Fernando Alonso: alterações no Eau Rouge/Raidillion não vão parar acidentes

Por a 28 Agosto 2021 17:56

Fernando Alonso é de opinião que as alterações no Eau Rouge/Raidillion não irão fazer com que deixem de acontecer grandes acidentes ali. Na sequência do acidente fatal sofrido por Anthoine Hubert, numa corrida de Fórmula 2 em 2019, passou a haver muita gente com vontade de fazer qualquer coisa ali que impeça a potencial gravidade dos acidentes, e depois da carambola de ontem na W-Series, e do acidente, hoje na qualificação de Lando Norris, a questão voltou à baila mas Alonso adverte que mesmo fazendo alterações, ainda que deixe de haver tantos acidentes, essa continuará a ser uma curva de alta velocidade que faz parte do desafio que é Spa-Francorchamps. Por outro lado, há muito que, essencialmente na F1, a curva deixou de ser o desafio que era no passado, porque seja em que condições for é feita a fundo. Por isso muitos dizem que hoje em dia é apenas um grande risco sem ser um enorme desafio.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

5 comentários

  1. 831AB0

    28 Agosto, 2021 at 18:59

    Não é «Raidillion», é «Raidillon»!
    Quanto ao resto, penso que o Alonso tem razão e que a pior coisa que se poderia fazer seria descaracterizar o Raidillon, como fizeram no Enzo e Dino Ferrari com a curva Tamburello.

    • Robin Hood

      29 Agosto, 2021 at 10:04

      Bem visto 831ABO!

    • Ricfil

      31 Agosto, 2021 at 0:37

      Como alguém atribui pontoi negativo a uam resposta destas nunc avou entender.

      Concordo plenamente. Assassinam circuitos. E em Spa já chegou acabarem com a mítica “bus stop chicane”.

      Em Imola para além da Tamburello, foi também a Villeneuve, que era uma curva espetacular e mais uma que distinguia os pilotos bons dos excepcionais, uma vez que exigia uma precisão e sensibilidade extraordinárias ao volante e nos travões – sendo que a travagem para a Tosa poderia ter que iniciar ainda em “apoio” em circunstancias de corrida e no duelo “lado a lado”, e onde o balanço do chassis dos bólides e a precisão de pilotagem farai muita diferença. Com as chicanes, temos o “trava” – aponta – negoceia a “curva contracurva” e acelera. perde-se muito da pilotagem agerrida no processo.
      A única curva que acho ue melhorou em relação ao anterior traçado em Imola foi a Acque Minerali. Tendo ficado mais fluida e espetacular e mais agressiva e exigente para os pilotos.

  2. Frenando_Afondo™

    29 Agosto, 2021 at 2:46

    Acho que a única maneira de evitar acidentes é criar algum tipo de nova saída usando o terreno. algo que o monolugar consiga continuar a sua trajectória sem ser estampar-se contra paredes, que inevitavelmente o atiram de volta para a pista.

    Podiam alargar as escapatórias, mas já li algures que não é possível, devido a estar nos limites do terreno disponível. Então se calhar podiam criar algo que o monolugar pudesse bater contra mas que absorva muito mais energia que agora e assim fique o mais possível no local onde bateu. O quê? Não faço ideia.

  3. Sr. Dr. HHister

    29 Agosto, 2021 at 4:01

    Ninguém pode evitar acidentes em lado nenhum. Quer-se é evitar mortes.
    Das duas uma, ou alargam a pista para criar escapatórias mais largas, ou arranjam umas barreiras que envolvam o carro e não o cuspam para a pista.
    E por favor não descaracterizem a curva.

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado