GP Abu Dhabi F1: Os cinco melhores

Por a 21 Novembro 2022 14:55

Terminou a época 2022 de F1. Uma época de 22 corridas com muitos altos e alguns baixos. Mas acima de tudo uma época que, apesar de menos entusiasmante do que a de 2021, nos deu boas corridas, boas lutas e muitos temas de conversa. Fazendo assim a nossa escolha dos cinco melhores do GP de Abu Dhabi:

# Max Verstappen

Acabar em grande. Max Verstappen foi o melhor do ano e terminou a época com mais uma brilhante exibição. Fez a pole e na corrida tratou de não perder a liderança no arranque. A partir daí, Verstappen geriu a corrida como quis e conseguiu executar a estratégia de uma paragem na perfeição. Uma exibição à imagem do que foi a sua época 2022… soberba. Verstappen nunca será unânime. Dificilmente será visto de uma forma desapaixonada e, por conseguinte, quem gosta, gosta muito, quem não gosta… odeia. Outros pilotos já mereceram posições extremadas por parte dos fãs. Mas há algo que estará sempre acima de qualquer dúvida… o seu talento e a sua capacidade em pista. O primeiro título foi na raça, no crer, na superação. O título de 2022 foi conquistado com mestria e laivos de classe. Tal como a sua exibição em Abu Dhabi

# Charles Leclerc

Um dos mais injustiçados do ano. O seu talento merecia mais por parte da equipa. Leclerc conseguiu o segundo lugar, um mal menor, mas merecia, pelo menos, lutar pelo título até ao fim. A capacidade de Leclerc em pista em nada fica a dever à de Verstappen. Faltou-lhe alguma experiência aqui e ali e alguns erros que comete são ainda fruto da sua juventude. É a sua quinta época a tempo inteiro na F1, contra 8 de Verstappen. Esta é uma diferença que não pode ser esquecida. Em Abu Dhabi teve a despedida ideal. Uma excelente exibição, ajudado na perfeição pela equipa. Esta Ferrari teria lutado pelo título com a Red Bull até ao fim. Excelente prestação do piloto e da equipa.

#Lando Norris

Lando Norris fechou com chave de ouro a época 2022. Não foi tão exuberante ou vistoso como em 2021, mas manteve o nível. Arriscamos mesmo a dizer que subiu o nível, pois o cenário na McLaren não era o mais famoso no início da época (e mesmo no decorrer da temporada), mas Norris conseguiu terminar o ano como o melhor do segundo pelotão, graças a mais uma boa prestação. Rápido na qualificação, conseguiu cimentar a sua posição no sexto lugar, melhor que Esteban Ocon e sem argumentos para desafiar a Mercedes. Mais uma excelente prestação do britânico. Como seriam as suas prestações numa equipa grande? Fica a questão no ar.

#George Russell

Confirmou a posição como melhor piloto da Mercedes em 2022. Conseguiu igualar um Lewis Hamilton e até fazer melhor em certas ocasiões. É verdade que Hamilton trabalhou muito para a equipa este ano, especialmente no início da época, mas o que Russell fez na época e nesta corrida não pode nem deve ser menosprezado. Em Abu Dhabi fez o que nos habituou. Foi rápido, ainda tentou pressionar a Ferrari, sem sucesso e manteve a calma ao longo de toda a prova. A sua comunicação com o engenheiro foi clara e calma, mesmo por altura da penalização por Unsafe Release. Boa corrida, e boa época do britânico.

#Sebastian Vettel

Não precisa de qualquer favor para pertencer a esta lista. Sebastian Vettel despediu-se da F1 em grande, com uma prestação que deu apenas um ponto, mas que merecia muito mais. Aguerrido, incisivo nas manobras, rápido enquanto a estratégia o permitiu, Vettel fez uma espécie de best of dos seus melhores êxitos, faltando apenas aquele do dedo em riste, em que fazia uma corrida sozinho na frente, sempre a controlar. A forma como todos fizeram questão de se despedir de Vettel, com respeito e admiração, é um sinal claro do seu impacto fora de pista. A sua prestação em pista mostrou que tinha ainda muito para dar. Acabou a dar espetáculo, um espetáculo que por vezes nem sempre foi valorizado, mas que fez dele um dos melhores de sempre. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
NOTEAM1
NOTEAM1
1 ano atrás

A pergunta que se faz em relação ao Norris faz todo o sentido. Tenho realmente pena que esta Mclaren já não seja a grande equipa de outros tempos.
A época do jovem piloto inglês foi soberba do principio ao fim, constantemente acima da capacidade do carro, esta última corrida foi mais um bom exemplo da sua mestria em pista.
Fica realmente a questão, o que faria o Lando Norris numa equipa de topo?

Last edited 1 ano atrás by NOTEAM1 NOTEAM1
dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 ano atrás

Como seriam as prestações do Lando numa equipa grande? Simples: seria campeão! A não ser que a «grande» fosse a Ferrari, claro…

2020
2020
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

A diferença é que a única Grande é mesmo a Ferrari… RB?… Mercedes?… grandes só se for nas aldrabices debaixo da mesa que têm conseguido nos últimos anos com a FIA a aplaudir e a olhar pro lado se for caso disso!… Convencem-se a Ferrari pode ter “todos os defeitos e mais alguns”, mas é genuína e a única mais respeitada… Vá, engolam la isso duma vez… Para a azia, mesmo com o segundo lugar bem justificado ( que sabe sempre a pouco naquela casa)… No dia que esta marca deixar de fazer parte da noite da F1 atual, virão… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by simiao jms
917/30
Reply to  2020
1 ano atrás

Só a MB e RB é que aldrabam?… A SF nunca aldraba…loool A aldrabice da Ferrari em 2019 deve ser invenção dos media e o consequente acordo secreto com FIA nunca deve ter existido…tens telhados de vidro e continuas a atirar pedras…enfim

Vagueante
Vagueante
1 ano atrás

O primeiro título foi na raça, no crer, na superação.” – Estragou tudo nesta frase independentemente do valor do Max que não é discutível.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado