Fórmula 1 que fizeram história…

Por a 1 Dezembro 2023 09:30

Nestes 74 anos de Fórmula 1 foram bem mais de 500 os chassis desenhados para correr em Grande Prémios. Escolher os mais representativos que passaram por estes 2341 números do AutoSport não é fácil, sendo que a primeira tarefa é a de definir os critérios de escolha.

Por isso, decidimo-nos por escolher os chassis que marcaram uma séria evolução tecnológica e os que dominaram por completo a concorrência, mas só até ao dominador F2004, pois a partir daí houve equilíbrio durante alguns anos, entre a Ferrari e a Renault, primeiro, depois a Scuderia com a McLaren. Passámos também pelo ano Brawn GP (2009) e depois sim, veio forte domínio Red Bull, que mais do que um forte domínio de um modelo, foi o domínio de uma estrutura por inteiro. Depois, como bem sabemos, começou a era híbrida e a partir daí um novo ciclo de domínio, da Mercedes, que já terminou começando agora um domínio ainda maior por parte de Max Verstappen e da Red Bull, nestes últimos dois. Mas o que queremos é recordar o passado, fica para outra altura falar dos melhores carros do Séc. XXI, com a exceção do F2004. Então vamos lá…

McLaren MP4-4

Um dos carros mais ganhadores da história da F1. Em 1988, Prost e Senna venceram 15 das 16 corridas da temporada, largando em todas da primeira fila e passando pelo comando também em todas. Embora não sendo muito diferente dos carros anteriores, possuía um dos mais fiáveis e potentes motores fornecidos pela Honda, estando aqui um dos segredos do seu sucesso.

Ano: 1988

GPs. Disputados: 32

Pódios: 25

Pontos: 199

Vitórias: 15

Pole positions: 15

Melhores voltas: 10

Equipa: Honda Marlboro Team

Pilotos: Ayrton Senna e Alain Prost

Motor: Honda 1.5 V6T – 1.500 V6 Turbo, 800 cv às 12.500 rpm

Lotus 79

O Lotus 79 foi cinicamente chamado por um jornalista de “carro para

deitar fora”. Tinha um monocoque muito estreito e o tanque de combustível por trás do cockpit. Muitas peças do carro estavam montadas em volta do chassis, para facilitar a sua extracção ou mudança. Era a exacerbação dos conceitos , “efeito de solo” e aerodinâmica de perfis alares invertidos.

Ano: 1978, 1979

GPs. Disputados: 58

Pódios: 14

Pontos: 112

Vitórias: 6

Pole positions: 10

Melhores voltas: 5

Equipas: John Player Team Lotus, Martini Racing Team Lotus, Team Rebaque

Pilotos: Jean-Pierre Jarier, Mario Andretti, Ronnie Peterson, Carlos Reutemann, Hector Rebaque

Motor: Ford Cosworth DFV 3.0 V8 – 2993cc, V8, 470 cv às 10.800 rpm

Williams FW14B

Em combinação com o motor Renault, formou um conjunto imbatível,

o que permitiu finalmente a Nigel Mansell garantir o tão perseguido título mundial. O chassis era da autoria de Adrian Newey.

Ano: 1992

GPs. Disputados: 32

Pódios: 21

Pontos: 164

Vitórias: 10

Pole positions: 15

Melhores voltas: 11

Equipa: Canon Williams Renault

Pilotos: Riccardo Patrese e Nigel Mansell

Motor: Renault V10 – 650 cv às 11.000 rpm

Brabham BT46B

O Brabham BT46B correu apenas no GP da Suécia de 1978, vencendo através de Niki Lauda. Depois disso, a FIA baniu o carro das pistas, porque o carro tinha uma particularidade: para maximizar o efeito de solo, cujo expoente máximo era corporizado pelos Lotus, a Brabham introduziu uma ventoinha na parte traseira, que provocava a sucção do ar sob o carro e consequente aumento do “downforce”, criando uma vantagem abissal em relação aos outros concorrentes. Segundo a FIA o Brabham contrariava as regras no que dizia respeito à mobilidade dos apêndices aerodinâmicos, que teriam que ser fixos.

Ano: 1978

GPs. Disputados: 2

Pódios: 1

Pontos: 9

Vitórias: 1

Pole positions: –

Melhores voltas: 1

Equipa: Parmalat Racing Team

Pilotos: John Watson e Niki Lauda

Motor: Alfa Romeo 3.0 B12 –

2993cc, V12, 490 cv/12.500 rpm

Renault RS01

Primeiro monolugar construído pela Renault para a F1. Utilizou pela primeira vez um motor com turbo-compressor na F1, com 1,5 litros de cilindrada (os “atmosféricos tinham 3 litros), solução em que muito poucos acreditavam, mas que se revelou ser precursora.

Ano: 1977, 78 e 79

GPs. Disputados: 29

Pódios: –

Pontos: 3

Vitórias: –

Melhor resultado: 4º (Jabouille,

GP USA 1978)

Pole positions: 1

Melhores voltas: –

Equipa: Equipe Renault Elf

Pilotos: Jean-Pierre Jabouille, René Arnoux

Motor: Renault 1.5 V6T – 1.493cc, V6 Turbo

McLaren MP4-2

Foi o segundo modelo da série MP – ou seja, da época de Ron Dennis. É uma evolução do modelo anterior, mas com uma melhor distribuição de pesos e uma aerodinâmica optimizada. Niki Lauda conquistou com ele o seu último título de campeão, com meio ponto de vantagem sobre Prost, em 1984.

Ano: 1984

GPs. Disputados: 32

Pódios: 18

Pontos: 143,5

Vitórias: 12

Pole positions: 3

Melhores voltas: 8

Equipa: Marlboro McLaren International

Pilotos: Niki Lauda e Alain Prost

Motor: TAG 1.5 V6T – 1500 V6 Turbo, 750 cv às 11.500 rpm

Williams FW07

O famoso Williams branco e verde, com as cores da companhia aérea Saudia, pertença da família Bin Laden. Inspirado no Lotus 79, tinha um chassis tão pequeno que os pilotos tinham que dobrar os joelhos para chegar aos pedais.

Ano: 1979 e 80

GPs. Disputados: 27

Pódios: 10

Pontos: 80

Vitórias: 6

Pole positions: 4

Melhores voltas: 4

Equipas: Albilad-Saudia Racing

Team (1979), Albilad-Williams Racing

Team (1980), RAM/Williams

GP Engineering (1980), RAM/Rainbow Jeans Racing (1980)

Pilotos: Clay Regazzoni, Alan Jones, Rupert Keegan, Kevin Cogan, Desiré Wilson, Emilio de Villota

Motor: Ford Cosworth DFV 3.0 V8 – 500 cv/10.000 a 12.000 rpm

Ferrari F2004

Este foi o último Ferrari a dominar de fio a pavio um Campeonato do Mundo de F1. Com ele, Michael Schumacher garantiu o seu sétimo título mundial, depois de vencer 13 das 18 corridas da época, entre elas as cinco primeiras, consecutivas. O F2004 venceu, nesse ano, 15 provas – as outras duas por Rubens Barrichello. Este foi o monolugar mais bem sucedido da história recente da marca do “cavallino rampante”.

Ano; 2004

GPs. Disputados: 36

Pódios: 29

Pontos: 262

Vitórias: 15

Pole positions: 12

Melhores voltas: 14

Equipa: Scuderia

Ferrari Marlboro

Pilotos: Rubens Barrichello e Michael Schumacher

Motor: 3000 Ferrari (Type 053) – V10, 2.997cc

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico