F1: Toto Wolff arrepende-se de não ter contratado Max Verstappen

Por a 13 Junho 2023 10:44

Houve uma altura em que Toto Wolff podia ter fechado contrato com Max Verstappen. Mas não havia vagas na Mercedes e o negócio acabou por não se concretizar. Toto Wolff admitiu que se arrepende de não ter assinado com o neerlandês.

É uma resposta lógica e inevitável. Qualquer chefe de equipa se teria arrependido de não assinar com um dos maiores talentos da F1. E Wolff reconheceu isso, mas mostrou não perder sono com essa decisão, olhando ao que era a Mercedes naquela altura:

“Falei com Jos [Verstappen] e Huub Rothengatter [empresário] quando eles foram ao meu escritório em Brackley”, diz Wolff à ESPN, “isso deve ter sido quando Max estava no karting ou no final dos seus dias de karting, pouco antes da Fórmula 3. Voltámos a falar quando o Max e Jos me visitaram na minha casa em Viena. Passámos algumas horas a discutir o seu futuro. Se me arrependo de ter perdido o Max? Certamente. Mas, na altura, não era uma opção. Tínhamos dois pilotos com quem eu estava extremamente feliz, o Nico [Rosberg] e o Lewis [Hamilton], e quando o Nico saiu, o Valtteri era a opção e o Max nem sequer estava disponível.”

“O Max e o Lewis teriam funcionado? Talvez não. O Lewis é um homem da Mercedes desde sempre, por isso essa pergunta difícil, nunca precisei de a fazer a mim próprio para a organização. Tudo acontece por uma razão. Mas eu tinha dois pilotos nos lugares, sem acordo com uma equipa júnior, por isso era claro que a opção com a Toro Rosso era o que eles precisavam de fazer. E eles fizeram-no bem.”

Curiosamente, com base nos seus primeiros resultados na F3, Wolff admite a incerteza quanto ao quão bom Max era.

“Naquela altura, penso que não havia grande entusiasmo à volta do Max, porque o Max e a Van Amersfoort não estavam a ganhar o campeonato nesse ano. Esteban (Ocon) ganhou num carro mais competitivo. Por isso, as pessoas de dentro sabiam que Max estava provavelmente num pacote inferior e no seu primeiro ano, e sabiam que vinha aí um muito bom piloto, mas não era claro que ele fosse assim tão bom nessa fase. Só se pode dizer que quando alguém cresce na Fórmula 1 e amadurece é que é um verdadeiro campeão do mundo, um campeão extraordinário. Antes tínhamos Lewis e depois Michael Schumacher e antes disso Senna. Quem é o próximo? Era claro que o Max iria ocupar esse lugar? Na altura não era claro”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
dannyricfanclub
dannyricfanclub
11 meses atrás

A diferença esteve no facto de a Red Bull ter um lugar numa das suas equipas à disposição, depois das saídas do Kvyat e do JEV da Toro Rosso.
Isso e o facto de o Dr Helmut Marko ver a melhor a competição automóvel com um olho do que a maioria dos outros com os dois arregalados.

2fast4u
2fast4u
11 meses atrás

Acho que o Wolff afirmar que na altura não era certo que o Max seria um fora de série ou é mentira ou então desconhecia mesmo a carreira do Max nos Karts. Além de que se estreia nos monologares logo na F3 e acaba o ano com bastantes vitórias.
A Red Bull quis segura-lo e deu-lhe um lugar na F1 numa idade nunca antes vista. E ele cumpriu, ao contrário da previsão de muitos, que afirmavam que com o seu caráter nunca seria campeão do mundo

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  2fast4u
11 meses atrás

Mas é verdade. Lembro-me que o Max teve um desempenho relativamente fraco nas primeiras corridas da F3, e só perto do meio da época é que melhorou. O patrocínio concedido pela Red Bull à van Amersfoort Racing a partir dessa altura contribuiu certamente para essa melhoria.

canam
canam
11 meses atrás

Mas como poderia coexistir o Vestappenn com o Hamilton ? Além de que são de 2 gerações diferentes.
A força da Mercedes reside no Hamilton, dentro e fora das pistas onde também se ganham corridas. O Russell não passa dum piloto mediano e com ele a Mercedes nunca poderá chegar ao topo.
Não é por acaso que quando a Mercedes foi buscar o Hamilton há mais de 10 anos tinha… 1 vitória na era da F1 moderna.Pois é. Depois foi o que se viu.
Coincidências ?

Last edited 11 meses atrás by Canam
kkk
kkk
Reply to  canam
11 meses atrás

Pois, o piloto mediano aviou a vedeta no ano passado…

Pity
Pity
Reply to  canam
11 meses atrás

Russell mediano???!!! Gostava de ver o seu saco do lixo (já não se usa caixote) .

917/30
Reply to  canam
11 meses atrás

De acordo com: “A força da Mercedes reside no Hamilton” a experiência e rapidez de LH são incontestáveis mas daí a chamar Russell mediano…se Russell fosse mesmo mediano como explicar o facto de andar sempre perto e por vezes bater LH?

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado