F1: Testes de Barcelona: Ritmo interessante e muitas voltas completadas nas primeiras horas
Um dos motivos que levou ao secretismo nesta primeira semana de testes foi assegurar que as equipas tinham um ambiente privado para realizar as primeiras voltas, permitindo que sessões menos conseguidas não tivessem as repercussões mediáticas que uma sessão à porta aberta acarretaria. Mas as primeiras indicações são interessantes.
Com quatro horas de testes já realizados, o número de voltas por parte das sete equipas em pista é bastante positivo. A Haas já acumulou mais de 60 voltas, sendo a equipa que mais voltas conseguiu até agora, seguida da Mercedes (mais de 50 voltas). A Racing Bulls e a Red Bull têm pouco mais de quarenta voltas completadas individualmente. Alpine, Audi aproximam-se das 30 voltas e a Cadillac já ultrapassou essa meta.
Quanto aos tempos, Isack Hadjar tem a melhor marca, com 1:18.835, seguido de Kimi Antonelli (1:20.700) e Franco Colapinto (1:21.348). Liam Lawson também fez a sua melhor volta no segundo 21 e as restantes equipas estão no segundo 24, com a Audi apenas no segundo 25.
Se compararmos com o primeiro dia de 2014, quando os motores híbridos foram testados em conjunto pela primeira vez, os números de hoje são incomparavelmente melhores. A Ferrari foi a equipa que mais voltas completou, com 31, três equipas não completaram voltas e o melhor tempo foi no segundo 27, já perto do segundo 26.
What happened on the first day of testing in 2014, after hybrid engines were introduced for the first time?
– Only 6 teams completed a timed lap
– Ferrari was the team that completed the most laps, but with only 31
– 3 teams were unable to even get on the track (McLaren,… pic.twitter.com/SK7YbM9EVn
— Holiness (@F1BigData) January 25, 2026
Mesmo comprando com 2022, apesar do número de voltas não ser ainda tão significativo (não esquecer que em 2022 os motores eram os mesmo, e apenas o conceito aerodinâmico foi repensado) o melhor tempo do dia foi no segundo 19. Não esquecer da mudança de traçado em 2023,que tornou a pista mais rápida.

Quanto ao número de bandeiras vermelhas, Liam Lawson acabou de elevar a contagem a três, depois de Franco Colapinto e Gabriel Bortoleto terem também ficado parados em pista. No entanto, pode não ser sinal de falta de fiabilidade e apenas as equipas a secarem os depósitos de combustível em pista para verificações de sensores e dos registos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
-
AutoSport TV A Sala de Operações da Red Bull Racing na F1: o centro nevrálgico em Milton Keynes22 Dezembro 2025 08:19





