F1: Yuki Tsunoda ainda não convence

Por a 20 Maio 2025 14:44

Yuki Tsunoda teve um início de carreira difícil na Red Bull, marcando apenas seis pontos em cinco corridas. Em Imola, conseguiu um único ponto depois de um acidente na qualificação e de um arranque da via das boxes.

Tsunoda admitiu que tem dificuldades em compreender o RB-21 e que lhe falta confiança no carro, referindo que precisa de mais tempo para se adaptar e aprender a extrair o seu desempenho.

“Não é fácil compreender o meu carro. Estou ciente de que preciso de ganhar confiança e aprender ao longo dos fins-de-semana de corrida, e de ser capaz de compreender e adaptar-me rapidamente, mesmo com muitas mudanças de afinação. Neste momento, estamos a trabalhar a cerca de 99%. Se não fosse o acidente, pensaria que ainda há muito espaço para ir até ao limite, mas não foi esse o caso. Acredito que a forma de extrair mais potencial do carro é através da aprendizagem, da confiança e da compreensão total do carro.”

Apesar das suas dificuldades, a Red Bull parece estar disposta a dar-lhe mais tempo, ao contrário de Liam Lawson, que teve muito menos tempo para se adaptar. No entanto, as fortes prestações de Isack Hadjar representam uma ameaça para o lugar de Tsunoda.

Tsunoda está a ter a paciência que Lawson nunca teve. Leva a questionar o que terá levado a Red Bull a “despachar” tão cedo o neozelandês (a quem diga que foi mais um problema de atitude fora da pista do que de prestações em pista). A verdade é que Lawson, desde que regressou à Racing Bulls não demonstra o potencial que se viu nas primeiras idas para a pista, dando razão às chefias dos Bulls. Já Tsunoda tem passado entre os pingos da chuva. A pressão da comparação com Verstappen parece ter diminuído, face ao que acontecia com Lawson. E se o japonês tem sido ligeiramente melhor que Lawson, está ainda muito longe de Verstappen e de ajudar a equipa na luta pelo título. O que parece certo, é que Tsunoda não convenceu ainda, e Hadjar perfila-se como o sucessor natural… isto se o mercado não nos der uma nova carambola.

Foto: Philippe Nanchino /MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

3 comentários

  1. Lagafe

    20 Maio, 2025 at 19:48

    O Hadjar é o sucessor de Pérez, eventualmente até de Max. Falta saber é se a Red Bull também o quer queimar.
    Que bom que o Tsunoda tem mais tempo para evoluir. De qualquer forma, está provado que o erro não era Pérez mas sim a equipa.

  2. Leandro Marques

    20 Maio, 2025 at 22:05

    Não era este piloto que, arrogantemente, dizia, antes de Suzuka, após testar o carro no simulador que este não era assim tão complicado de conduzir? Afinal já é?

  3. Leandro Marques

    20 Maio, 2025 at 22:06

    Não era este piloto que, arrogantemente, dizia, antes de Suzuka, após testar o carro no simulador que este não era assim tão complicado de conduzir? Afinal já é?
    Como eu sempre disse, Checo não era um problema. E era o melhor piloto para estar ao lado de Max.

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado