F1, Yuki Tsunoda: Preparado para liderar a Alpha Tauri? (Sondagem)

Por a 20 Outubro 2022 12:33

2023 será ano de mudanças na Alpha Tauri, com a saída de Pierre Gasly para a Alpine, abrindo espaço para a entrada de Nyck de Vries. Yuki Tsunoda vai manter o seu lugar e será o piloto mais experiente da equipa. Estará o piloto japonês preparado para assumir a liderança?

Tsunoda, jovem piloto japonês apoiado pela Honda e que entrou no programa de jovens pilotos da Red Bull, destacou-se pela sua velocidade nas categorias de iniciação, tendo vencido a F4 japonesa (2018) sendo terceiro classificado na F2 (2020). As portas da Alpha Tauri abriram-se e o jovem de 22 anos natural de Sagamihara cedo deu nas vistas, conquistando um nono lugar na primeira corrida na F1. A primeira amostra prometia, mas Tsunoda deslumbrou-se com a F1 e acreditou que o seu talento era suficiente para ter sucesso. Foi engolido pela exigência da competição e motivou a sua mudança de Inglaterra para Itália, para estar mais próximo da equipa e mais longe das distrações.

A carreira de Tsunoda tem sido marcada por erros, apesar do potencial inegável do jovem piloto. Em 38 corridas conseguiu 43 pontos, sendo que o seu melhor resultado foi o quarto lugar (GP de Abu Dhabi 2021). Tsunoda tem, por vezes, evidenciado alguma falta de maturidade com reações intempestivas no rádio e alguns erros comprometedores. O jovem japonês sabe que tem de limar essas arestas se quiser liderar a Alpha Tauri:

“Com certeza o tipo de erros que cometi em Singapura, têm de ser reduzidos, e outras coisas, por exemplo, as penalizações”, disse Tsunoda. “Essas coisas são desnecessárias. Portanto, tenho de melhorar, mas, simultaneamente, o ritmo, especialmente em qualificação, deixa-me bastante feliz e tenho feito bons progressos até agora. Por isso, vou manter este rumo até ao próximo ano”.

Deixando de lado a questão do talento, que parece ser claro no lado de Tsunoda, a questão da maturidade é fundamental para o japonês ter sucesso. Do outro lado, terá Nyck de Vries, com 27 anos, campeão do mundo de Fórmula E, além dos títulos conquistados na Fórmula 2.0 e na F2. De Vries é um piloto muito experimentado, tendo competido recentemente na Fórmula E, no WEC (foi piloto de reserva da Toyota) e no ELMS. A falta de experiência do neerlandês prende-se apenas pela falta de tempo de pista em F1, apesar de estar muito envolvido no trabalho da Mercedes. Assim, apesar da falta de corridas, de Vries tem uma boa noção do mundo que vai enfrentar. Coloca-se então a questão: será que Tsunoda vai conseguir impor-se como referência da equipa, ou Nyck de Vries vai acabar por assumir esse papel?

Numa opinião meramente pessoal, de Vries é, neste momento, muito mais piloto que Tsunoda. O jovem japonês é muito rápido, mas falta-lhe maturidade para enfrentar certas situações, uma maturidade que não tem evoluído de forma clara ao longo desta época. De Vries está habituado à pressão, a trabalhar para grandes marcas e sabe o que é exigido para estar no topo. Será interessante ver a dinâmica na equipa, com Tsunoda a perder o seu grande apoio (Pierre Gasly) e de Vries a tentar destacar-se.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
1 ano atrás

A minha resposta: lol

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
jacinto-18
jacinto-18
1 ano atrás

Talvez o pior do plantel. Se o pusessem a “andar “, não faria falta nenhuma.

Pity
Pity
1 ano atrás

Podem voltar a fazer esta sondagem no próximo ano, depois da 2ª corrida? É que responder agora é como jogar no euromilhões, a probabilidade de acertar é 0,00000001%. 🙂
Tsunoda ainda tem atitudes de criança e De Vries ainda tem que mostrar mais serviço, uma corrida, bem sucedida, é pouco para se aferir das suas capacidades. Por esse motivo, não voto nesta sondagem.

NOTEAM1
NOTEAM1
1 ano atrás

Não sei qual dos dois será o piloto referência, mas desde já fico feliz por ver o De Vries na grelha porque sempre foi um piloto que me pareceu merecer uma oportunidade para correr na F1.
O Tusnoda erra com muita frequência, além de que o nível da sua performance é muito inconstante.
Já se viu que tem bastante apoio interno, talvez a experiência acumulada lhe faça bem, mas tem de subir o seu nível, porque para já não é suficiente para liderar nenhuma equipa.

Scb
Scb
1 ano atrás

O Tsunoda é muito simpático até pode ter um grande carreira nos GT’s ou nos Protótipos mas não parece talhado para as exigências da F1. Por isso all in em De Vries

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado