F1: Tost tem solução para a F1… Menos apoio aerodinâmico

Por a 9 Janeiro 2019 13:11

A busca por uma F1 com corridas mais emocionantes, com mais ultrapassagens e com mais lutas tem sido um dos temas mais debatidos dos últimos tempos. São várias as opiniões e as sugestões para resolver este problema e as novas regulamentações que serão introduzidas em 2021 terão um papel fundamental.

O apoio aerodinâmico tornou-se ao longo dos anos no aspeto mais trabalhado e que, por conseguinte, se tornou numa grande fatia do desenvolvimento de um chassis de F1. Para quem gosta, a busca pela perfeição e por soluções inovadoras é também um espetáculo dentro do próprio espetáculo. A forma engenhosa como as equipas vão buscar mais eficiência nos fluxos de ar que passam pelo carro pode ser muito interessante de seguir e no fundo é o que dá identidade própria aos carros. Mas é também muito fácil de entender que este tipo de “espetáculo” apenas agradará a uma minoria e que a maioria dos fãs querem ver lutas acesas e ultrapassagens. Poucos querem perder tempo a tentar entender como a nova solução de uma equipa permite ganhar 0.2 seg. por volta… A maioria quer falar das lutas dos pilotos em pista, das ultrapassagens, da estratégia.

O regulamento em vigor prometeu-nos no início, uma visão diferente da F1. Apesar de carros mais largos e mais rápidos em curva, as primeiras explicações da nova regulamentação diziam-nos que o aumento de 25% no aerodinâmico seria feito, na maior parte, graças a um difusor traseiro maior e mais eficiente e que os tempos por volta cairiam 3 a 4 segundos, graças também aos pneus maiores. Alguns foram nessa conversa (incluindo quem escreve este texto) mas deveríamos ter ficado atentos apenas à expressão “aumento do apoio aerodinâmico em 25%”.

Se até 2016 a questão do “ar sujo” era muito falada, com as mudanças feitas, o lógico seria que tal continuasse a ser tema em destaque, o que se verificou. Os carros são muito mais agressivos e apelativos que anteriormente, mas mantém uma falha grave… continuam a não permitir lutas em pista que é o que todos queremos ver.

Franz Tost, tem uma solução simples para este problema:

“Temos tanto apoio aerodinâmico, o que significa altas velocidades em curva, mas ninguém pode seguir os carros por causa do ar sujo e agora dificilmente temos boas zonas de travagem”, disse Tost. “Como é que podemos ter ultrapassagens? Isso significa que a FIA, a FOM – e há pessoas experientes por lá, como Ross Brawn, Pat Symonds – sabem exatamente o que devemos fazer: diminuir o apoio aerodinâmico. Eu cortaria no mínimo 40-50% do apoio atual, para tornar o carro muito mais instável nas curvas. Então as pessoas veriam os pilotos a lutar com o carro. Os carros seriam muito mais rápidos em reta, e teríamos mais hipóteses de ultrapassagem- devido ao aumento das travagens – e os pilotos podiam seguir os adversários nas curvas. Um regulamento assim seria facilmente implementado… bastaria que eles o quisessem.”

Questionado sobre quem seria contra uma proposta deste género, Tost disse: “As equipas! Nunca perguntem às equipas. Os responsáveis têm de chegar com os regulamentos, e dizer’ é aceitar ou ir embora’. Mas eles perguntam às equipas. Depois vão para o Grupo de Trabalho Técnico. Quem está no Grupo de Trabalho Técnico? Engenheiros. Nunca perguntem aos engenheiros!”

As máquinas da atualidade são fantásticas e podemos dizer que temos em pista os F1 mais rápidos da história (até agora). A época 2018 foi muito boa com lutas interessantes, dentro e fora de pista. Foram raras as corridas que foram realmente aborrecidas, mas é também um facto que se tivéssemos mais lutas seria ainda melhor. A redução do apoio aerodinâmico faz algum sentido, embora haja outras soluções igualmente pertinentes.

Pessoalmente gosto destes carros, gosto das unidades motrizes e das soluções que as equipas têm encontrado para ganhar vantagem, mas as corridas são feitas de lutas no asfalto… é esse o principal ingrediente. A F1 sempre foi feita de números, a grande maioria deles com capacidade de nos deixar de queixo caído. E a F1 sem esses números nunca seria o que é hoje. Mas não podemos esquecer que a F1 é emoção e que esse fator é também importante… o mais importante. Basta ver que numa luta entre pilotos, raramente vamos olhar para os gráficos que nos dizem a que velocidade os carros fazem determinada curva. Pessoalmente não me lembro ao certo a que velocidade os carros de 2014 fazia a Parabólica em Monza, mas dificilmente esquecerei a ultrapassagem do Ricciardo a Vettel (este é apenas um entre muito exemplos).

Talvez a F1 do futuro tenha de olhar mais para a emoção e menos para os números. Uma F1 feita para quem está em casa e não para os engenheiros. E se para isso for preciso reduzir o apoio aerodinâmico… que seja. Acredito que seja possível um compromisso entre tecnologia, inovação, competição e emoção. A F1 sempre foi assim. Mas se tivermos que cortar num aspeto e apostar mais noutro… a emoção terá de ser sempre o caminho a seguir. Ross Brawn e a Liberty têm em mãos a tarefa de escolherem o rumo para o futuro a médio prazo, com outras categorias a ganharem cada vez mais força. A margem de erro é cada vez mais pequena.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado