Fórmula 1 vai ter VAR
Depois do anúncio da saída de Michael Masi como Diretor de Corrida da F1 e da sua substituição por Eduardo Freitas e pelo antigo Diretor de Corrida do DTM, Niels Wittich, a FIA vai ainda introduzir um novo sistema de controlo de prova virtual, bem como proibir as comunicações directas da equipa ao director de prova.
Quem o anunciou foi o novo Presidente da FIA Mohammed ben Sulayem, que divulgou agora o seu plano para a ‘arbitragem’ da Fórmula 1. Na sequência da análise dos eventos do GP de Abu Dhabi, a FIA decidiu uma grande reformulação de toda a organização que gere as corridas e o que lá sucede. Eis a Mohammed ben Sulayem (Presidente da FIA) na íntegra:
Em primeiro lugar, de modo a ajudar o diretor da prova no processo de tomada de decisão, será criada uma Sala Virtual de Controlo de Corrida. Tal como o Vídeo de Assistência ao Árbitro (VAR) no futebol, será posicionado num dos Gabinetes da FIA como apoio, fora do circuito. Terá ligação em tempo real com o diretor de corrida de FIA F1, e ajudará a aplicar os regulamentos desportivos utilizando as mais modernas ferramentas tecnológicas.
Em segundo lugar, as comunicações rádio directas durante a corrida, atualmente transmitidas em direto por todas as televisões, serão removidas, a fim de proteger o director da corrida de qualquer pressão, e permitir-lhe tomar decisões de forma pacífica. Será ainda possível fazer perguntas ao diretor da prova, de acordo com um processo bem definido e não intrusivo.
Em terceiro lugar, os procedimentos do Safety Car serão reavaliados pelo Comité Consultivo Desportivo de F1 e apresentados à próxima Comissão de F1 antes do início da época.
E, finalmente, gostaria de informar que será criada uma nova equipa de gestão de corridas a partir de Barcelona para a sessão de testes. Niels Wittich (ex-DTM) e Eduardo Freitas (WEC) atuarão alternadamente como Diretor de Corrida, assistidos por Herbie Blash, como conselheiro sénior permanente.
A Michael Masi, que realizou um trabalho muito desafiante durante três anos como Diretor de Corrida de Fórmula 1 após Charlie Whiting, será oferecido um novo cargo dentro da FIA.
Apresentei este plano completo aos membros do Conselho Mundial do Desporto Automóvel e do Senado, que deram o seu total apoio.
Com este plano, a FIA abre o caminho para um novo passo em frente na arbitragem de Fórmula 1. Sem os árbitros, não há desporto. O respeito e o apoio dos árbitros está na essência da FIA. É por isso que estas mudanças estruturais são cruciais num contexto de forte desenvolvimento e as legítimas expectativas dos pilotos, equipas, fabricantes, organizadores e, claro, dos adeptos.
Agradeço calorosamente a todos aqueles que contribuíram para esta reforma.
Estas mudanças vão permitir-nos iniciar a temporada de Fórmula 1 de 2022 nas melhores condições, e o nosso desporto será ainda mais amado e respeitado.
Mohammed ben Sulayem (Presidente da FIA)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







jo baue
17 Fevereiro, 2022 at 14:46
Conclusão: os jogadores de uma equipa a escolher quem vai ou não ser o árbitro. Parabéns, F1, já conseguiram ultrapassar o futebol !
Curiosamente, chegados aqui, as hamgirlz ficaram entupidas, estão ainda a ver se descobrem alguma coisa para copiar .
Luis teixeira
17 Fevereiro, 2022 at 22:20
Comentário típico de adepto de futebol… Não tenho nada contra o futebol.
jo baue
17 Fevereiro, 2022 at 23:07
Brincamos ou quê? Esta decisão é um nojo. Alguém já viu um concorrente decidir a sorte de um árbitro?! O resultado disto é passar a haver adeptos que nunca torceram “contra” o advsersário, obviamente cada um tem as suas antipatias,,começar a esperar que o motor do carro deles rebente em todas as corridas. Repetindo: é um nojo esta decisão! Leiam a porcaria do comunicado, o castigo não foi resposta ao que o Masi fez em toda a temporada mas sim apenas no sucedido em Abu Dhabi. Está lá escrito expressamente ! Tirem as palas!
Lagafe
18 Fevereiro, 2022 at 2:19
(…of the last F1 Abu Dhabi Grand Prix and from the 2021 season,..)
Não só Abu Dhabi mas também por Abu Dhabi.
Duas possibilidades:
1 – A teoria da conspiração do costume da Mercedes que domina toda a FIA e quiçá o mundo
2 – Realmente o Masi fez um erro técnico em Abu Dhabi
[email protected]
17 Fevereiro, 2022 at 15:41
Tudo isto que se está a passar à volta da ultima prova e em particular da ultima volta de Abu Dhabi, só vem reforçar a vigarice e a pouca vergonha que foi a ultima volta e a maneira como um diretor de corrida “forjou” um “campeão do mundo” e agora como vai ser? Como diz o povo ” casa roubada trancas à porta”. O Max devido ao talento que tem merecia ganhar um titulo com mais dignidade, mas será sempre lembrado como campeão de Masi, ou o campeão dos safety car, uma vergonha.
Lagafe
17 Fevereiro, 2022 at 17:42
Não.Coincido que a decisão do Masi foi errada tecnicamente mas o Max é um digno campeão do munddo. Sou de opinião que passou das marcas várias vezes, mas também é verdade que cometeu menos erros. O Hamilton perdeu o título em Baku. O público em geral não entende o erro da direção, nem as regras do SC. Está-se a marimbar para isso. Vibrou com uma decisão na última volta e isso basta-lhes.
Faço uma modesta relação a 89. Mesmo que o Senna não tivesse sido desclassificado, nunca teria sido campeão por erros em outras prova. O Prost nesse ano foi melhor e merecia ser campeão.
...
17 Fevereiro, 2022 at 18:08
Uma vergonha é dizer que os outros não sabem ler quando afinal…mas pronto, um vintém é um vintém e um cretino é um cretino! Já que não tens paciência para me fazer um desenho, posso eu fazer-te um…desta vez levas apenas o link: https://www.autosport.pt/formula1/f1/formula-1-alpine-muda-de-nome-apos-anuncio-de-novo-patrocinador/
Lagafe
17 Fevereiro, 2022 at 22:49
“Espelho, espelho meu…”
...
17 Fevereiro, 2022 at 23:24
Faz falta a muita gente…
[email protected]
18 Fevereiro, 2022 at 10:27
Olha quem por aqui anda, eu a pensar que você já estava em tratamento a tratar daquelas patologias todas de que padece e afinal ainda anda por aqui a insultar toda a gente que não concorda consigo. Você é mesmo um personagem Patético, ardiloso e como lhe vou provar quanto mais fala/escreve mais se enterra, eu utilizei uma força de expessão que foi (porque quem não sabe ler vê as figuras) era uma força de expressão muito utilizada nos anos 80, só que provavelmente você nem era nascido, ou então não sabe o que é uma força de expressão, mas eu dei-me ao trabalho de fazer um copy paste do tal comentário que o “magoou” muito e aqui está ele:
Reply to
917/30
6 dias atrás
O seu comentário demonstra uma falta de inteligência atroz, no entanto tem uma tendência ardilosa e alguma de esperteza saloia, senão vejamos:
Eu quando me refiro ao comportamento do Max ( repare que eu quando me refiro ao Max nunca o insulto, ao contrário de si em relação ao Hamilton e por aí se vê o seu nível ), refiro que ele sempre teve este comportamento “arruaceiro” desde os karting ( nessa altura você nem sabia quem ele era como já deu para perceber ) e não me refiro a uma situação especifica como é o seu caso em relação a Silverstone, refiro-me a toda uma carreira, daí o “síndrome”, o “trauma”, o “comportamento compulsivo obsessivo”, tudo problemas do foro psicológico, eu para ter o “síndrome” de que você fala, teria que estar sempre a falar de Monza e outras tantas que ele Max tem feito, mas como já deu para perceber pelo seu comentário a sua cabeça não dá para mais, poderia tentar fazer-lhe um desenho, assim talvez fosse mais fácil para si, (porque quem não sabe ler vê as figuras) mas para alem de ser péssimo a desenhar, já não tenho paciência para gente com o seu nível de inteligência, como tal tente subir um bocadinho ao nível de tudo pois o seu nível é demasiado baixo em tudo e procure ajuda se ainda for a tempo, o que a julgar pelos seus comentários não me parece que ainda seja possível, até dá pena…
A sua perseguição a mim é tão doentia que até vem-me responder a um post que não tem nada a ver com a noticia em questão, os traumas tratam-se vá-se tratar é triste ver assim uma vida tão estragada, mas quando a cabeça não dá para mais dá nisto, coitado….
P.S.
Não perca mais tempo procure ajuda psicológica urgentemente, o seu problema está a piorar de dia para dia, se não se tratar um dia destes ainda compra uma corda.
...
18 Fevereiro, 2022 at 12:53
“como lhe vou provar” looool Tens-te em muito boa conta não há dúvida, a única coisa que provaste (ainda que não seja novidade) é que és um cretino! Vieste marrar contra mim dessa vez e eu é faço uma perseguição doentia???…que grande anormal que tu és…pela maneira de escrever fazes-me lembrar uns artistas/nicks (um deles anda desaparecido) de quem também “gosto” muito, porque será?…p.s vai badamerda!
[email protected]
18 Fevereiro, 2022 at 13:57
Parabéns por ter demonstrado em tão poucas palavras o baixissimo nível em que você está, por muito que eu tente não consigo baixar tão baixo, é nitidamente um Rambinho do teclado, atrás do teclado, insulta e é um mauzão, fora dele, não passa de um chihuahua coitadinho, há um ditado que diz “o insulto é a arma dos incompetentes” e como se prova nunca se aplicou tão bem este ditado,para alem disto tudo quem se pôs a jeito foi você, pois foi você que me veio provocar, mais uma vez. No fundo o unico sentimento que você me desperta, é pena, pena de ver que há gente tão perturbada, pena de ver que há gente com tão pouca esperança no mundo, pena de ver tanta doença mental que a pandemia causou, ou agravou, pena de ver mais uma vida estragada, você dá-me pena.
P.S. Aquilo da corda não era a sério, não vale a pena gastar dinheiro na corda, pode sempre cortar os pulsos, ou meter a cabeça na sanita e despejar o autoclismo, atendendo ao tipo de cabeça que tem talvez esta ultima solução seja a melhor porque ninguém vai notar a diferença na ETAR.
...
18 Fevereiro, 2022 at 15:14
Vai badamerda!
[email protected]
18 Fevereiro, 2022 at 15:18
LOOOOOOOOL
...
18 Fevereiro, 2022 at 15:51
És tão estúpido que dizes que “o insulto é a arma dos incompetentes” ao mesmo tempo que me insultas, hilariante…que anormal! A comprar uma corda seria para a colocar em ti como rédea… Repito: vai badamerda! A partir de agora ficas aí a grunhir sozinho que quando quiser saber de animais da tua igualha vou a um curral de porcos.
[email protected]
17 Fevereiro, 2022 at 18:40
Campeão do safety car seria o Hamilton , se a corrida terminasse em SC. e com o espectro de ser um mercedes B a ter-se despistado. pior do que uma vergonha abria um precedente perigoso.
Luis teixeira
17 Fevereiro, 2022 at 22:15
Com a vantagem que tinha, o Hamilton precisava do despiste do “Mercedes B” para quê?
[email protected]
18 Fevereiro, 2022 at 10:36
Já se esqueceu da fantástica vitória de SPA que quem devia ter ganho era o Bernd Maylander, pois foi quem cortou a meta em 1º lugar na celebre corrida que não chegou a ser e depois foi campeão à “pala” duma alteração das regras do safety-car na ultima volta da ultima corrida, já se esqueceu disso tudo, ou tem andado distraído???
Lagafe
17 Fevereiro, 2022 at 15:49
Estou para ver se alguma equipa vai oficialmente defender o Masi. A localização dessa Sala Virtual vai dar muita polémica.
jo baue
17 Fevereiro, 2022 at 17:42
Vai ser em Genève !
Não me chateies
17 Fevereiro, 2022 at 16:45
.
Não me chateies
17 Fevereiro, 2022 at 16:46
Já começam mal. Uma coisa é não transmitirem o programa dos discos pedidos, outra é não aprenderem com o WEC. No WEC o Eduardo Freitas comunica e explica as penalizações em directo e ao vivo para todos ouvirmos, com total transparência. Esta comunicação não é democrática nem interactiva, só pode ter um sentido, o da direção de corrida para o exterior. Os Wolfs e Horners no WEC teriam de ficar calados ou queixarem-se na TV. No autosport inglês já diz que os discos pedidos vão continuar, mas por debaixo do tapete, a vergonha vai continuar. VAR? Sempre vamos ter a futobolização da F1, o VAR não trouxe nada de bom ao futebol, eu por exemplo já não vejo um jogo de futebol há 2 anos e via vários por fim de semana.
Lagafe
17 Fevereiro, 2022 at 17:35
Nestes dias tive a ver umas partidas antigas de futebol. Houve muita polémica que um VAR mataria facilmente. A tecnologia está ao serviço das equipas, porque não também ao serviços da direção/arbitragem?
[email protected]
17 Fevereiro, 2022 at 18:45
O Autosport inglês tem de se informar melhor sobre quem são os novos diretores de corrida. Nestes dois ninguém manda, nem o presidente da FIA. E nem pensar em queixinhas na tv ou nos jornais.
Frenando_Afondo™
17 Fevereiro, 2022 at 17:21
Bem, as comunicações rádio nunca foram em directo, mas sim em diferido, a fim de proteger a estratégia de cada equipa. Além que na TV eles precisam de tempo para censurar alguma asneira.
Vamos ver como é que isto tudo funciona. Desde que seja transparente e não andem a tentar amanhar resultados como em Abu Dhabi. Por mim tudo bem.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
17 Fevereiro, 2022 at 18:15
Desde que seja transparente e não andem a tentar amanhar resultados como em Silverstone. Por mim tudo bem.
Cumprimentos
[email protected]
17 Fevereiro, 2022 at 18:46
Desde que seja transparente e não andem a tentar amanhar resultados como Abu Dhabi , provocando safety cars para beneficiar quem vai à frente sem pneus. Por mim tudo bem. 😀
[email protected]
17 Fevereiro, 2022 at 18:37
ou seja, Masi tendo decidido bem, foi frouxo – por isso entram dois homens fortes mais race ditactors do que race directors – o Toto a meio da época vai gritar “Masi, volta e perdoa-me”. Ou duvidam que estes novos diretores decidiriam de maneira diferente em Abu Dhabi? a diferença é que mandavam logo os diretores de equipa estarem caladinhos, senão não voltavam à Formula 1
jo baue
17 Fevereiro, 2022 at 18:44
Bem visto. Nesse sentido falou o Grande Mario Andretti, que por tantas e tantas situações do género passou, e cujas declarações deviam ser emolduradas.
asfalto
17 Fevereiro, 2022 at 22:47
Não vai valorizar o espetáculo certamente.
Speedway
18 Fevereiro, 2022 at 11:18
Ter o Masi ou outro qualquer dá o mesmo se a AMG continuar com a falta de desportivismo que revelou no ano passado. Não souberam perder porque achavam que tinham tudo controlado e que a vitória era certa. As decisões do sr Freitas ou outro, não podem sofrer contestação,nem pressão. A AMG tem de aprender a ter boas maneiras…no minimo.