F1, Valtteri Bottas: “Estive cinco anos em negação na Mercedes”

Por a 26 Dezembro 2023 12:39

Valtteri Bottas teve um dos trabalhos mais difíceis do desporto motorizado durante cinco anos, em que foi colega de equipa de Lewis Hamilton, numa altura em que o britânico era o melhor piloto do mundo, aliando a isso uma forma soberba. Bottas reconheceu que esteve cinco anos em negação.

O piloto finlandês admitiu que o seu tempo na Mercedes foi duro e que durante muito tempo não reconheceu a superioridade de Hamilton:

“Estive em negação durante quase cinco anos, porque todos os anos lutar pelo título e tinha de acreditar em mim. Foi só quando soube que ia deixar a equipa que reparei que estava um pouco mais tranquilo relativamente a certas coisas. Estava a aceitar algumas dessas coisas. Com o Lewis, só no último ano é que pude aceitar que, com máquinas iguais, ao longo de uma época inteira, teria dificuldade em vencê-lo e que ele é provavelmente melhor em certas áreas. Como piloto de corridas, é difícil admitir isso para nós próprios. Tudo se baseia em factos e no que se pode ver através dos dados relativos a essas coisas. É possível ver a diferença média no ritmo de qualificação ou de corrida. Nada foi evitado. Não me arrependo de nada, porque era uma situação complicada para mim, porque tinha um contrato de um ano todos os anos.  Sabia que, se queria lutar pelo título, tinha de estar de corpo e alma nesta equipa. Se começasse a ser um idiota, perderia o meu emprego muito facilmente. Eles podiam sempre arranjar outra pessoa”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
leandro.marques
4 meses atrás

“porque era uma situação complicada para mim, porque tinha um contrato de um ano todos os anos” A melhor forma de manietar um piloto, dando prevalência ao outro, é esta. Nisso a mercedes fez o que tinha de ser feito nessa altura, sabendo que tinha um carro bastante mais dominante do que todos os outros. Se não tivesse controlado um dos pilotos desta forma arriscava-se a ter mais um ano de 2016, onde só perdiam as primeiras posições quando lutavam demasiado entre si. Assim não corriam riscos, garantindo que não houvessem surpresas e/ou golpes de teatro e garantiam facilmente os… Ler mais »

2020
2020
4 meses atrás

Ou seja tinha um contrato para alimentar os títulos do teu “amigo”…. assim o quiseste.

Pity
Pity
4 meses atrás

“…que ele é provavelmente melhor em certas áreas“. Só em certas áreas? É capaz de ter razão, o Hamilton, até hoje, ainda não foi capaz de fazer uma actuação ao nível da que Bottas fez na Hungria 2021. 🙂

leandro.marques
Reply to  Pity
4 meses atrás

Fazer com que um ocon desta vida ganhe um GP sem saber ler nem escrever?

Pity
Pity
Reply to  leandro.marques
4 meses atrás

Não, isso foi consequência. Referi-me ao brilhante arranque que acabou com a corrida de vários pilotos duma assentada.

leandro.marques
Reply to  Pity
4 meses atrás

Lá está, as consequências derivam de uma ação. A vitória do piloto que só entrou na force Índia tendo um lugar na F1 devido a um desconto no fornecimento de motores, derivou do bloqueio das rodas na travagem originando toda a catadupa de incidentes que levaram a vários pilotos terem a corrida arruinada. Assim como em 2008 a ação ilegal de Piquet Jr levou às consequências de um pit stop errático da Ferrari. Estas duas ações, uma de má pilotagem (pese a chuva que inundou a pista) e outra ilegal, levaram às consequências de um piloto sem competência e condições… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  leandro.marques
4 meses atrás

Quanto ao Ocon, estamos de acordo, quanto ao Massa… sem aquele “incidente” com o Piquet tudo teria sido diferente, mas não podemos afirmar que o título cairia para o lado do Massa, nada nos garante que a Ferrari não erraria na mesma, ou que a McLaren teria a mesma abordagem às corridas daí em diante. É a questão dos “ses”.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado