F1: Yuki Tsunoda ainda não convence
Yuki Tsunoda teve um início de carreira difícil na Red Bull, marcando apenas seis pontos em cinco corridas. Em Imola, conseguiu um único ponto depois de um acidente na qualificação e de um arranque da via das boxes.
Tsunoda admitiu que tem dificuldades em compreender o RB-21 e que lhe falta confiança no carro, referindo que precisa de mais tempo para se adaptar e aprender a extrair o seu desempenho.
“Não é fácil compreender o meu carro. Estou ciente de que preciso de ganhar confiança e aprender ao longo dos fins-de-semana de corrida, e de ser capaz de compreender e adaptar-me rapidamente, mesmo com muitas mudanças de afinação. Neste momento, estamos a trabalhar a cerca de 99%. Se não fosse o acidente, pensaria que ainda há muito espaço para ir até ao limite, mas não foi esse o caso. Acredito que a forma de extrair mais potencial do carro é através da aprendizagem, da confiança e da compreensão total do carro.”
Apesar das suas dificuldades, a Red Bull parece estar disposta a dar-lhe mais tempo, ao contrário de Liam Lawson, que teve muito menos tempo para se adaptar. No entanto, as fortes prestações de Isack Hadjar representam uma ameaça para o lugar de Tsunoda.
Tsunoda está a ter a paciência que Lawson nunca teve. Leva a questionar o que terá levado a Red Bull a “despachar” tão cedo o neozelandês (a quem diga que foi mais um problema de atitude fora da pista do que de prestações em pista). A verdade é que Lawson, desde que regressou à Racing Bulls não demonstra o potencial que se viu nas primeiras idas para a pista, dando razão às chefias dos Bulls. Já Tsunoda tem passado entre os pingos da chuva. A pressão da comparação com Verstappen parece ter diminuído, face ao que acontecia com Lawson. E se o japonês tem sido ligeiramente melhor que Lawson, está ainda muito longe de Verstappen e de ajudar a equipa na luta pelo título. O que parece certo, é que Tsunoda não convenceu ainda, e Hadjar perfila-se como o sucessor natural… isto se o mercado não nos der uma nova carambola.
Foto: Philippe Nanchino /MPSA
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Lagafe
20 Maio, 2025 at 19:48
O Hadjar é o sucessor de Pérez, eventualmente até de Max. Falta saber é se a Red Bull também o quer queimar.
Que bom que o Tsunoda tem mais tempo para evoluir. De qualquer forma, está provado que o erro não era Pérez mas sim a equipa.
Leandro Marques
20 Maio, 2025 at 22:05
Não era este piloto que, arrogantemente, dizia, antes de Suzuka, após testar o carro no simulador que este não era assim tão complicado de conduzir? Afinal já é?
Leandro Marques
20 Maio, 2025 at 22:06
Não era este piloto que, arrogantemente, dizia, antes de Suzuka, após testar o carro no simulador que este não era assim tão complicado de conduzir? Afinal já é?
Como eu sempre disse, Checo não era um problema. E era o melhor piloto para estar ao lado de Max.