F1, Tost: “Honda excedeu expectativas em 2018”

Por a 5 Novembro 2018 15:22

A Honda continua a progredir e tem aproveitado este ano de (muito) menor pressão para continuar a desenvolver a sua unidade motriz de forma a estar pronta para 2019, ano em que passará a equipar os chassis da Red Bull.

É muito diferente estar numa McLaren do que numa Toro Rosso e desde que começou a servir a equipa de Faenza que a Honda deixou de estar debaixo dos holofotes e conseguiu trabalhar sem ter de apresentar justificações de semana a semana.

A performance foi aumentando é certo, mas em termos práticos a Toro Rosso está este ano abaixo do que fez no ano passado (tem 33 pontos com duas corridas para acabar contra 53 na mesma altura do ano passado). É preciso recuar até 2014 para ver a Toro Rosso com 30 pontos por esta altura do ano.  Claro que não podemos descurar que a Honda, desde que ficou acordado o fornecimento de motores para a Red Bull,  passou a focar-se no desenvolvimento do motor para estar competitivo em 2019 (com prejuízo ao nível desportivo, especialmente ao nível de penalizações), e que a dupla Gasly / Hartley garantiu menos pontos que as duplas anteriores, mas os números mostram um abaixamento de forma da Toro Rosso.

Para Tost, a Honda excedeu as expectativas. O chefe da Toro Rosso voltou a elogiar o trabalho dos nipónicos e a evolução da sua unidade motriz:

“Até agora, eles [Honda] fizeram um trabalho fantástico porque melhoraram bastante a performance e também a fiabilidade”, explicou Tost. “Eles superaram as expectativas em relação à fiabilidade, porque pensamos que teríamos muito mais problemas, mas, para ser sincero, não tivemos problemas graves. Também superaram as expectativas em relação ao desempenho, porque com a nova versão, não estamos longe das principais equipas. Estou convencido de que a Honda vai melhorar durante os meses de inverno. Eles estão a fazer um trabalho muito bom.”

A Honda voltará a enfrentar um escrutínio do público mais severo a partir de 2019. A Red Bull atrai muitas atenções e Verstappen poderá ser uma das vozes mais sonantes, caso os japoneses não façam um bom trabalho. Para já parece que a Red Bull tomou a decisão certa e que a Honda irá chegar a níveis competitivo decentes, como era inevitável que acontecesse. Resta perceber se terão estofo para ajudar Verstappen e Gasly a chegarem ao topo ou se a equipa terá de penar ainda mais um ano até chegarem onde pretendem. Para já não há certezas… apenas o trabalho da Red Bull por intermédio da Toro Rosso e principalmente de Tost que não poupado elogios à Honda desde o início do ano, numa espécie de trabalho de Relações Públicas para limpar a imagem da marca.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado