F1, testes: Red Bull termina teste com um sorriso

Por a 14 Março 2021 16:02

Chegamos ao fim dos três dias de testes no Bahrein. As equipas tiraram as suas notas e agora vão voltar ao trabalho para ter tudo pronto para o arranque da época.

Esperavam-se algumas simulações de corrida e perto do fim da sessão, à mesma hora da qualificação do primeiro GP, poderíamos ver algumas simulações de qualificação.

Decorrida uma hora de testes, não houve grande alterações na tabela de tempos, com as exceções de Fernando Alonso ter colocado o seu monolugar no sétimo lugar, logo atrás do registo conseguido de manhã por Esteban Ocon, seu colega de equipa na Alpine, e ainda Kimi Raikkonen, oitavo a 1.378s. Em nono estava Max Verstappen a 1.546s e finalmente, Nikita Mazepin (+1.802), comum registo melhor que o de Schumacher esta manhã. Lewis Hamilton, no Mercedes, ainda não tinha sido visto em pista.

Com cerca de uma hora dentro da tarde do último dia de testes e o Mercedes ainda tinha ido para a pista, o que aconteceu à entrada da segunda hora. 

As equipas estavam a fazer os famosos “long runs”, com os pilotos a acumular mais voltas em ritmo de corrida. Não há muitas novidades na tabela de tempos, a não ser Daniel Ricciardo que ultrapassou o seu colega de equipa e tinha agora o terceiro melhor registo do dia. Lewis Hamilton continuava a fazer tempos modestos, com a Mercedes ainda a não estar focada em voltas rápidas, tal como acontecia com a Ferrari e Carlos Sainz e a Aston Martin com Sebastian Vettel.

Max Verstappen tratou de fazer o melhor tempo da sessão no início da terceira hora, tendo melhorado o registo pouco depois, enquanto Daniel Ricciardo fez o segundo melhor tempo de seguida. Fernando Alonso fez o quinto tempo, à frente de Kimi Raikkonen. Mas no final penultima hora quem se destacava era Yuki Tsunoda que destronou Daniel Ricciardo do segundo lugar. Lewis Hamilton tinha o décimo tempo da sessão, à frente de Carlos Sainz que regressou às boxes com aparentemente um problema de caixa de velocidade, que mais tarde foi confirmado como um problema hidráulico que foi resolvido com relativa rapidez. Quem não estava a ter uma boa sessão era Sebastian Vettel que estava “preso” nas boxes, quando os tempos começaram a cair. Um problema com a sua unidade motriz terminou a sessão do alemão mais cedo que o desejado.

A última hora de testes de 2021 foi claramente a mais animada. Com as temperaturas a baixar, os pilotos tentaram melhorar os registos feitos até agora.

Max Verstappen foi o primeiro a baixar significativamente o tempo, mesmo com uma tentativa algo atabalhoada com uma ligeira saída de pista, mas a surpresa veio da boxe da Alpha Tauri. Tsunoda começou a fazer voltas rápidas e chegou a liderar a tabela de tempos, sendo destronado por Verstappen. Carlos Sainz ganhou um lugar no top3, seguido de Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton que voltou a perder o controlo do seu monolugar na entrada para uma volta rápida. O britânico continua a colecionar pequenos erros devido à instabilidade na traseira do W12.

Max Verstappen ainda tentou baixar novamente o tempo, mas a tentativa não correu da melhor forma tendo sida abortada no final. Hamilton também teve uma nova tentativa que não deu o resultado desejado. Não vimos mais mudanças até ao fim da sessão assim Verstappen ficou com melhor tempo de 1:28:960, melhor do que na FP1 do GP do Bahrein no ano passado.

Destaques

Nunca foi produtivo tentar tirar conclusões do que vemos nos testes. Há que ter em conta as condições da pista, as cargas de combustível, os pneus usados, os modos de energia usados no motor… uma serie de fatores que podem mascarar ou exagerar os tempos que vemos. Mas de uma forma geral podemos entender quem sai do teste mais satisfeito e quem tem trabalho de casa a fazer.

Red Bull e Alpha Tauri são equipas certamente felizes neste momento. A Red Bull terminou no topo da tabela de tempos num teste, algo que nunca aconteceu na era híbrida e a Alpha Tauri mostrou um monolugar bem equilibrado, fácil de usar e competitivo. Os dois carros com motor Honda deram nas vistas, tal como os quatro pilotos que os conduzem. Verstappen e Pérez tiveram um bom teste, tal como Pierre Gasly e Tsunoda surpreendeu na última hora com excelentes voltas.

Outra equipa que estará contente com o resultado dos testes será a McLaren. Três dias sólidos, com o programa cumprido sem problemas (a McLaren nunca gostou de fazer muitas voltas nos testes) e com tempos por volta interessantes. Ricciardo integrou-se bem na equipa e Norris mostrou que pode ser rápido mais uma vez.

Alpine teve um teste algo discreto, e não surpreendeu com os tempos que conseguiu, mas os franceses deram muitas voltas e recolheram muitos dados para evoluir um carro cuja base vem de 2019. Alonso mostrou que está em forma e que a paragem não o afetou. Alfa Romeo mostrou apontamentos interessantes e a Williams parece ter dado mais um passo podendo estar até melhor que a Haas .

Com algumas dores de cabeça estarão a Mercedes, Aston Martin e Ferrari. A Ferrari será a “menos má” deste trio com um carro que parece estar melhor que a versão de 2020, mas ainda há muito trabalho na Scuderia pela frente, especialmente para Carlos Sainz que parece estar pouco à vontade com a sua nova máquina.

A Aston Martin perdeu praticamente um dia de testes e quem está pior é Sebastian Vettel que viu o seu carro ficar na boxe por duas vezes. Problemas no motor e na caixa tiraram muito tempo de pista ao alemão e mesmo Lance Stroll não parecia extremamente entusiasmado com o que viu, ao contrário do que aconteceu em 2020.

A Mercedes deixa-nos com muitas dúvidas. Não queremos dizer que perderam toda a vantagem que tinham e que não vão lutar pelo título, tal não faria sentido. Apesar de alguns percalços técnicos conseguiram um número aceitável de voltas. O ritmo pode não ser ainda o melhor mas a Mercedes nunca mostrou muito andamento nos testes. Mas o que “preocupa” são os vários piões de Hamilton, a traseira algo instável do W12 e uma sensação de que a época não vai começar sobre rodas para a equipa, que tem pouco tempo para retificar os erros. O que nos parece é que a Mercedes estará mais à mercê da Red Bull no arranque da época e com menos tempo de teste e menos orçamento para evolução, será certamente uma dor de cabeça.

Assim, com as devidas precauções, a ordem atual deverá dar Mercedes e Red Bull muito próximas, seguidas da McLaren não muito longe, com a Alpha Tauri a prometer ser uma boa surpresa. Ferrari, Alpine, Alfa Romeo e Aston Martin deverão estar muito próximas umas das outras, seguindo-se a Williams que poderá ter largado a cauda do pelotão e a Haas que este ano deverá passar muito tempo nos últimos lugares. Nada disto é certo e so daqui por duas semanas teremos uma visão mais clara.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
3 anos atrás

Ponto 1: Porque é que tenho de fazer login todos os dias? Que saudades do tempo em que o login durava e durava e durava. Ponto 2: Será que o que parece, é? Agora que os testes acabaram, já podemos tirar algumas conclusões, mas será que nos podemos fiar nelas? O Kimi de médios, melhor do que Hamilton em macios? Hum… Sabemos os pneus, mas não sabemos a quantidade de combustível, nem os modos de motor. As Red Bulls e a Alfa Romeo pareceram as mais fiáveis, enquanto as outras todas tiveram problemas. A alteração do fundo plano parece ter… Ler mais »

jojo
Reply to  Pity
3 anos atrás

Pity

Ponto 1 – è para não te esqueceres da tua pass para entrar.

Ponto 2 – Qual a quantidade de vodcka que Kimi ingeriu antes de iniciar o trabalho?

Pity
Pity
Reply to  jojo
3 anos atrás

Bem vindo de volta! Por onde é que tem andado? Pensei que nos tinha abandonado de vez!
O Kimi já não se mete nos copos, é um pai de família responsável.

V8_scars
V8_scars
3 anos atrás

Com os testes acabados começam as dúvidas e suspeições. Estará a Mercedes assim tão má ou apenas a esconder o jogo? Terá a Red Bull finalmente acertado e capaz de lançar Max para o título? Andará a Ferrari a mostrar a falta de andamento que vimos na época passada ou, pelo que vimos dos Alfa, estará a esconder o verdadeiro potencial? A Red Bull acabou na frente num circuito em que havia dominado ainda à pouco tempo, o que poderá ser enganador, mas parece ter encontrado em Perez um elemento capaz de dar muitos e bons pontos durante a época.… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  V8_scars
3 anos atrás

Os treinos têm uma happy hour e quem quer fazer voltas a 1h do fim com pneus C4 e C5 novos vai acabar sempre à frente dos outros. O Hamilton foi dos que tentou mas o carro está mesmo inguíavel. Não concordo com a avaliação da Alpine, pareceram-me bastante sólidos, e não alinharam em happy hours, por isso não aparecem com bons tempos. A Aston Martin vai andar a lutar com a Williams, quanto à Haas vai ser a pior equipa este ano. A Ferrari quando quer tem algum ritmo, demonstrou mais que a Alfa Romeo que estava com C5… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Não me chateies
GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  V8_scars
3 anos atrás

Onde é que a Red Bull dominou neste circuito à pouco tempo? No ano passado o versttapen ficou atrás do hamilton, e a Red Bull não ganha nesta pista desde 2013 com o vettel! Não estarás a confundir com Abu Dhabi?
Mas uma coisa concordo, esta é uma das poucas pistas no calendário da f1 onde a vantagem competitiva dos mercedes é menor para os mais diretos rivais, sobretudo a Ferrari e/ou Red Bull, exceto na temporada de 2014!

chicanalysis
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

PARABÉNS Gui !
Uma vez mais acertaste em cheio nos prognósticos.

GAMBLERMAN77
GAMBLERMAN77
Reply to  chicanalysis
3 anos atrás

o Gui tem-nos habituado a não falhar previsões, raramente falha….

Cágado1
3 anos atrás

Os testes deixam sempre mais interrogações que certezas. Mas uma certeza eu tenho: o Tsunoda é um piloto com um potencial do caraças. Gostava de saber qual foi a última vez que um rookie fez o 2º melhor tempo nos testes de inverno? (se é que houve alguma)

jojo
Reply to  Cágado1
3 anos atrás

E qual a previsão para o Cágado D’Oiro 2021?

Cágado1
Reply to  jojo
3 anos atrás

Epá, só há precisamente um candidato: Tsunoda vs. Gasly. Resolveram juntar os outros 2 candidatos na mesma equipa, tudo para minar o Cágado D’Oiro! Sacanas!
Tenho poucas dúvidas que o Gasly ganhará, mas há uns meses que venho a dizer que o Tsunoda será o melhor rookie, aquele em quem tenho mais esperanças, depois de ver a temporada de F2 de 2020.

Cágado1
Reply to  Cágado1
3 anos atrás

Respondendo à minha própria questão, o Lewis Hamilton liderou um dos dias de testes da pré-temporada de 2007, foi o melhor que consegui encontrar para um rookie. Não encontrei o total dos testes dessa época, mas foi batido posteriormente.

Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

Podiam dar a informação completa. Verstappen C4, Tsunoda C5, Sainz C4, Raikkonen C5, Hamilton C5, Russel C5, Ricciardo C4 e não se aplicou na happy hour.

Tempos completos (7’04”) e balanço dos treinos

https://www.youtube.com/watch?v=PdW4pLiOtL0

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Chegando ao fim do 3º e último dia de testes da temporada de f1 no Bahrein, pelo que vi no geral parece-me seguro afirmar que a Red Bull Honda é agora a equipa de referência da f1, com o carro mais competitivo, mais equilibrado e rápido, a Honda fez um grande trabalho no inverno e parece ter agora o motor com melhor fiabilidade e com performance equivalente à mercedes! Claro que este é um circuito perigoso para podermos afirmar isto, porque na era híbrida tivemos sempre Ferrari e Red Bull muito competitivas aqui exceto em 2014, e a vantagem da… Ler mais »

luismanuel
luismanuel
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Mesmo que Max Verstappen seja campeão este ano já não será o mais jovem de sempre

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Parece que finalmente o vudu dos haters está a fazer efeito. Custou mas foi hein? lol

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Alguém me sabe informar se existe alguma penalização monetária ou desportiva se a equipa utilizar alguma coisa irregular no carro durante os testes de f1? É que fala-se que a Mclaren utilizou uma solução ilegal no difusor do seu carro! Outra coisa muito estranha é o gráfico apresentado hoje pela F1, pelo Sr. Lawrence Barretto, que mostra a Mclaren ao mesmo nível da Mercedes em tempo de volta, e a Aston Martin e a Alpine a 3 décimas apenas, e a Red Bull com 5 décimas de segundo para a Mercedes de vantagem, uma coisa que leva logo a desconfiar… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Testes, como o nome indica, servem para testar soluções e as equipas podem testar o que quiserem. Se a FIA notar algo de ilegal, pode (e deve, digo eu) proibir de imediato, para que, quando chegar a hora oficial, primeira sexta-feira de GP, tudo estar dentro do regulamento.
Quanto à McLaren, terá aproveitado uma área cinzenta do regulamento, o que não torna o carro ilegal, para já. Compete à FIA, agora, tomar uma decisão, mas sempre houve e haverá áreas cinzentas nos regulamentos, inteligentemente aproveitadas.
Quanto aos números apresentados pelo senhor Barretto, não se preocupe, pois podem não significar nada.

Last edited 3 anos atrás by Pity
dxico
dxico
3 anos atrás

Resumindo, existiu muito jogo escondido. Não creio que a Mercedes de um ano para o outro tenha perdido o seu pedigree mesmo existindo evolução dos mais diretos adversários. Excepto em alguns circuitos vai ser mais do mesmo, Mercedes, red Bulls, e o segundo pelotao. Ferrari uma verdadeira incógnita mas não se deverá desprezar até porque parecem existir indicadores de que estarão bem melhores que 2020. No segundo pelotao é que as coisas vai estar muito interessantes. Sinceramente não vejo a hierarquia dos últimos anos alterar-se pelo menos até 2022.

Kampux
Kampux
3 anos atrás

Testes são testes! Mas vamos olhar para os tempos, o Hamilton hoje fez um tempo parecido ao do Russell! Ou o Williams melhorou muito ou a Mercedes perdeu grande vantagem com as alterações do regulamento ou então está simplesmente a esconder o jogo, eu vou mais para última hipótese. Mas segundo o Nuno Pinto, comentador da eleven sport, presente em pista assistir aos testes, disse que o Mercedes está nervoso de traseira, algo que não era habitual, ao contrário do Red Bull que estava muito mais certinho. Tendo em conta as alterações do fundo plano e difusor, será que era… Ler mais »

kmsdigitais
kmsdigitais
3 anos atrás

Quem ri por último…ri melhor 😀

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado