F1, Testes: Valtteri Bottas foi o mais rápido do segundo dia de testes

Por a 13 Março 2021 16:03

O regresso à normalidade com a Mercedes a ter uma tarde muito mais próxima do que nos habituou, sem problemas de maior e com um ritmo interessante.

As equipas tiveram mais quatro horas para testar e experimentar novas soluções. O vento continuava a soprar de forma consistente e a complicar a vida aos pilotos. A atividade em pista no começo da hora foi reduzida. Esta foi a lista de pilotos de serviço esta tarde:

  • Mercedes: Valtteri Bottas
  • Red Bull: Sergio Perez
  • McLaren: Lando Norris
  • Aston Martin: Lance Stroll
  • Alpine: Fernando Alonso
  • Ferrari: Charles Leclerc
  • AlphaTauri: Pierre Gasly
  • Alfa Romeo: Antonio Giovinazzi
  • Haas: Mick Schumcher
  • Williams: Nicholas Latifi

Pouco mudou no final da primeira hora da tarde. O Top 7 permanecia inalterado face à sessão da manhã, com Antonio Giovinazzi  a passar para o oitavo lugar, agora a 0.930s de Daniel Ricciardo que se mantinha como o mais rápido em pista. Mick Schumacher era agora nono a 1.183s, com a Mercedes sem conseguir fazer muito melhor que de manhã. Lewis Hamilton ficou a 1.184s da frente mas Valtteri Bottas continuava longe com tendo permanecido a maior parte do tempo na box.

Não era de todo surpreendente vermos poucos desenvolvimentos no que a tempos por volta diz respeito. As equipas continuavam a fazer stints longos e simulações de corrida. Do lado da McLaren víamos um programa diferente da norma e Lando Norris tinha apenas 13 voltas nos primeiros noventa minutos da sessão com uma série de voltas de instalação.

A Alpha Tauri parecia estar com um bom nível nos stints longos, com Pierre Gasly a colocar muitas voltas na tabela. Foi mesmo Gasly a instalar-se no  topo da tabela de tempos na entrada da última hora da sessão de hoje. O piloto da Alpha Tauri conseguiu destronar Antonio Giovinazzi que tinha superado a marca de Lando Norris. Valtteri Bottas e Sérgio Pérez completavam o top 5.

Pérez viu a cobertura do seu motor desintegrar-se, obrigando à interrupção da sessão, a segunda de hoje, ficando com a sua unidade motriz à mostra. Também Nicholas Latifi apanhou um susto com o seu carro a entrar em Anti-Stall na travagem para a curva 1 o que equivaleu a puxar o travão de mão do carro.

A última hora deu-nos mais evolução ao nível de tempos, com os pilotos a usarem as borrachas mais macias para fazerem simulações de qualificação. Bottas fez o melhor tempo da sessão destronando Gasly que passou muito tempo no primeiro lugar da tabela. Norris também fez uma volta interessante e ficou com o quarto melhor registo, atrás de Lance Stroll que ganhou um lugar no top 3 perto do final da sessão. Antonio Giovonazzi completou o top 5 do dia.

Destaques

A Alpha Tauri manteve uma toada interessante ao longo de todo o dia. Um ritmo interessante, um carro estável e tempos por volta muito bons. Quer nas simulações de corrida e simulação mostraram potencial para ser uma boa surpresa ao longo da época.

McLaren manteve também a toada positiva com um dia muito bom. Apesar de não fazerem muitas voltas, se compararmos com a concorrência, parecem estar a cumprir na íntegra o seu programa de testes e o ritmo que têm mostrado também dá motivos para sorrir à equipa.

A Mercedes depois de um primeiro dia mau e uma manhã afetada pela saída de pista de Lewis Hamilton, voltou a mostrar alguma normalidade com Valtteri Bottas a fazer muitas voltas e tempos interessantes. Talvez o susto de ontem não tenha passado disso apenas, apesar dos melhores tempos terem sido colocados com as borrachas mais macias. Já a Aston Martin ( e Sebastian Vettel) teve uma sessão da manhã para esquecer com problemas na caixa de velocidade (o mesmo problema da Mercedes ontem), mas a tarde com Lance Stroll correu muito melhor. A Alpine teve uma manhã interessante com Fernando Alonso a fazer o seu regresso às pistas sem problemas e com um ritmo já interessante, mas com uma tarde mais discreta.

Também discreto esteve Sérgio Pérez no primeiro dia de trabalho a sério com a sua nova equipa, sem grandes problemas a apontar.

Do lado da Ferrari vimos um Carlos Sainz com algumas dificuldades em entender o seu novo monolugar e um Charles Leclerc com um ritmo que não entusiasma mas também não desilude.

Amanhã as equipas irão para a pista para o último dia de preparação para a época 2021.

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GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

E prontos acabou-se a especulação da comunicação social afeta à f1, o drama e as falsas suspeitas e previsões do fim da hegemonia da mercedes esta temporada, e de estes regulamentos novos aeodinâmicos desta época poderem favorecer carros com rake mais acentuado como os Red Bull, Alpha Tauri, Mclaren e Ferrari! Aston Martin a provar que é a única equipa com capacidade neste momento para oferecer alguma luta aos mercedes pela pole e primeira linha da grelha! Ferrari a desapontar mais uma vez, o motor continua a ser de longe o pior do pelotão, o chassis penso que ainda é… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Não acredito! O Gui voltou! E voltou em todo o seu “esplendor” 🙂

ma-nac
ma-nac
Reply to  Pity
3 anos atrás

… de critica parva…. e costumeira.

Pity
Pity
Reply to  ma-nac
3 anos atrás

Pois.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pity
3 anos atrás

É Fácil mandar abaixo sem ver os treinos nem o live timing completo da app da F1 em android. No PC nem indicam os pneus.

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Quem não tem a app da F1 também é gente. Pela parte que me toca, não tenho, nem acompanho intensamente os testes. Espreito, de vez em quando, o site “directo car and driver”, que me dá a posição no momento, assim como os pneus e o número de voltas e, claro, vejo o que sai no Autosport.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
3 anos atrás

Heil Gui, o Salvador.

joaolima
joaolima
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Gui, a única frase que está correcta é quando falas na Red Bull e dizes “ainda é cedo para tirar conclusões”. Pois essa frase aplica-se a tudo o que se viu ontem, hoje, se verá amanhã e nos treinos livres de 26 e 27 deste mês aquando o GP do Bahrain…

ma-nac
ma-nac
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Ferrari, Ferrari, Ferrari… sempre o alvo a abater!… relaaaaaaaaaaaaxa!… No dia que lá chegarem vais ficar com as saudades da tua McLaren, que não vê o padeiro desde 1990!… Não tenhas pressa que este ano será o ano 0 (não te esqueças que 2019 foi o ano NEGRO para Itália)… foram tão batidos pela Alfa hoje como os m… que ainda não tinham saído da toca só com problemas, mas era de esperar tanto que o “brezitário” não se mostrou muito preocupado ontem! “tudo normal” para o que estamos habituados desde que estes intrusos começaram a dominar isto (embora tb… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  ma-nac
3 anos atrás

Eu percebo que queira enaltecer a Ferrari (nada contra), mas convinha ser mais assertivo sobre a McLaren.

joaolima
joaolima
Reply to  ma-nac
3 anos atrás

McLaren que não vê o padeiro desde 1990?!?!?!?!?
Piloto campeão em 1991, 1998, 1999 e 2008. Constructores em 1991 e 1998…

inoferreira
Reply to  ma-nac
3 anos atrás

E depois acordas-te……

Last edited 3 anos atrás by inoferreira
can-am
can-am
3 anos atrás

Que a Mercedes deve andar na frente parece lógico. Um motor muito bom e uma aerodinâmica que pouco muda são as bases disso.Agora ter a superioridade total como no ano passado parece que não…para bem do campeonato.
Perfilam-se outros candidatos às vitórias.

Last edited 3 anos atrás by Speedway
Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

Pois mas foi com os C5, Gasly c5, O Lando fez o tempo com C4, Stroll C4, Gio e Leclerc C5, Latifi c4 , O Perez C2, Ricciardo C3 Manhã, e Alonso C2, Tsunoda e Mick C4. O Mercedes não consegue andar com os médios e os duros, estão lixados na corrida o Bottas rodou a 1:37-38 o Perez e Alonso e Gasly 1:36. Ainda estão a tempo de assinar a F1TV com 25% de desconto por 37.5€, nem sabem o que perdem.

Last edited 3 anos atrás by Não me chateies
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

37.5€?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Mas então a Mercedes não estava já acabada e o Toto Wolff até já tinha assinado pela Aston Martin?

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

É um regresso à normalidade muito anormal visto que os Mercedes são os que têm menos voltas e os tempos valem pouco. No geral parece estar tudo muito equilibrado com equipas a fazerem apostas bem diferentes em relação às partes que desenvolveram. Renault, AM, McLaren e Ferrari podem dar um grande salto pois cada uma apresentou desenvolvimentos interessantes e todas elas com pilotos “novos” a querer provar um ponto. A Mercedes vai estar forte, quanto a isso não há ilusões mas pode ser este o ano da queda do gigante. E que giro que era a história repetir-se e ser… Ler mais »

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