F1: Vice Presidente da Ferrari deixa críticas

Por a 1 Março 2021 10:45

Piero Ferrari, vice presidente da Ferrari deixou críticas à F1 e à forma como a competição esconde certos pormenores.

A F1 é a competição motorizada mais evoluída tecnologicamente, onde se gastam milhões para encontrar soluções inovadoras. Mas essa tecnologia nem sempre é vista em todo o seu esplendor segundo Piero Ferrari:

“Recentemente falei sobre isso com Bernie Ecclestone com quem ocasionalmente falo ao telefone, a Fórmula 1 deve ser um desporto que deve oferecer um espetáculo que entretém os entusiastas”, disse ele à Motorsport.com. “Temos monolugares muito rápidos com tecnologia muito avançada. No entanto, ninguém sabe disso. Algumas ideias são cobertas por patentes. Mas gastamos quantidades assustadoras de dinheiro e depois mantemos tudo em segredo. Qual é o objetivo? Com os efeitos da pandemia, só se pode seguir F1 na televisão. Temos os monolugares mais rápidos da história, mas as imagens que recebemos da televisão não podem dar as sensações que se obtém quando se está na pista. O que as pessoas e os fãs obtêm é algo diferente.”

“Estes são carros de F1 que ultrapassam os 330 km/h, mas ao vê-los na TV não se tem a sensação de uma velocidade diferente em comparação com uma corrida de Fórmula 2. Não sou contra a investigação tecnológica, muito pelo contrário”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
3 anos atrás

Será que este senhor pensa que os adeptos da F1 vão todos aos circuitos? Ou que só os que vão aos circuitos são adeptos? Arrisco dizer que 90% dos adeptos só viram F1 na TV e, nem por isso, deixam de ser adeptos.
Claro que o público faz falta, é parte do espectáculo, mas não é determinante (excepto para a parte económica).

Lisboa
3 anos atrás

Fui à procura da entrevista original pois sei que muito se perde nas “traduções”, mas não a encontrei, até porque queria ler a parte do; – “Algumas ideias são cobertas por patentes. Mas gastamos quantidades assustadoras de dinheiro e depois mantemos tudo em segredo. Qual é o objetivo?”. É que eu, ao ler isto, da forma como foi traduzido, dá-me a sensação que o sr. Ferrari quer que todas as equipas exponham o que desenvolvem, é isto? Li bem? Se sim, ele vai devolver os 100 milhões de dólares à McLaren pela mesma ter ficheiros da Ferrari? Velha arrogância italiana,… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Lisboa
garantia4
garantia4
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Lisboa, uma dica para encontrares a entrevista: certo que a F1 é dos ingleses e para os ingleses, mas se saíres lá das ilhas – e leva a palavra “motorsport.com” – encontras vida. E só por muita ignorancia saloia é que se pode enxovalhar o Piero Ferrari , que está e esteve sempre acima dos conflitos quotidianos das corridas. Ele apenas quis dizer que, sem prejuízo do sigilo devido por conhecimentos patenteados , ao menos deviam divulgar, dar a conhecer os conceitos e não esses segredos técnicos; e que não faz sentido a F1 no presente gastar cifras astronómicas (por… Ler mais »

Lisboa
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Repito o que já tinha dito no meu comentário inicial…. Procurei a entrevista no site anunciado pelo AS e não encontrei nada. Por isso, aguardo a sua contribuição para aqui colocar o link. Obrigado desde já. Em relação à McLaren e ao spygate de 2007, foi o próprio Domingos Piedade, que dez parte do painel de investigação da FIA à altura dos eventos, que numa entrevista à Sport Tv, explicou o porquê da McLaren ter sido multada e que informações usou. Eu lembro-me na íntegra da entrevista e das explicações dadas e em momento algum se falou de carros ou… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Lisboa, responder a uma crítica dessas evocando ignorancia em relaçao à personagem, neste caso o vice-presidente honorário da marca, que aliás jamais se envolveu numa polémica, nao me parece que seja nao admitir que se façam críticas. A entrevista? No motorsport, como é dito no texto: https://it.motorsport.com/f1/news/piero-ferrari-la-f1-in-tv-non-trasmette-il-senso-della-velocita/5516758/?ic_source=home-page-widget&ic_medium=widget&ic_campaign=widget-6 basta um clique com o cursor no texto e aparece a traduçao automática, para quem quiser. Nõ há desculpa para sermos permanentemente impingidos com “informação” que vem sempre do mesmo lado. — Editado: procurem informarem-se de vez do que se passou com o spygate, não só na “justiça desportiva” mas também nos tribunais… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by jo baue
Car
Car
3 anos atrás

Quem viu o filme “O Aviador” do Scorsese lembra-se que Hughes gastou uma fortuna à espera de nuvens no céu para que os espectadores tivessem a noção da velocidade dos aviões. Aqui é algo semelhante. Com os actuais circuitos, técnicas de filmagem utilizadas e apresentação final de imagens não é possível ter uma boa referência para apreciar a velocidade destas máquinas e pilotos fantásticos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Já é assim desde sempre, eu lembro-me quando era puto os monolugares não pareciam nada rápidos em alguns circuitos, mas noutros (como o Mónaco) pareciam/parecem foguetes. É tudo uma questão de perspectiva. Sobre “esconder” as coisas com patentes, não percebi muito bem, a F1 tem feito bastante para explicar a actual tecnologia e a sua importância para a indústria o desenvolvimento de novas formas de propulsão bem menos poluentes. Não percebi muito bem que o Sr. Ferrari espera, quer que as tecnologias em quais as equipas gastam milhões sejam “open-source”, é isso? Mas olha, aqui está algo que a própria… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Frenando_Afondo™
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado