F1: Uma das equipas mais rápidas nos pit stops em 2024 está com problemas nas trocas de pneus

Por a 23 Setembro 2025 17:15

A Red Bull tem sido consistentemente a equipa mais rápida nas paragens nas boxes, mas em 2024 a Mclaren aproximou-se muito do nível da rival e fez das trocas de pneus uma das suas forças. Em 2025, as últimas corridas têm demonstrado falhas.

A McLaren reconheceu que as paragens nas boxes estão a tornar-se um ponto fraco, depois de duas trocas de pneus lentas em corridas consecutivas prejudicarem os resultados de Lando Norris.

Em Monza, uma troca lenta do pneu dianteiro esquerdo fez Norris ficar atrás de Oscar Piastri, levando a ordens de equipa embaraçosas, nas quais o britânico acabou por recuperar a posição. Em Baku, um problema na roda dianteira direita atrasou-o novamente, custando-lhe duas posições e quatro pontos no campeonato até à bandeira quadriculada.

O diretor da equipa, Andrea Stella, admitiu que a equipa já tem como prioridade os pit stops, mas os erros recentes sublinham o quão vitais eles são nas disputas acirradas do meio do pelotão. Com margens mais apertadas do que nunca, mesmo alguns segundos perdidos podem alterar os resultados.

“Definitivamente, para o restante da temporada e também pensando no carro do próximo ano, há trabalho a ser feito do ponto de vista dos pit stop — no que diz respeito à execução dos pit stop —, mas também no hardware, para que a execução do pit stop pela nossa equipa seja mais simples e natural. Ainda há algumas interações entre o operador e o hardware que devem ser melhoradas do ponto de vista do hardware.”

Stella explicou que as duas falhas não estavam relacionadas: o problema em Monza foi diferente do de Baku. No entanto, ele admitiu que o hardware e o equipamento da McLaren ainda precisam ser otimizados, tanto para ajudar os mecânicos a executar as paragens de forma mais natural quanto para reduzir a chance de erros sob pressão.

Acrescentou que a equipa está focada em correções de curto prazo para esta temporada, ao mesmo tempo que planeia melhorias de longo prazo para a integração do hardware em 2026. Stella destacou que os ganhos nas paragens nas boxes são «tempo por volta grátis» num desporto em que as diferenças de desempenho entre os rivais são cada vez menores.

“Não é porque não quisemos, é porque se aprende com a experiência. E sabemos que há espaço para melhorias em termos de equipamento, em termos de hardware no equipamento e no carro, para que possamos facilitar um pouco a vida da nossa equipa de pit stop.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado