F1: Vettel interessado em regressar numa nova função
Sebastian Vettel, antigo campeão mundial de Fórmula 1, admitiu estar aberto a regressar ao desporto num novo papel, desde que esse envolvimento tenha um propósito claro e valor humano. O alemão, que conquistou quatro títulos com a Red Bull e se retirou das pistas em 2022 após competir pela Aston Martin, falou durante o Grande Prémio de São Paulo, onde marcou presença para promover causas ambientais.
Desde que deixou a Fórmula 1, Vettel tem-se dedicado a projetos ambientais e de sustentabilidade, participando recentemente no Prémio Earthshot, organizado pelo Príncipe William, e na preparação da cimeira climática COP30, no Brasil. O ex-piloto reconhece o paradoxo entre a necessidade de combater as alterações climáticas e o elevado impacto ambiental associado à Fórmula 1, com as suas 24 provas anuais e as exigentes deslocações internacionais.
Ainda assim, considera que o desporto pode assumir um papel de liderança positiva, servindo de exemplo através da adoção de soluções sustentáveis, como os combustíveis sintéticos e a meta de zero emissões líquidas até 2030. Embora o seu nome tenha sido recentemente associado a um possível cargo de consultor na Red Bull, em substituição de Helmut Marko, Vettel afirmou não estar ativamente à procura de funções no paddock, mas não fecha a porta a oportunidades com significado.
“Não quero estar aqui apenas para ganhar dinheiro”
“Se for tempo bem aproveitado, com um desafio e uma componente humana que me motive, então por que não?”, disse Vettel em Interlago, citado pela Reuters. “Tem de haver um propósito. Não quero estar aqui apenas para ganhar dinheiro ou para estar presente. Isso não sou eu, e sentir-me-ia mal se fosse assim.”
O alemão acrescentou que, embora não esteja a procurar ativamente um novo cargo, não exclui essa hipótese:
“Talvez seja um novo papel… não sei. Não estou a bater às portas a pedir emprego.”
Sobre a relação entre o desporto e o ambiente, sublinhou:
“Se a Fórmula 1 conseguir liderar esta mudança, não só terá um lugar no futuro, como também um propósito claro em mostrar aos outros que é possível fazer o mesmo.”
Vettel reforçou ainda que não se arrepende de ter terminado a carreira como piloto:
“Fui muito privilegiado por poder escolher o momento certo para parar. Tomei essa decisão e não me arrependo. Há muito tempo para fazer coisas diferentes e continuar a aprender.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






