F1, Testes de Barcelona: Segundo dia morno, com apenas Ferrari e Red Bull em pista

Por a 27 Janeiro 2026 17:30

Terminou o segundo dia de testes privados em Barcelona, nesta semana de “shakedown” da F1 na capital catalã. Se o primeiro dia foi repleto de interesse e de carros em pista, o segundo dia foi bem mais morno, com apenas a Ferrari e a Red Bull em pista.

Primeiro, deve-se destacar a chegada da Ferrari a este teste coletivo. Um dia depois do arranque da semana, a Scuderia chegou e deixou uma boa imagem. A unidades motrizes italianas já tinham dado boa conta de si ontem com as equipas cliente a realizarem muitas voltas, uma tendência que se manteve com o carro da casa-mãe.

Charles Leclerc foi o primeiro em pista e acumulou 64 voltas em pista, com a primeira metade da manhã com piso seco e a segunda metade já com piso molhado, da chuva que caiu no traçado catalão. As primeiras sensações de Leclerc foram positivas, apesar de reconhecer que nesta fase, apenas o trabalho de fiabilidade está em cima da mesa, com a performance a ficar para segundo plano. Leclerc terá feito o tempo de 1:20.844 como melhor registo.

Durante a tarde foi a vez de Lewis Hamilton “picar o ponto”. O campeão britânico cumpriu as primeiras voltas do teste, ainda teve uma breve passagem pela gravilha, mas sem consequências de maior. Terá terminado o teste com mais de 50 voltas feitas (56 segundo algumas fontes) e o melhor tempo de 1:32.872, bem longe dos registos de ontem. A meteorologia típica de inverno que se fez sentir em Barcelona e a pista molhada não ajudaram o britânico a fazer tempos mais animadores, se é que isso existe nesta fase.

A Red Bull foi a segunda equipa em pista, com as restantes a preferirem faltar a este dia. Max Verstappen assumiu o volante do novo RB22 e terá feito 27 voltas, com o melhor tempo a ser de 1:19.580. Verstappen ainda provocou uma breve bandeira vermelha, nada que atrasasse sobremaneira o programa da equipa. Durante a tarde foi a vez de Isack Hadjar voltar ao volante do carro, depois de ter feito o dia todo ontem. O jovem francês terá feito 1:31.891 com melhor marca e pouco mais de 50 voltas, antes de uma saída de pista na curva 14 já perto do final, encerrando prematuramente o dia para a equipa.

Amanhã deveremos ter mais ação em pista. A McLaren já confirmou que fará a estreia neste teste, com presença garantida quarta, quinta e sexta. A Red Bull, já com dois dias completados, terá apenas mais um dia pela frente. Quanto ao resto das equipas têm ainda dois dias de testes, com ausência da Williams já previamente confirmada.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado