F1: Todt viu Marchionne a afastar-se da ideia de sair da F1

Por a 10 Setembro 2018 13:00

Sergio Marchionne começou por não ser um grande adepto das novas ideias introduzidas pela Liberty Media e pela FIA. O chefe da Ferrari que faleceu em Julho era uma das vozes mais fortes contra as mudanças pretendidas e não teve medo de ameaçar com a saída caso o plano que fosse apresentado não agradasse à marca.

Jean Todt, presidente da FIA teve reuniões com o homem forte da Scuderia e viu uma reaproximação do líder à F1.  Todt referiu-se uma troca de mensagens que confirmava essa ideia:

“No dia 28 de junho, tivemos um jantar no meu escritório em Genebra, com ele,  Chase Carey e eu.  Falamos sobre o futuro da F1”, explicou Todt. “E no dia 29, ele enviou-me um SMS a dizer que tinha sido uma óptima reunião e acrescentou que  ‘vamos mudar de forma positiva, pelo nosso desporto’.”

“É uma grande perda. Não só por tudo o que ele fez para a indústria, mas  pela paixão que ele tinha e pela sua postura. Ele era alguém com uma grande personalidade. Eu trabalhei com ele antes de ser nomeado presidente da FIA e nem sempre concordamos. Mas no final de contas, gostei bastante dele e sempre tive muito respeito por ele.”

Quanto ao futuro da Ferrari na F1 Todt parece estar ainda mais positivo agora com a nova chefia, Louis Camilleri:

“Ele [Camilleri] é uma pessoa muito inteligente. Adora automobilismo e, claramente, terá uma postura completamente diferente, mas é um empresário muito talentoso. É uma pessoa muito directa, e estou certo de que, como a FIA quer, como a FOM quer e como  eu sinto que  a Ferrari quer, poderemos fazer um bom trabalho. Estou muito optimista.”

As tomadas de posições entre a Ferrari e os responsáveis da F1 chegaram a extremar-se com a ameaça da saída por parte dos italianos e a aceitação por partes dos novos homens do leme do Grande Circo. Era no fundo uma guerra sem sentido pois a F1 sem a Ferrari fazia pouco sentido, mas ainda fazia menos sentido a Ferrari sem a F1. Uma possivel saída da Scuderia resultaria apenas em perdas para ambos os lados.

Mas a estratégia da ameaça de saída começou a ser uma moda cada vez mais utilizada. A Red Bull usou várias vezes esta técnica (e já o voltou a fazer recentemente, avisando que sai se a parceria com a Honda não resultar), mas é preciso ter em conta que as equipas de F1 são estruturas muito grandes, com muitas pessoas envolvidas, com muito dinheiro em jogo e com projectos a médio prazo. Sair da F1 não é como trocar de carro. É sair de um desporto que apesar das muitas críticas e dos erros cometidos recentemente, ainda atrai milhões em todo o mundo, o que é claramente uma valorização para as marcas presentes. A ameaça de saída serve apenas para fazer tremer os responsáveis da competição que não querem ver o número de equipas baixar. Mas com o aumento relativo em vitalidade do campeonato, com a Ferrari agora capaz de bater-se com a Mercedes o interesse aumenta. A qualidade das corridas também tem sido muito boa e aos poucos, todos estes ingredientes que isolados pareciam não dar grande coisa, parecem juntar-se de forma a fazer um prato mais apetitoso do que muitos esperariam e/ou quereriam admitir. É preciso aproveitar este novo balanço  e construir algo bom a partir daí, tal como acabou por admitir Marchionne. Haverá sempre a negociação mais dura para fazer prevalecer certas vantagens (sempre fez parte da F1) mas se no final, quem lucrar formos nós, os fãs, certamente que as equipas vão ter motivos para ficarem contentes com os números no final das épocas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado