F1, Toro Rosso: a muleta da Red Bull

Por a 11 Fevereiro 2019 15:07

A Toro Rosso irá continuar em 2019 a cumprir o seu papel… de ajudar a Red Bull a atingir o sucesso. Depois de ter servido de cicerone à Honda, que encontrou na equipa de Faenza um porto de abrigo, este ano a Toro Rosso irá funcionar de forma diferente, cada vez mais em conjunto com a casa mãe.

A história da Toro Rosso começa, quando a história da Minardi terminou. A equipa italiana foi adquirida pela Red Bull em 2006, altura em que passou a ser conhecida por esse nome, tendo a marca de bebidas energéticas adquirido a totalidade da equipa em 2008. Desde essa altura a equipa fez 247 GP, tendo uma vitória e uma pole position, ambas assinadas por Sebastian Vettel. O melhor ano da equipa foi em 2008, precisamente no ano da vitória de Vettel, em que a equipa terminou no sexto lugar da classificação. No entanto, o piloto que conseguiu a melhor posição final pela STR foi Max Verstappen em 2016 (quinto lugar). Apesar disso, o piloto que mais pontos conquistou pela equipa foi Carlos Sainz com 112, com uma média de 2 pontos por corrida, inferior à media de Verstappen (2.7 pontos / corrida) mas superior à de Vettel (1.6). Estes são os três pilotos que mais se destacaram a nível estatístico, mas outros nomes sonantes passaram pela equipa de Faenza, como Daniel Ricciardo, Jean-Éric Vergne, Sebastién Buemi, entre outros.

Em 2018, a equipa mudou de motor pela quarta vez. Depois de já ter usado motores Cosworth, Ferrari e Renault, a equipa passou a usar unidades motrizes da Honda, servindo de banco de ensaios para a Red Bull avaliar o potencial do material japonês. A fama da Honda não era a melhor depois da passagem pela McLaren, mas a vontade de mudar de motores falou mais alto e a Red Bull abriu a porta da Toro Rosso à Honda, para assim poder espreitar a capacidade da unidade motriz. Pelos vistos os responsáveis ficaram convencidos e a Red Bull irá também apostar nas unidades nipónicas de 2019 em diante.

A Toro Rosso este ano irá receber o máximo de componentes da casa mãe, pois a equipa perdeu James Key, director técnico, que não foi substituído, pelo que a direcção técnica da STR virá da Red Bull. É no fundo usar o “método Haas” para poupar dinheiro e assim aplicar os mesmos componentes, que ajudará também a Red Bull na integração das unidades motrizes e inevitavelmente dará mais dados para os engenheiros de Milton Keynes trabalharem. Basta ver que a parte traseira do STR será em tudo semelhante à que será usada no novo carro da Red Bull.

Espera-se assim mais do mesmo por parte da STR. A equipa ficou quatro anos seguidos no sétimo lugar (2014 a 2017) e em 2018, ano em que o seu responsável apontou ao meio da tabela, a equipa ficou em nono. Cada vez mais a Toro Rosso cumpre o seu papel de “equipa B” da Red Bull. A sua utilidade não pode também ser menosprezada pois a equipa foi a incubadora de talentos que neste momento estão no topo da F1. Mas para este ano a dupla não entusiasma tanto quanto noutros tempos e até por aí se sente que a ambição não é a de outros tempos. Que não se espere a equipa consiga fazer muito mais do que tem feito. Seria algo surpreendente.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado