F1: Título de Construtores em perigo para a Red Bull?

Por a 27 Maio 2024 14:37

A Ferrari aproximou-se fortemente da Red Bull no Mundial de Construtores? Pode a Red Bull ser batida? A resposta é sim, mas não vai ser fácil, até porque mesmo com a Red Bull mais ‘coxa’, a McLaren e a Ferrari irão sempre ‘roubar’ pontos uma à outra…

Ao cabo da oitava corrida do ano na Fórmula 1 a Red Bull já sofreu mais derrotas do que nos dois anos anteriores juntos o que é um claro sinal que as coisas este não serão tão fáceis quanto foram em 2022 e 2023.

Nas últimas três corridas (Miami, Imola e Mónaco), a Red Bull enfrentou dificuldades, e, ao mesmo tempo, a Ferrari e McLaren estão a aproximar-se, o que logicamente complica às coisas à Red Bull, pois se antes tinha latitude para cometer erros, agora é evidente que essa margem decresceu muito.

A Ferrari está claramente de novo a crescer, talvez sejam já efeitos da entrada de Fred Vasseur, e mesmo que a luta pelo título de piloto possa ser uma miragem, já o de Construtores a ‘cantiga’ é bem diferente.

Ferrari e McLaren podem claramente competir entre si e, ao mesmo tempo, desafiar Red Bull no campeonato de construtores. Não só a Red Bull não tem a vantagem em todos os circuitos que já teve como Sergio Pérez entrou, de novo, numa espiral negativa.

Seja como for, que ninguém espere que o que se passou no GP do Mónaco sirva de exemplo para o que aí vem, e este fim de semana tem de ser entendido como uma exceção. Certamente, Max Verstappen e a Red Bull vão continuar a vencer corridas, mas deverão ter muito mais luta do que foi habitual em 2022 e 2023, parecendo claro que a Ferrari e McLaren devem continuar a ‘roubar’ pontos à Red Bull.

Portanto, a conclusão é simples: existe uma verdadeira batalha no campeonato de construtores.

A Red Bull deve continuar a ter vantagem em pistas convencionais, mas já sem tanta margem de segurança para a Ferrari e McLaren. Se até aqui, em 2022 e 2023 os erros da equipa, eram mascarados por um andamento tão superior que a equipa se podia de dar ao luxo de escolher a estratégia que quisesse, pois esta resultava sempre, mas agora já não é assim: a Red Bull terá que trabalhar bastante mais pelas suas vitórias, que vão continuar a suceder, e estará também mais vulnerável especialmente se Sergio Pérez não ajudar como fez o ano passado na segunda metade do campeonato…

FOTO Phillipe Nanchino/MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

13 comentários

  1. NOTEAM

    27 Maio, 2024 at 17:16

    Não quero dizer que a RB deixou de ser a favorita, mas terá de trabalhar arduamente para agarrar o campeonato, porque neste momento a Ferrari e a Mclaren já fazem jogo igual e até superior em alguns traçados, não demorará e estão a fazer frente em todos eles.
    Desde o início da temporada, talvez a Mclaren tenha sido aquela que mais “upgrades” introduziu no seu monolugar, particularmente no fim de semana da corrida de Miami.
    A Red Bull e Ferrari parecem ter uma estratégia algo diferente, até agora mais conservadores nesse capítulo, mas ambas já apresentaram algumas novidades.
    A conclusão a que chegamos, é que desde Miami até agora, tivemos três corridas com três constructores diferentes a vencer, pelo que equilíbrio é a palavra que melhor define o actual estado das coisas na F1.
    Claro que existem várias nuances, inclusive as que se relacionam com as dinâmicas internas dos pilotos que lutam por estas equipas, mas para mim o que importa mesmo é perceber quem vai vencer este outro campeonato, o do desenvolvimento do monolugar ao longo época.
    Com este equilíbrio na frente, o factor decisivo passa mesmo por aqui, por aquele campeonato que nunca pàra, e que nós adeptos não podemos acompanhar diariamente.

  2. José Alves

    27 Maio, 2024 at 19:56

    Se a Red Bull continuar a “cortar as pernas” ao Pérez fica mais difícil revalidar o título.A Red Bull com maior ou menor dificuldade ganhará o mundial de construtores assim como o de pilotos.

  3. Daniel Sousa

    27 Maio, 2024 at 21:45

    Acho que o mundial de construtores está mesmo em risco se o Perez não ajudar.
    Já o de pilotos não sei. Só me pronuncio depois do Canadá. Os três últimos GP foram atípicos. No Canadá com aquela longa reta e o acelerador quase sempre a fundo, vai dar para ver o que a Ferrari e McLaren realmente têm. Se ali não tiverem, não será muito diferente na Bélgica, Uk, Países Baixos, Itália, Áustria , Espanha e mais alguns, apesar de acreditar numa progressiva e natural aproximação à Red Bull

    • Patucho10

      28 Maio, 2024 at 17:20

      Não concordo pois Bélgica, UK , Países Baixos, Austria e Espanha são GPs totalmente diferentes. Canadá e Monza são GPs de alta velocidade sem grandes zonas mistas como por exemplo Bélgica embora tenha grandes rectas. UK é um GP de curvas de alta velocidade, ponto muito forte da McLaren. Países Baixos acredito em Ferrari muito forte . Austria foi onde começou a Grande evolução da McLaren e começaram logo com um bom ritmo de corrida por parte do Lando que tinha o carro 50% atualizado, então acho que vamos ter muitas lutas nesta pista com Red Bull, McLaren e Ferrari a lutarem pela vitória. Espanha é mais um GP de procissão.

      • Daniel Sousa

        28 Maio, 2024 at 19:29

        Compreendo o que diz mas se reparar todos os circuitos que referi são alguns em que se passam muitos segundos de pé no fundo a abrir as goelas aos motores. Em que aí acredito que a Red Bull não da hipótese. A excepção de Espanha que é mais misto.
        Vamos ver

        • Patucho10

          29 Maio, 2024 at 1:42

          Ok, entendo, mas acho mais importante a Red Bull conseguir superar o problema dos correctores porque no Canadá abusam muito mesmo dos correctores. Se eles não conseguirem resolver o problema duvido que consigam acompanhar a McLaren e Ferrari.

          • Daniel Sousa

            30 Maio, 2024 at 22:48

            Sim. Pode ser um problema,
            A ver vamos!

  4. Leandro Marques

    27 Maio, 2024 at 22:58

    Os efeitos da penalizacao em túnel de vento teriam sempre de se fazer sentir (aliado ao facto de terem também menos tempo devido a terem ficado em primeiro nos construtores). Ao não poderem testar tanto como os outros, mais a convergência natural da maturidade do regulamento, levam a uma lógica e previsível aproximação.
    Mas não deixa de ser curioso verificar que as equipas que se aproximaram já fizeram atualizações algo profundas e a Red Bull só fez ligeiras melhorias (o que também poderíamos considerar normal por quem está no topo entrar mais em planalto nas melhorias do que somente melhorar em curva acentuada).
    Mas naquilo que sempre foi um negócio com dois dias de desporto – que agora, com a liberty, esta exponencialmente aumentado – levanta a questão de não haverá algo que nunca saberemos por detrás (tipo acordo secreto) que leve a essa não melhoria numa ótica de aumentar o interesse pela competição e consequentemente o seu valor econômico. Quem sabe se Newey, que é sabido não ter noção de onde fica o departamento financeiro de uma equipa, não ter querido alinhar com isso e preferir outros projetos onde a sua vertente criativa não tem travão econômico. Sabendo como este negócio atualmente é não ficaria nada surpreendido se estas não atualizações profundas da Red Bull fossem mais do que apenas a limitação imposta no simulador e CFD.

    • Pity

      28 Maio, 2024 at 16:22

      Pelo que tenho ouvido a diversas pessoas do meio (não me refiro à Sporttv), a Red Bull sempre teve problemas nas pistas em que é preciso abusar dos correctores, só que a vantagem era tão grande para as outras equipas, que não se notava. Agora, que têm duas adversárias à perna, essa deficiência vem ao de cima.

    • Daniel Sousa

      28 Maio, 2024 at 20:44

      Faz sentido mas a verdade é há um ano atrás já andavam a projectar e a testar o carro de 2024, tamanha vantagem que tiveram em 2023. Por isso não me faz sentido isso do túnel de vento. Aliás, até se deram ao luxo de mudar o carro profundamente para espanto de toda a gente.
      Simplesmente os outros apanharam-nos, nesse tal planalto.
      Mas mais ainda, não é de excluir que as aparentes grandes guerras internas afetem a equipa.

  5. F1 FOR FUN

    28 Maio, 2024 at 14:02

    Se continuar a correr só com um carro não vai muito longe. Assinem já com o Sainz, não é justo um piloto como o Sainz ficar fora da F1 ou ser forçado a ir para as piores equipas da F1.

    • Patucho10

      28 Maio, 2024 at 17:30

      Mas se entrar nas piores equipas do pelotão vai ser líder de equipa, na Red Bull vai substituir o Perez e passar a ser o CarlosShield

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado