GP 70º Aniversário F1: Grande vitória de Max Verstappen

Por a 9 Agosto 2020 15:38

Max Verstappen termina com o domínio Mercedes! O holandês superou os Mercedes e assegurou a sua primeira vitória de F1 de 2020, no Grande Prémio do 70º Aniversário da Fórmula 1. Lewis Hamilton foi segundo, na frente de Valtteri Bottas, depois de passar o seu colega de equipa já perto do fim da corrida. Charles Leclerc (Ferrari) foi quarto na frente de Alex Albon (Red Bull). A Pirelli tinha razão e trazer pneus mais macios para esta segunda corrida de Silverstone, já que a corrida foi bastante animada.

Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) obteve uma sensacional vitória em Silvertsone ao escolher uma estratégia completamente diferente do resto do pelotão ao arrancar para a corrida com pneus duros, e mesmo tendo que se sobrepor ao engenheiro, que lhe pedir para diminuir o andamento por causa do aquecimento dos pneus, o holandês respondeu-lhe que não queria guiar como uma Avó e assim fez. Basicamente, o holandês não quis pilotar como uma Senhora com a idade do Grande Prémio que deu o nome a esta corrida: 70º Aniversário!

Verstappen prolongou ao máximo a primeira paragem nas boxes, quando liderava porque os dois Mercedes já tinham trocado de pneus, quando regressou foi passado por Valtteri Bottas, mas por pouco tempo, depressa se desenvencilhando do finlandês, rumando a uma sensacional vitória na primeira corrida do ano que não é ganha pela Mercedes.

Enquanto o Bottas e o Hamilton trocaram para os pneus duros nas voltas 13 e 14, respetivamente, Max Verstappen ficou em pista até à volta 25, afastando-se dos Mercedes, uma vez que estes começaram rapidamente a ter dificuldades com os seus pneus novos. Resumindo, a tática da Red Bull resultou na perfeição.

Lewis Hamilton venceu a sua luta particular com Valtteri Bottas, ao passar o finlandês a duas voltas do fim, depois de ter trocado de pneus quando liderava a corrida, já perto do fim, caindo para quarto. Ainda foi a tempo de recuperar chegando ao segundo lugar, mas já sem ‘voltas’ para ir buscar Max Verstappen, que só esteve seis voltas com os pneus médios, voltando novamente aos duros.

O facto do Verstappen ter sido o único piloto do top 10 a começar a corrida com os pneus duros, foi uma decisão que se revelou crucial, uma vez que tanto o homem da pole, Valtteri Bottas como Lewis Hamilton, tiveram problemas com os pneus de composto médios. Seja como for, esta estratégia só resultou, por causa de um piloto como Verstappen.

Bottas foi terceiro depois de não ter conseguido manter o seu companheiro de equipa atrás de si, já que tinha pneus 10 voltas mais ‘velhos’. Muitos problemas teve a Mercedes com as bolhas nos pneus. Correr com muito calor é uma oportunidade para os adversários da Mercedes.

Charles Leclerc (Ferrari) terminou a corrida no quarto lugar, à frente do Red Bull de Alex Albon e do Racing Point de Lance Stroll. O seu companheiro de equipa, Nico Hulkenberg, partiu do terceiro lugar, mas ainda não foi desta que conseguiu um pódio. Foi sétimo, uma posição muito digna para quem esteve de fora tanto tempo.

Os Racing Point de Lance Stroll e Nico Hulkenberg terminaram em 6º e 7º lugares, respetivamente, com o alemão a cair para trás de Stroll depois de um pit stop tardio. Segundo a equipa comunicou no Twitter, sentia vibrações e sem a paragem nas boxes poderia não terminar a corrida.

Esteban Ocon foi o único Renault nos pontos, ao terminar no oitavo lugar, depois do seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo ter feito um pião e caído significativamente na classificação, terminando apenas na 14ª posição. Lando Norris (McLaren) e Daniil Kvyat (AlphaTauri) fecharam o top 10 dos lugares pontuáveis.

Pode parecer estranho, mas ainda não tínhamos falado de Sebastian Vettel! Foi mais um dia triste para o alemão. Partiu em 11º, terminou a corrida em 12º. Dez um pião na primeira volta depois de passar por um corretor, caiu para o fundo do pelotão. Pouco mais se ouviu falar dele, a não ser a repreender a equipa por uma questão de estratégia.

Carlos Sainz foi 13º depois duma corrida muito modesta para quem tem nas mãos um McLaren. Kimi Raikkonen subiu até ao 15º lugar depois de ter começado a corrida em 20º. Logo a seguir ficou colocado o Haas de Romain Grosjean. Kevin Magnussen abandonou. Antonio Giovinazzi 17º, enquanto que o duo da Williams, George Russell e Nicholas Latifi, fecharam o pelotão.

Mais informação dentro de momentos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

117 comentários

  1. Speedway

    9 Agosto, 2020 at 17:14

    Uma lição de talento e de estratégia.Pena não poder dispôr de um Mercedes, porque aí o grande Lewis iria passar das boas !
    Assim o campeonato vai rolando para o ingles tranquilamente. A menos que o Max começe agora a ganhar tudo.Não acredito. Do resto …o que dizer do Vettell…nada. O Bottas mais uma vez a ser tramado pela equipa.
    Venha Barcelona.

  2. pedro-prates44gmail-com

    9 Agosto, 2020 at 17:17

    Parabéns, grande vitória do Max e da Red Bull.
    A bem do campeonato, vamos ver se conseguem continuar a dar luta à Mercedes. A F1 precisa dessa competição.

  3. GETINTHERELEWIS!

    9 Agosto, 2020 at 17:18

    Corrida dificil, mas trabalho feito.. mais 4 pontos em cima do bottas, siga catalunha.
    Parabéns a red bull por ter sido a única equipa hj a passear os pneus!😉
    Tenho pena do vettel nao merece isto mas pronto.

    • aguia25

      9 Agosto, 2020 at 21:20

      Isso mesmo e para os mais distraídos Hamillton 1º a 30 pontos de Max e 34 de Bottas. Rumo ao 7th. O resto é dor de cotovelo. Boa noite!

      • GETINTHERELEWIS!

        9 Agosto, 2020 at 22:05

        Claro…e a unica coisa que interessa, e o mesmo filme todos os anos, ficam umas migalhas ( 1, 2 corridas para os outros ) para encherem a boca toda com o verstappen e no fim Ganha o mesmo, que assim continue ate que ele va embora da f1!

  4. luiscardoso75iol-pt

    9 Agosto, 2020 at 17:21

    Parabens á Red Bull pela audácia e pela visão de estratégia, só mesmo ela para não baixar os braços neste campeonato de sono…. Bottas faz me lembrar aqueles jogadores de futebol que não tocam na xixa mas renovam contrato a troco de milho no final do mês. Venha o meu, o resto se lixe……que anjinho, parece um Berger 2 . Até o arranjinho do apresentador Rosberg, que personagem, dava mais luta fora e dentro das pistas. Este Bottas leva cada melão de Alpiarça para casa….. ou será de Almeirim 😂

    • inoferreira

      9 Agosto, 2020 at 17:32

      O Bottas leva os melões já antes usados por todos os colegas do Summacher, esses é que davam luta não era?

      • luiscardoso75iol-pt

        9 Agosto, 2020 at 17:41

        Deves querer um melão de casca de Carvalho mas não vou ser eu a te dar…. não respondo a ninguém, apenas comento os Posts. Fica bem, abraço

        • inoferreira

          9 Agosto, 2020 at 17:57

          Então porque respondeste? Melão casca de carvalho é bom para quem gosta, mas eu dispenso, o que não falta por aqui é quem coma muito melão (mesmo sem gostar) mas é a vida.

          Retribuo o comprimento.
          Fica bem, abraço.

      • dematos-armindogmail-com

        9 Agosto, 2020 at 19:05

        Sim é exatamente a mesma coisa, o tal jogo de Equipa (que eu sempre concordei) mas que naquela altura era fortemente criticado tanto pela Comunicação Social, como pelos detratores do Schumi e da Ferrari (basta consultar o AS daqjela data) hoje, como os protagonistas são outros ja ninguem critica, ja esta tudo certo.

        • inoferreira

          9 Agosto, 2020 at 19:47

          Ora aí está, faço suas as minhas palavras, os detractores da gestão da Mercedes, são os mesmos que bateram palmas a gestão da Ferrari no tempo do Shumi, a Mercedes ainda tem uma atenuante pois no tempo do Rosberg sempre permitiu que os dois corressem de forma igual, já a Ferrari nunca deu a mesma hipótese ao colega de equipa do Shumi.

          • dematos-armindogmail-com

            10 Agosto, 2020 at 10:02

            Para mim não existe qualquer problema com 1º e 2º Piloto e de jogo de Equipa, eu concordo com tudo isso, o problema e que essas atitudes com a Ferrari foram um choro de criticas não so no tempo do Schumi, mas tambem com a dupla Alonso/Massa, por parte da Comunicação Social e muitos de vós, que agora acham normal, hipocrisia não! por mim nunca me ouvirão criticar esta situação seja por parte de quem fôr.
            Cumprimentos

        • Roger M

          10 Agosto, 2020 at 0:20

          Isso já vejo desmascarando há muito alguns tipos fanáticos que aqui andam, que na altura que o Hamilton nem no quinto titulo ia, andavam a desvalorizar os feitos do Schumacher acusando de ter beneficiado do melhor carro e pouca concorrência interna. Agora assobiam para o lado, e já engrandecem os feitos do Schumacher. Uma cambada de hipócritas que até mete nojo.

    • Korpios

      9 Agosto, 2020 at 18:14

      Melao esta a Mercedes e nao e pouco

  5. GUILHERME Rodrigues

    9 Agosto, 2020 at 18:28

    Grande vitória nem nos meus melhores sonhos esperava isto! Grande Max Versttapen, super! RB16 tem um chassis top! Mercedes a ser apanhada de surpresa com o calor again o calcanhar de aquiles, já na Austria foi por um triz na 1ª corrida que se safaram!
    Charles Leclerc corridaça com aquele chaço ficar à frente dos RP e do Alpha Tauri é obra, Mclaren a desiludir again, Vettel mais uma corrida azarada, Gasly e Kvyat excelente, Ricciardo desiludiu, Ocon inpecável, Hulkenberg azarado aquele extra pit stop é simplesmente ridiculo e injusto! Bottas novamente a ser comido de cebolada pela mercedes atrás do super protegido LH44! Esqueçam Bottas vai ficar no maximo em 3º no final do mundial e vamos ver se não teremos uma super, mega, hiper surpresa de Max Versttapen apanhar LH e ganhar este mundial de f1 2020 num ano tão atipico e recheado de surpresas no mundo do desporto! Uma coisa é certa a Mercedes AMG Motorsport e o FC Bayern são o verdadeiro e assutador rolo compressor e super hegemonicos no desporto mundial, e coincidências são os 2 de origem germânica claro!
    Para o circuito de Barcelona podemos ter menos diferenças, será que Red Bull, Ferrari e Mclaren conseguirão ficar a menos de 1 segundo na Q3 dos Mercedes AMG?

  6. Robin Hood

    9 Agosto, 2020 at 19:06

    Hoje gostei do rosto de Mister Wolff no final da prova, e claro da vitória do Max!

  7. O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

    9 Agosto, 2020 at 19:55

    Mas que excelente corrida!!!
    Verstappen, Verstappen, Verstappen…que grande piloto! Só mesmo ele para conseguir bater os Mercedes em condições normais de corrida.
    Com um carro que leva um segundo daqueles Mercedes em qualificação, Verstappen fez o que muitos julgavam impossível.
    Uma estratégia de corrida cumprida de forma perfeita, uma gestão de pneus exemplar sempre com um ritmo impressionante…uma ultrapassagem a Bottas que parecia que o finlandês ainda estava na Williams. Que grande vitória!

    Hamilton acaba por fazer uma boa corrida mas hoje não teve argumentos para Verstappen.
    O piloto inglês deu o seu melhor mas acaba batido, de forma limpa e justa, pelo holandês que hoje foi sem duvida superior.

    Bottas…sem sal, sem nada. Piloto sem chama, sem algo que surpreenda, apático, amorfo.
    Acaba por ser, como é hábito, prejudicado pela estratégia da equipa. No entanto, ele também não contesta nada…
    Muito fácil de ser ultrapassado, Verstappen e Hamilton passam por ele com uma facilidade…
    Até Leclerc, no seu pobre Ferrari, conseguiu dificultar mais a ultrapassagem de Hamilton do que Bottas num Mercedes.

    Leclerc, mas que excelente corrida!
    A Ferrari deve ao seu jovem piloto o lugar que ocupa actualmente no mundial de construtores.
    Excelente ritmo de corrida, gestão dos pneus, ausência de erros. Se Verstappen não tivesse feito a corrida que fez, hoje teria sido Leclerc o piloto do dia!

    De resto, apenas destacar a estranha paragem de Hulkenberg perto do fim. E também, mais um erro de Vettel em que ninguém lhe tocou. Depois de fazer um erro daqueles sozinho, também não lhe fica bem estar a criticar a equipa pelo rádio…

    Cumprimentos

    • *RPMS*

      9 Agosto, 2020 at 20:40

      Desta vez o meu clone esteve bem no comentário!.. Finalmente começa a aprender alguma coisa aqui com o mestre! Eu sempre disse que ia lá, devagarinho mas vai acabar por ir lá… Esteve inequivocame bem! Dou-lhe os parabéns!
      Cumprimentos

  8. V8_scars

    9 Agosto, 2020 at 21:06

    Custou mas foi, Max e a Red Bull a estragar os planos da Mercedes para o 70 aniversário da F1.
    Incrível a rapidez com que a equipa alemã comia os pneus, junto com o que se passou à semana passada deixaram-nos de cabeça perdida.
    Já a RB conseguiu dar uma lição de estratégia, logo na qualificação ao optar por duros, forçando os outros a repensar os seus planos.
    Leclerc a conseguir um excelente 4 lugar, a certa altura ainda pensei que conseguisse imiscuir-se na luta do pódio, mas os pneus já estavam nas lonas.
    Hulkenberg conseguiu rodar sempre entre os 5 primeiros, mas a paragem tardia acabou com a perda de dois lugares, mesmo assim esteve muito bem.
    A McLaren desta vez não conseguiu estar bem, parece começar a perder algum fulgor, será da anunciada troca de fornecedor de motores?

  9. Frenanda_Afondo™

    9 Agosto, 2020 at 22:04

    O meu “afilhado”, da família dos Afondo, continua a faltar-lhe aquilo entre as pernas para ser directo!
    Mas ele, devagarinho, vai acabar por ir lá…

    Quanto ao resto, que grande lição de Verstappen😀😉😀

    • asfalto

      9 Agosto, 2020 at 22:34

      Claro, com um carro que fica a um segundo nos treinos não era caso para menos, até o hamilton e o Bottas andavam a procura de algo no final da corrida.

  10. Murray Walker

    9 Agosto, 2020 at 22:11

    KINGMAX no “descalabro” da Mercedes.

    E finalmente à sexta prova alguém conseguiu bater os Mercedes e quem mais poderia ser? KINGMAX pois claro!

    Já se sabia que no dia em que existissem problemas na Mercedes, seria quase de certeza o Max a capitalizar. Tem sido ele, como grande piloto que é, a tirar tudo o que o RB16 permite e assim foi. Mas convenhamos, tal como Christian Horner deu a entender na entrevista pós-corrida; Mercedes made it easy today.

    O Max teve sempre no bolso, ou se quiserem no pé direito, uma margem suficiente de andamento para aniquilar estes Mercedes Sombra.

    Ontem ao assistir à classificação dei-me a pensar. Porque razão a Mercedes não a tentou fazer com os pneus duros? Era a equipa que estaria mais à vontade para o fazer, porque já se sabia que estes médios de hoje não duravam nada.

    Isto apenas para exemplificar que a Mercedes também erra. Embora me parece que hoje mesmo saindo de duros e independente da estratégia adotada durante a corrida, nunca a iriam ganhar. Porque o carro simplesmente devorou todos os pneus que lhe foram colocados à disposição.

    A partir da volta 6 os pneus de Bottas já estavam em situação critica e o Max começa a ganhar tempo a ambos os Mercedes. Quando o finlandês pára à volta 14, já os Mercedes tinham perdido toda a vantagem sobre Verstappen e estava a fazer tempos equiparados ao Racing Point de Hulkenberg, ao Ferrari de Leclerc e até mesmo ao McLaren de Norris.

    Após a paragem de ambos os Mercedes e a troca para pneus duros, esperava-se que rapidamente se aproximassem do Max. Nada mais errado. Com pneus 15 voltas mais frescos, não só não se conseguiram aproximar, como passadas 9 voltas, já tinham novamente os pneus em pior estado do que aqueles que calçavam o RedBull nº33 desde a largada.

    As coisas começavam a a complicar-se para para os homens de Estugarda. Sem pneus e sem ritmo para acompanhar o jovem holandês.

    Max pára à volta 26 para a sua primeira troca de pneus (macios). Por essa altura tinha ganho aos Mercedes mais 5 a 7 segundos desde que estes tinham calçado novos pneus. Uma barbaridade! Regressa à pista colado a Bottas e ultrapassa-o como se de um Williams se tratasse.

    A tarde da Mercedes estava a ser tão má que o próprio Lecrerc lhes vinha a encurtar a vantagem

    Round 2: As segundas paragens.

    Volta 33 param em simultâneo Max e Bottas. A Mercedes deve ter ficado perplexa e foi apanhada completamente desprevenida. Os pneus macios do Max tinham 6 voltas.

    Numa situação “normal” o engenheiro teria pedido ao Bottas “Do the opposite to Max”. Mas na Mercedes ninguém estava a contar com esta antecipação da Redbull.

    Um nota à parte para os comentários dos haters que por aqui já li. Que a Mercedes prejudicou o Bottas com esta estratégia. Não sei que corridas costumam ver, mas naquelas que eu costumo assistir. A estratégia ideal para 2 stints de pneus iguais, é fazer o mesmo número de voltas em cada stint (que foi o que Bottas fez). Mas aparentemente estes sábios, acham que os engenheiros estão todos enganados e que fazer 27 voltas no primeiro stint e 11 no segundo é que é doravante a estratégia preferêncial: Guardado para memória futura.

    Hamilton que por esta altura já tinha pouco a perder, estende o seu turno apesar dos problemas visíveis nos pneus. Sendo que tinha agora uma vantagem de 11 segundos e não estava a perder muito tempo para o Max que vinha a gerir apenas a vantagem sobre Bottas. Isto a 15 voltas do final.

    Julgo que nesta altura alguém na Mercedes ainda equacionou ir com o carro de Hamilton até ao final da corrida e a Redbull precaveu-se disso, ordenando ao Max para atacar. Logo aí Hamilton começou a perder mais de 1 segundo por volta. Passados 3 ou 4 voltas já era evidente que o Hamilton não iria conseguir segurar o Max. Faz a segunda paragem e hammertime até ao final, o que ainda lhe permitiu fazer a volta mais rápida, ultrapassar o Bottas e conquistar o 2ºlugar.

    Menção honrosa para Charles Leclerc que com uma gestão de pneus fantástica conquistou um saboroso 4ºlugar.

    Agora que já sabemos como é que a Mercedes pode ser batida. Podemos equilibrar este campeonato. Basta pedir para todas as corridas pneus super macios, temperaturas e pressões altas.

    • Daniel Sousa

      9 Agosto, 2020 at 22:54

      Bom comentário Murray. Exatamente isso. Cumprimentos

    • aguia25

      10 Agosto, 2020 at 0:29

      Tudo dito. Muito bem.

      Nota: falta aí a clara infração do Hamilton, quando ultrapassou o limite de velocidade das box’s. Mas para isso não há sensores de velocidade? Não, se fosse outro piloto talvez, mas como foi o LH, basta ver fumo para além da linha branca, que é logo infração, segundo um expert aqui do fórum.

      • GETINTHERELEWIS!

        10 Agosto, 2020 at 0:45

        E ganhou com o 3 melhor carro segundo outro expert😂😂😂…podia chamar-se levanta-te e ri mas não..é mais senta-te abre o autosport.pt e ri! E bem mais divertido😂😂

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado