainda. Os comissários investigaram a manobra de Norris e a defesa de Tsunoda, numa tarde animada para os responsáveis da FIA que já tinha penalizado Liam Lawson por condução errática em pista. Tsunoda foi penalizado com cinco segundos pela defesa para lá das regras.

Na volta 32, Hamilton regressou às boxes para colocar pneus médios. Na frente, Piastri liderava, seguido de Verstappen, a 11 segundos e Norris a 5 segundos de Verstappen. A principal missão de Norris era aguentar Leclerc, que estava a 3,5 segundos.

A estratégia da McLaren passava por cobrir o ataque de Leclerc e proteger o terceiro lugar. Na frente, Piastri lutava pela vitória para atrapalhar as contas de Verstappen e ter as melhores hipóteses de ainda lutar pelo título.

Quando faltavam 20 voltas para o fim, Piastri liderava, seguido de Verstappen e Norris, com Leclerc a entrar e colocar pneus médios. Norris teria de responder à manobra da Ferrari e entrou para colocar o segundo conjunto de pneus duros. Na mesma altura, Piastri via Verstappen passar por si e agarrar novamente a liderança. Piastri entrou na volta seguinte para colocar pneus médios.

Verstappen estava na frente, Piastri partia à procura da vitória e Norris tinha mais de seis segundos de vantagem para Leclerc, que estava ainda com vontade de chegar ao pódio.

Russell estava em quinto, Stroll em sexto com pneus duros com 42 voltas, seguido de Alonso, a dupla da Haas e Bortoleto.

Leclerc estava muito rápido e Norris iria estar em apuros e o ataque de Piastri poderia diluir-se para ceder o lugar a Norris. A 14 voltas do fim, Piastri estava rápido, com a melhor volta, Norris conseguia igualar o ritmo de Leclerc e Verstappen tinha 22 segundos de vantagem para Piastri.

Piastri ia-se aproximando de Verstappen, mas não ao ritmo que precisava para vencer e Norris mantinha o terceiro lugar, com vantagem de 4 segundos para Leclerc, cujo ataque acabou depressa.

Mais atrás, Hamilton estava em oitavo a dar tudo o que tinha, com um ataque ao sétimo lugar que ainda estava à sua disposição. A ordem na frente não se alterou ate ao fim. Max Verstappen venceu, concluindo uma época tremenda, especialmente a segunda metade, Piastri ficou com o segundo lugar, numa temporada que podia ter sido de sonho e Lando Norris, com o terceiro lugar, conseguiu o pódio e o título.

FOTO MPSA/Laurent Cartalade

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12 comentários

  1. Rhodas

    7 Dezembro, 2025 at 18:46

    essa também… mas a ‘do’ Abu Dhabi é nova 🙂
    e são jornalistas!… e os outros não corrigem, fazem pior e alinham…
    que um piloto o diga, ainda vá que não vá, mas um ‘jornalista’! que, supostamente estudou letras…

  2. Nrpm

    7 Dezembro, 2025 at 23:03

    O que faltava fazer á Mclaren, fizeram muito bem hoje. Impecável, com muito fairplay… coisa que faltou á Red Bull na manobra ‘suja’ que mandaram o Tsunoda fazer ao Norris. Por virtude, este ripostou com garra, como o fez com a veleidade do Leclerc.Isso determinou o resultado do GP. Terminou Campeão, numa corrida onde fez o que era preciso, sem risco ou excessos. Mereceu o título, pois sim, aproveitou tudo, não esmoreceu, chegou lá com um muito bom carro e com muito boa pilotagem. Quem não chegou, não aproveitou o muito bom carro que também tinha.Distaiu-se! Lição habitual, só se é campeão no fim da temporada… e não antes. Vénia ao Max V. por teimar sempre e dar sempre o máximo, nem sempre com o melhor carro, nem com as melhores ‘ideias’.

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