F1, Zak Brown: “Quatro equipas podem desaparecer”

Por a 6 Abril 2020 10:45

As preocupações quanto ao futuro de algumas equipa da F1 continuam a crescer. A crise que se avizinha terá consequências tremendas em todo o mundo e a F1 não irá escapar.

Zak Brown quer que sejam tomadas medidas para enfrentar as dificuldades que se avizinham e deixou o aviso… quatro equipas podem desaparecer se essas medidas não forem tomadas:

” Se não enfrentarmos esta situação de maneira agressiva vejo quatro equipas a desaparecer. Dado o tempo que leva para montar uma equipa de F1, e dada a crise económica e de saúde em que estamos agora, é difícil pensar que haveria pessoas alinhadas para assumir essas equipas, como tem sido historicamente. Eu não acho que o momento poderia ser pior desse ponto de vista. Então, acho que a F1 está muito frágil no momento.”

O CEO da McLaren revelou que as equipas concordaram em reduzir o limite para 150 milhões de dólares (ao contrário do primeiro limite anunciado de 175 milhões), no entanto, as equipas menores da F1 querem que seja ainda menos.

“A grande maioria – incluindo uma das grandes equipas – está disposta a ficar substancialmente abaixo dos US $ 150 milhões”, disse ele. “Se não atingirmos um limite suficientemente agressivo e algumas pessoas sentirem que precisam gastar até ao limite este ano e não tiverem hipótese de recuperar o investimento, poderão perguntar-se ´porque estamos aqui?´

Brown acrescentou: “No futebol, embora todos saibam que o Manchester United ou o Liverpool vencerão com mais frequência, todos as equipas têm uma hipótese de levar a melhor, e na F1 esse não é o caso. E algumas equipas estão a colocar os interesses desportivos bem à frente do bem maior e perdendo a noção de que estão a correr o risco de prejudicar o desporto – e então todos perdemos.”

“Quase dá a ideia que eles sentem-se desconfortáveis ​​em ter uma luta justa com outras equipas que talvez não tenham visto como concorrente antes, e podem sentir-se desconfortáveis ​​em ter uma luta justa porque nunca estiveram numa. Na minha opinião, o desporto é uma oportunidade para todos competirem de maneira justa e justa. É como um lutador de pesos pesados que só quer lutar com pesos médios. ”

“Há uma divisão”, diz ele. “Não é uma divisão de 50 / 50. Eu diria que é mais 80 / 20. A realidade é que podemos sobreviver com 80% (das equipas), mas não podemos sobreviver com 20. “

Diz-se que a Mercedes concordou em baixar mais o limite orçamental, enquanto a Red Bull e a Ferrari se opuseram a isso e o acordo não será fácil de encontrar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
pedro_speed
pedro_speed
4 anos atrás

É uma pena se isso acontecer. Mas já diz o ditado popular “Para grandes males grandes remédios!”. Se realmente vieram a desaparecer várias equipas, por que não implementar um sistema que já foi falado no passado recente: equipas de 3 carros. Os grandes “teams” como Mercedes, Ferrari e Red Bull e mesmo a Racing Point e a McLaren já gastaram dinheiro nos projetos dos carros. Se o seu desenvolvimento ficar congelado, poupam dinheiro aí. Porque não gastar um pouco mais, e creio que não seria muito mais, e construírem um 3º carro. Para esta ideia funcionar, também deveria ser limitado… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  pedro_speed
4 anos atrás

Mas o problema é salvar equipas, para que haja diversidade na grelha, essa ideia dos 3 carros mata logo qualquer equipa pequena, assim que essa solução tem o mesmo problema actual: desaparecerem equipas. Depois 3 carros acaba por se gastar mais dinheiro, mesmo reduzindo noutras coisas. Afinal transportar 3 carros para as corridas é mais caro, por implica transportar pelo menos 6 carros (dois por piloto, devido a possíveis acidentes durante o fim-de-semana), implica transportar mais pneus, mais carburante, mais peças sobresselentes, etc etc. tudo isso só vai aumentar os custos. Depois temos de ver do ponto de vista competitivo,… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  pedro_speed
4 anos atrás

Não está a ver bem o problema. O que a F1 precisa é de mais equipas, não que desapareçam algumas, mas de equipas sólidas, não de oportunistas sem noção de onde se estão a meter. Um terceiro carro, em que nem todas estariam interessadas, acarretaria mais despesa e corríamos o risco de ver pódios com uma única equipa e, pior do que isso, dois pilotos a “trabalharem” para um terceiro. Seria justo? Acho que a 4ª candidata a fechar portas seria a Alpha Tauri, não a Renault. Apesar de terem muito dinheiro, não nos podemos esquecer que a Red Bull… Ler mais »

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  Pity
4 anos atrás

Concordo consigo em parte. É lógico que a F1 precisa é de mais equipas e eu sempre defendi que devia haver pelo menos mais 2 equipas. Mas isso é numa situação normal. Agora estamos numa situação extremamente anormal, a nível mundial! Mesmo assim é preferível salvar equipas. Mas se tal não for possível, será preferível ter uma F1 com apenas 12 ou 14 carros, ou seja apenas 6 ou 7 equipas? Quanto às corridas, não seriam 20 corridas em 10 circuitos, mas sim 16 corridas nos mesmos 10 circuitos, ou seja, alguns eventos teriam 2 corridas, outros apenas uma. A… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  pedro_speed
4 anos atrás

A Fórmula E pode fazer dois eventos no mesmo fim de semana porque condensa cada evento num único dia. O que eu acho que a F1 pode fazer, para tentar salvar as equipas e o campeonato deste ano, é fins de semana de dois dias e juntar, tanto quanto possível, países vizinhos, ou próximos, por exemplo, Bélgica e Holanda, Singapura e Japão, Áustria e Hungria, até porque não vai ser possível grandes enchentes, pelo que não roubariam freguesia uns aos outros. O maior problema se acabarem algumas equipas, é que dificilmente vão surgir outras nos próximos três ou quatro anos,… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado